20 cidades de Portugal pra você conhecer quando for ao país

É difícil criar uma lista de cidades de Portugal que mereçam uma visita. Embora seja um país bem pequeno, cada cantinho é especial e a paisagem varia muito de norte a sul, de leste a oeste.

E tem opções para todos os gostos! Do charme do Porto e os vinhos do Douro, às delícias calóricas do interior, passando pela boemia de Lisboa e pelas praias paradisíacas do Algarve… Depois de algumas semanas no país, percebemos que os dias foram poucos. Dá vontade de estender a viagem o máximo possível.

20 CIDADES DE PORTUGAL

1. PORTO

Uma das cidades mais importante de Portugal, o Porto fica no noroeste do país. Tem um centro histórico de encher os olhos, respira agito nos bares e restaurantes às margens do Rio Douro, e é secularmente famosa por seu vinho.

Cidades de Portugal - Porto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

2. VILA NOVA DE GAIA

Do outro lado da Ponte D. Luís, cartão postal do Porto, fica Vila Nova de Gaia – ou apenas Gaia -, uma charmosa cidade que é o endereço das caves do vinho do Porto. Para curtir a vista da região, pegue o teleférico até o alto da ponte.

Cidades de Portugal - Vila Nova de Gaia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

3. BRAGA

Mais ao norte do país, Braga é conhecida como um dos principais centros religiosos portugueses, devido à fama de suas igrejas barrocas. Destaque também para a arquitetura e pelos parques e jardins.

Cidades de Portugal - Braga (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

4. GUIMARÃES

Não muito longe de Braga, Guimarães é uma cidade milenar que tem um centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade.

Cidades de Portugal - Guimarães (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

5. AVEIRO

Conhecida como a “Veneza Portuguesa”, Aveiro é cortada por um canal onde circulam os charmosos moliceiros, nome dado às embarcações que transportam os turistas.

Cidades de Portugal - Aveiro (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

6. COIMBRA

Essa cidade famosa por sua vida universitária há séculos tem um clima jovem e uma vida noturna bem agitada. A arquitetura de Coimbra também é uma graça, com muitas igrejas e monumentos.

Cidades de Portugal - Coimbra (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

7. MANTEIGAS

Bem no coração do Parque Natural da Serra da Estrela, Manteigas é uma das mais de dez cidades que ficam na região. Além do famoso queijo amanteigado, é um destino para quem quer ver belas paisagens, pequenas vilas que parecem ter parado no tempo e até esquiar no inverno.

Cidades de Portugal - Serra da Estrela (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

8. FÁTIMA

É o Santuário de Fátima que faz dessa uma das mais turísticas cidades de Portugal. Segundo a história, foi aqui que três crianças (os três pastorinhos) testemunharam a aparição de Nossa Senhora.

Cidades de Portugal - Fátima (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

9. NAZARÉ

Essa pequena cidade à beira-mar é famosa por sua praia tranquila e seu grande penhasco que proporciona uma bela vista panorâmica. Mas é nos meses do final do ano que Nazaré costuma ganhar fama internacional por conta de suas ondas gigantes, que podem chegar a 30m.

Cidades de Portugal - Nazaré [Foto Markus Bernet (CC BY-SA 3.0)]

Markus Bernet (CC BY-SA 3.0)

10. ÓBIDOS

Essa cidade medieval amuralhada já foi destinos de mouros, romanos e visigodos. Tem como principal atração seu Castelo de Óbidos, uma das maravilhas portuguesas.

Cidades de Portugal - Óbidos (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

11. LISBOA

A capital portuguesa é simplesmente apaixonante. Embora seja uma grande cidade, tem um espírito interiorano, com casinhas com flores nas janelas. Além de uma infinidade de atrações históricas, tem uma das noites mais badaladas da Europa, uma rica vida cultural, muitos centros de compras, mercados e, claro, uma das melhores cenas gastronômicas mundiais.

Cidades de Portugal - Lisboa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

12. CASCAIS

A menos de uma hora de trem de Lisboa, Cascais fica a poucos quilômetros da foz do rio Tejo. É um balneário famoso por suas praias e seu comércio. É um fácil destino pra ser visitado num bate-volta a partir da capital.

Cidades de Portugal - Cascais (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

13. SINTRA

Outro destino muito comumente visitado em um bate-volta, muitas vezes que inclui também Cascais no mesmo dia, Sintra é uma cidade rodeada por montanhas e pinheiros. Por muitos anos, era destino da elite lisboeta, que construiu aqui suntuosos edifícios e casarões, como os palácios Nacional, da Pena, Monserrate e a surpreendente Quinta da Regaleira.

Cidades de Portugal - Sintra (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

14. ÉVORA

Localizada na região do Alentejo, essa cidade medieval foi habitada por romanos e guarda muitas ruínas da época. Cercada por uma muralha, tem em sua arquitetura, história e paisagens os maiores atrativos.

Cidades de Portugal - Évora (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

15. LAGOS

Um das melhore opções para ficar durante sua viagem ao Algarve, Lagos é repleta de praias paradisíacas, entre elas a famosa Dona Ana. A cidade, que é puro charme, com casas brancas e ruas de paralelepípedos, tem visto um boom em seu turismo. Tem uma ótima estrutura de hotéis, restaurantes e lojas.

Cidades de Portugal - Lagos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

16. PORTIMÃO

Outro destino famoso no Algarve, Portimão não tem nem de longe o charme de Lagos, mas tem outra que está na lista das praias mais bonitas do país, tanto que muita gente vem aqui apenas para visitar a Praia da Rocha.

Cidades de Portugal - Portimão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

17. ALBUFEIRA

Também na região do Algarve, Albufeira atrai turistas em busca de suas praias maravilhosas, como as praias São Rafael e da Falésia.

Cidades de Portugal - Albufeira (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

18. FARO

Capital do Algarve, faro não tem praias tão lindas como suas vizinhas, mas tem um centro histórico lindo. Perto dali, também fica o Parque Natural da Ria Formosa, um sistema lacunar com rica vida marinha que se estende por mais de 60km.

Cidades de Portugal - Faro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

19. PONTA DELGADA

Capital da Ilha de São Miguel, a principal do arquipélago dos Açores, Ponta Delgada tem um bonito centro histórico, florestas e pastos verdes.

Cidades de Portugal - Ponta Delgada (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

20. FUNCHAL

Funchal é a capital do arquipélago mais populoso fora do território continental português, declarado Patrimônio da Humanidade. É um área de muito verde, sol, praias e festas.

Cidades de Portugal - Funchal (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

+ Quanto custa viajar pra Portugal? Veja preços
+ Confira mais dicas pra visitar o país

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

34 Comments

  1. Ola Rafael tudo bem? Estou indo passar uns 16 dias de ferias em portugal. Vou descer em porto.vou com minha filha de 11 anos quais lugares vc indica pra nos duas.estou iindo agora no final de novembro. Aguardo ansiosa a sua resposta.obrigada.

    • Oi, Margarete, tudo bem?
      Como essa já é uma época em que faz um pouco de frio, acho que não vale visitar o Algarve. Então você pode concentrar seu roteiro no Centro-Norte do país. 

      Você pode ficar uns dias no Porto e visitar as vizinhas Guimarães e Braga. Depois pode passar por Aveiro e seguir pra Coimbra. De lá pode seguir pra Lisboa e concentrar seus últimos dias na cidade, além de conhecer destinos próximos, como Sintra, Cascais, Évora, Óbidos e até mesmo Fátima. Se tiverem curiosidade pra ver as ondas gigantes em Nazaré, podem também incluir a cidade, pois novembro é a temporada delas.

      Abraços e boa viagem!

  2. mirielle disse:

    Ola, ficarei do dia 19 a 24 de agosto apenas =/
    quero me hospedar em cascais.. vou com duas crianças.
    tem alguma dica da onde nao poss deixar de ir?
    como vou ficar poucos dias, nao estou conseguindo fazer meu roteiro.

  3. Maisa disse:

    Boa noite!

    De 20 a 25 dias em Portugal, quais e quanto tempo sugere em cada cidade?
    Vale a pena ir até a Espanha também? Se sim, quais cidades?
    E quanto levar de EUR em espécie?
    Obrigada!

    • Oi, Maisa, tudo bem?
      Essa é uma pergunta bem difícil, você teria que ver quais lugares tem vontade de conhecer e também em que época vai, já que as praias do Algarve, por exemplo, são lindas, mas você deve visitá-las nos meses mais quentes.

      Abraços!

  4. Claudia disse:

    Boa tarde, me chamo Claudia e vou fazer um passeio de 13 dias a Portugal. Vc poderia me fazer um roteiro em dias pelos melhores cidades aproveitando o curto tempo? Obrigada Rafael, fico no aguardo

    • Oi, Claudia, tudo bem?
      Depende muito da época que você for e por onde chega. Mas normalmente vale incluir o Porto (e se tiver tempo as cidades vizinhas de Braga, Guimarães e talvez Aveiro), Coimba, Fátima, Lisboa (com passeios pra Cascais e Sintra)… se for no verão, aí pode trocar algumas cidades e visitar a região do Algarve, que tem praias lindas.

      Você pode ver dicas desses destinos no link pra ajudar na escolha do roteiro https://www.essemundoenosso.com.br/category/portugal/

      Abraços e ótima viagem!

  5. fel disse:

    ótimo resumo. se tivesse um mapinha ao lado mostrando a localização da cidade, ficaria perfeiro

  6. Maria do Carmo de A. Jesus disse:

    Boa tarde Rafael. Sei que não é assunto para esse espaço mas quem sabe vc pode me ajudarEstou pesquisando o registro de nascimento do meu avô, entretanto só sei que ele é do Porto.Encontrei vários nomes dele, registro de passaporte mas o passaporte não encontrei.Nem todos os registros de vistos de passaporte estão nos arquivos de livro de tombo do Porto, vila Real ou Lisboa.Vocè saberia quais livros de tombo eu poderia encontrar .Tenho o numero do passaporte mas ele não está no tombo do porto e nem nesses que escrevi.

  7. Mauro Lima disse:

    Rafael boa noite,
    Vou a Portugal em Março e irei passar 16 dias onde gostaria que voce me desse uma ajuda, em quais lugares devo conhecer, sendo que preciso ficar 2 dias em Oliveira Azemeis ( é obrigatório); 2 em Aveiro e pelo menos 1 dia na Espanha para ver um jogo de futebol ( caso não seja muito longe)
    Se possível gostaria de receber a sua resposta tanto pelo site quanto pelo meu email
    Att
    Mauro Lima

    • Oi, Mauro, tudo bem?
      Acho que além dos dias que você já falou, vale incluir Porto, Lisboa, Cascais, Sintra e até mesmo Fátima se você tiver interesse. Na maioria dessas cidades dá pra você se locomover muito bem de trem, que é um meio de transporte bem fácil!

      Abraços e boa viagem!

  8. RITA disse:

    Olá Rafael gostei muito das informações,pretendo ir a Portugal no estação do inverno só não sei quando é o mês dessa estação por lá.Abraço.

  9. Estela disse:

    Olá..que maravilha que encontrei seu blog..Rafael estou indopra lisboa incio de fevereiro.pra ficar 7 dias.pois depois pretendo ir a roma paris e veneza..será que nesses 7 ou 8 dias consigo conhecer,lisboa,fatima,obidos,cascais,porto,cintra.oque vc me indica,e será inverno né?.o meio de transporte mais rápido seria qual?.desde ja lhe agradeço.

    • Oi, Estela, tudo bem? Que ótimo, muito obrigado!
      Então, com apenas 8 dias acho meio corrido fazer todas elas, mas até dá. Minha mãe está lá e eu fiz o roteiro pra ela incluindo todas essas cidades, mas em 15 dias. Mas segue uma sugestão:

      Dias 1,2,3,4 e 5 – Lisboa (incluindo Belém, passeio até Fátima e passeio até Sintra e Cascais)
      Dias 6,7 e 8 – Porto (incluindo Vila Nova de Gaia e, se quiser, até mesmo Guimarães ou Aveiro)

      Sobre os passeios em Lisboa, os que minha mãe fez foram assim:
      – Tour de dia inteiro pra Fátima com tempo para conhecer Óbidos
      – Outro tour de dia inteiro pra Sintra, Cascais e Estoril.
      Ou seja, sobraram 3 dias pra Lisboa e o distrito de Belém

      Ela fez pela agência Walk Boarder e gostou bastante https://tours.com.pt/

      Quando você decidir quais cidades fará, você pode encontrar várias dicas em https://www.essemundoenosso.com.br/category/portugal

      Abraços e ótima viagem!

  10. Elaini Miranda disse:

    Boa tarde Rafael, meu nome é Elaini pretendo ir a Portugal em Maio de 2019. Tenho apenas 8 dias porque depois vou para Paris. Gostaria de conhecer as cidades Porto, Lisboa, cascais. Gaia, Algarve. Poderia me dar dicas: de hospedagem, transporte, dias em cada cidade, ou outra cidade que daria tempo de conhecer? Desde já agradeço.

  11. Josefa Souza disse:

    Bom dia,
    Adorei as dicas do seu blog.
    Pretendo visitar Portugal em setembro, gostaria de saber indicações de lugares para visitar em 10 dias

    • Oi, Josefa, tudo bem? Muito obrigado!
      Como dez dias é um período curto, você pode incluir Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e algumas outras cidades que fiquem no trajeto do Porto pra Lisboa, como Coimbra, Évora ou Óbidos.

      Abraços e ótima viagem!

  12. Marcia Vaz disse:

    Boa noite Rafael!
    Obrigada pela resposta, ajudou sim.

  13. Marcia Vaz disse:

    boa noite.Adoei seu blog compost incríveis, de indicaçoes , informaçoes e dicas.
    preciso de ua orientaçao. Vou a Portugal em Agosto e Setembro, permanecendo +/-16 dias. tenho um roteiro com as cidades que gostari de visitar. Mas naõ sei qual a ordem qe devo coloca-las e nem o tempo real que preciso, ai vai; Lisboa, Sintra, Cascais, Obidos, Santarem, Alcbaça, Tomar, batalha, Leiria, Coimbra, Aveiro, ovar, Porto, Gaia, Braga, Guimarães. Minha duvida, qt tempo preciso para percorrer,excluir ou incluir cidade interessante.Pernoite em qual cidade. Daria tmpo para retornar a Lisboa dentroo desse prazo ou tirar um passagem Porto- Brasil.
    Aguardo ansiosa , me dê uma orintaçao, por favor.
    Marcia Vaz

    • Oi, Márcia, tudo bem? Muito obrigado pelo elogio!
      Então, tenho medo de serem muitas cidades pra um período curto de tempo. Das que conheço, vou falar mais ou menos quanto tempo seria legal você ficar em cada:

      – Lisboa: pelo menos 3 dias (4 seria o ideal, pra fazer tudo com calma, inclusive Belém)
      – Sintra e Cascais: 1 dia em cada ou até da pra fazer as duas no mesmo dia correndo (pode inclusive dormir em Lisboa mesmo)
      – Óbidos: 1 dia inteiro
      – Coimbra: 1 dia inteiro
      – Aveiro: 1 dia inteiro
      – Porto: 3 dias incluindo Gaia. O outro dia pode ser usado para fazer Guimarães e Braga dormindo no porto ou ficando por lá mesmo.

      Abraços e espero ter ajudado!

  14. Aparecida Alves de Souza disse:

    Oi, Rafael,
    Viajo para Portugal e vou ficar por 20 dias e gostaria de conhecer lugares bonito.
    Conheço um pouco de Lisboa e Portugal.
    O que você me sugere?

    • Oi, Aparecida, tudo bem?
      Depende da época que você for. Se for no inverno, vale incluir mais o norte do país, pra cima de Lisboa e muitas dessas cidades citadas no post. Se for no verão, também vale incluir a região do Algarve e as lindas praias.

      Abraços!

  15. Bruna Luz disse:

    Ola adorei as fotos, mas eu moro em faro e a foto não correponde a cidade charmosa que é…

  16. Marcia Silva Jorge disse:

    Olá Rafael

    Muito bom seu trabalho, parabéns.
    Gostaria de pedir uma dica sua para um passeio curto em Portugal. Serão apenas 7 dias então não conseguiria um grande roteiro.
    Meu marido quer alugar carro e dirigir por cidades pequenas e pitorescas.
    De Portugal passaremos mais alguns dias na Espanha.

    • Oi Márcia, tudo bem?
      Como são apenas 7 dias e vocês estarão de carro, se for a primeira vez no Brasil eu sugiro um roteiro mais curto, pra poder aproveitar melhor as cidades mais importantes, como Lisboa e Porto. Acho que vale colocar no roteiro, além delas, Óbidos (ou Évora), Cascais e Sintra (essas duas últimas podem ser feitas num único dia num bate-volta saindo de Lisboa).

      Abraços e ótima viagem!

  17. Wagner Mattar disse:

    Olá Rafael,sou um seguidor dos seus posts, todos muito bons! Também sou mineiro da cidade de Diamantina. Gostaria de fazer um tour para conhecer essas 20 cidades, saberia me informa se em 30 dias conseguiria fazer esse tour? E por qual cidade é melhor eu começar e os tipos de transportes que me aconselha a utilizar? Iremos eu e a minha esposa. Caso tenha dicas exclusivas para nós fico muito agradecido.
    Um super abraço e obrigado!

    • Oi Wagner, tudo bem?
      Tudo depende de por onde você vai chegar em Portugal pra montar esse roteiro. A melhor forma pra você ter liberdade de conhecê-las é de carro e montar base pra dormir nas que mais interessa. De todo jeito, 30 dias vai ser bem corrido. Acho que você deve escolher pra esse período umas 10 cidades que tem vontade de conhecer. Ficaria mais viável.

      Abraços!

  18. Pedro disse:

    Marcos Ermírio de Moraes disse que Niamey no Níger é uma cidade marrom. No pouco que já andei por aí digo que Tunis na Tunísia é uma cidade esbranquiçada. Kampala, capitalzona de Uganda, é uma cidade avermelhada. Muitas cidades no Canadá são verdes dos bosques amigos que as abraçam. Independente de cores ou de quaisquer outros sinais da ocupação humana mundo afora, características mil desaparecem quando o olhar busca o sentido último da existência…:)

  19. willi disse:

    muito bacana os comentarios das 20 mais desta terra apaixonante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *