O aeroporto de Istambul, duty free shop e vistos

O Aeroporto de Istambul (Atatürk International Airport) é o maior da Turquia e o 6º mais importante da Europa. Por ele circulam todos os anos mais de 44 milhões de passageiros.

Dividido em três terminais (Internacional, Doméstico e de cargas), está localizado na área europeia da cidade (entenda a divisão em continentes), a 23Km de Sultanahmet e integrado à linha de metrô (veja como chegar). Com voos diretos do Brasil pela Turkish Airlines, a cidade virou ponto de conexão de brasileiros para diversos países europeus e da Ásia.

Como é voar Turkish Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O aeroporto é moderno (de fazer inveja a qualquer brasileiro) e abriga mais de 70 companhias aéreas internacionais que voam para praticamente todo o mundo. Como em todos os aeroportos do país, existem Raios-X logo na entrada dos terminais. Se você for passageiro, passará por outra inspeção na hora de embarcar.

Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como no Brasil, os preços praticados no aeroporto são super inflacionados. Produtos de alimentação, por exemplo, podem custar mais que o dobro do resto da cidade. Os carrinhos de bagagem também são pagos, bastando inserir uma moeda de uma Lira Turca (TL1), o dinheiro local, ou uma moeda de €2.

Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

AEROPORTO DE ISTAMBUL – TERMINAL INTERNACIONAL

A estrutura do Terminal Internacional é excelente e o mais próximo da estação Atatürk do metrô. O prédio é moderno, espaçoso e tem excelentes serviços, como caixas eletrônicos, casas de câmbio, Airport Hotel, lojas, restaurantes, cafés e até um supermercado na região entre o metrô e o terminal. A área de check-in é ampla e é fácil encontrar o balcão da empresa pela qual você vai viajar.

Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)Se você fuma, os dois terminais têm áreas para fumantes. Embora mal sinalizadas, no Terminal Internacional, o terraço fica no Sky Restaurant, antes do controle de passaportes. Já no Doméstico, fica no segundo piso, próximo ao Burger King, já dentro da área de embarque.

Aeroporto de Istambul - Terminal Doméstico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

VISTOS

Brasileiros não necessitam de visto para visitar a Turquia por até 90 dias. Portanto, logo no desembarque internacional você verá placas sinalizando países que necessitam ou não de visto. Dependendo do movimento no dia em que você chegar, a fila pode durar mais de uma hora.

+ Veja os países que são isentos ou não de visto

+ Saiba quanto custa o visto para passageiros que necessitam dele

DUTY FREE SHOP

O free shop do Aeroporto de Istambul, disponível no embarque e desembarque no país, é enorme se comparado com os que estamos acostumados no Brasil, ele é o 16º maior do mundo.

Aeroporto de Istambul Duty Free (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na área de embarque, diferente daqui, além das lojas de produtos internacionais (como perfumes, eletrônicos, cigarros e doces), ali existem grandes marcas, cada uma com sua loja própria: Bvlgari, HermesErmenegildo ZegnaVersace & Salvatore Ferragamo e Hugo Boss.

Aeroporto de Istambul Duty Free (Foto: Esse Mundo É Nosso)Aeroporto de Istambul Duty Free (Foto: Esse Mundo É Nosso)

TERMINAL DOMÉSTICO

Embora seja menor que seu “irmão” mais importante, o Terminal Doméstico do Aeroporto Atatürk é tão moderno quanto e tem praticamente os mesmos serviços, com exceção, claro, da zona duty free shop. O lugar fica a mais ou menos 10 minutos de caminhada da estação de metrô e do Terminal Internacional. O deslocamento é feito pelo subterrâneo, por meio de esteiras horizontais.

Aeroporto de Istambul - Terminal Doméstico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ali são operados voos principalmente da Turkish Airlines, a maior do país, que voa para todas as regiões da Turquia. As demais companhias, sobretudo as low cost, costumam sair do Sabiha Gokcen International Airport, de onde partem voos para as principais cidades turcas e para alguns países vizinhos.

O Sabiha Gokcen fica na parte asiática da cidade, mais afastada do centro e de mais difícil acesso (veja como chegar). Portanto preste atenção na hora de comprar a passagem para saber de qual terminal parte seu voo.

Veja também:

+ Sultanahmet: O coração de Istambul

+ Beyoğlu: O bairro boêmio e das compras

+ Um pé na Ásia e outro na Europa: Como curtir o lado asiático

+ A maravilhosa vista 360º da Torre de Galata

+ Os corredores sem fim do Grand Bazar

+ Bazar de Especiarias: Um programa delicioso

+ Onde ver os Dervixes Rodopiantes de graça

+ O inesquecível pôr-do-sol na Ponte Galata

+ Mesquita Azul: O cartão postal de Istambul

+ Cisterna da Basílica: Subterrâneo cheio de história

+ Ortaköy: O charmoso bairro sob a Ponte do Bósforo

+ Orient Express: A estação de trem de Agatha Christie

+ Top 5 melhores vistas panorâmicas

+ Hospedagem barata no coração de Istambul

+ Istanbulkart: O cartão de transporte para você economizar

+ Como ir do aeroporto ao centro de Istambul

+ Por que tomar sorvete na Turquia é atração turística

 

 

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
andreia disse:

Boa tarde.

Estou indo viajar mes que vem para Londres e meu aviao fará conexão na turquia. Lassarei a noite la para viajar direto para londres dia seguinte de manha.

Como faço se quiser fazer uma refeição? Pois estarei levando só dinheiro em Libra. Poderia levar comida na bolsa daqui do brasil sem problema?

outra duvida sobre a mala.
Minha mala eu retiro no aeroporto de istambul e faço check in novamente? Ou a mala vai direto para Londres e eu ficarei só com a mala de mão?

ultima duvida:

preciso de alguma vacina ou visto mesmo que não va sair do aeroporto? Nao quero arriscar sair de lá e me perder rs…

tem profissionais que falem portugues em vista q muitos brasileiros vao pra lá? pois ainda me perco no ingles…

Oi, Andreia, tudo bem?
Vamos lá! Como você fará só uma conexão em Istambul e não vai sair do aeroporto, não fará a imigração na Turquia (então não se preocupe com visto ou vacina, embora eles também não sejam exigidos pra quem fica no país). Se o voo for pela própria Turkish, você retirará sua bagagem apenas em Londres, mas vale sempre confirmar no momento do check-in. Sobre o idioma, dificilmente você encontrará alguém que fale português, então fique atenta aos painéis que mostram o seu próximo portão de embarque para o segundo voo.

Por fim, para alimentação, você até pode levar alguma coisa industrializada (como salgadinhos ou bolacha), mas não leve nada como frutas ou que não seja industrial. Líquidos também não serão permitidos no seu embarque aqui. O melhor, caso tenha fome, é você comprar algo no aeroporto usando seu cartão de crédito ou com euros ou dólares.

Abraços e ótima viagem!

Marcio Damião Samia Tovar disse:

Olá
Vou num voo de Guarulhos/Brasil ate a cidade turca de Adana com 1 escala de 2h30 em Istambul .A minha duvida:
O meu passaporte de entrada na Turquia sera carimbado (controle de passaportes) em Istambul ou no destino final em Adana. A bagagem também retiro no destino final em Adana? e vice versa na volta ao Brasil a minha saída da Turquia sera dada em Adana ou na escala em Istambul (troca de aeronave).Viajo com passaporte espanhol.

Oi, Marcio, tudo bem?
Sua imigração é feita na primeira cidade onde chega ao país, no caso, em Istambul. Sobre a mala, isso depende da companhia aérea, então é melhor checar com eles.
Abraços e ótima viagem!

Rodrigo disse:

Vou fazer conexão em Istambul de 9 horas para Paris temos que passar pela imigração , terei acesso a outros locais.

Oi, Rodrigo, tudo bem?
Não entendi muito bem, você está perguntando se terá que passar pela imigração? Se você for sair do aeroporto, terá sim.

Abraços e boa viagem!

samuka disse:

Olá! Irei para Roma no fim do ano porém a companhia Turkish Airlines fará conexão de 10 horas em Istambul, a minha dúvida é: o meu passaporte é carimbado na Turquia ou só em Roma mesmo, e caso eu queira dar um breve passeio por Istambul, terei que carimbar o passporte para sair do aeroporto?

Oi Samuka, tudo bem?
Você pode sim aproveitar sua conexão pra conhecer Istambul. O passaporte será sim carimbado porque a Turquia não faz parte da União Europeia. Depois você fará uma nova imigração na Itália.
Abraços

Simon disse:

Ja agradeço imenço pela esta informaçao,muito util. Tambem vou ter uma escala de 26h, gostaria de ir a praia sera possivel? fica muito longe? Vamos junto com o meu marido,sera perigoso andar a noite?
A viagem vai ser em maio, como é o tempo nesta altura?
Boa sorte e mais uma vez obrigada!

Oi Simon, tudo bem? Muito obrigado. Em maio a temperatura já é bem agradável, podendo fazer um friozinho à noite. As praias no entorno de Istambul não são muito famosas e não dá tempo de conhecer as praias mais famosas, como Bodrum ou Marmaris. Mas vale sim conhecer Istambul, é uma cidade lindíssima. Podem andar tranquilamente à noite nas regiões mais famosas, como Sultanahmed.
Abraços e ótima viagem!

Camila disse:

Olá! Estou planejando uma viagem para a Italia e o voo de volta tem uma conexão de 22h em Instambul.. você acha que dá pra conhecer pelo menos um pouquinho a cidade durante esse tempo?! O que indica?

Obrigada!!

Oi Camila, sem dúvida é tempo suficiente pra conhecer muita coisa. Tente pegar um hotel em Sultanahmet e use seu tempo pra conhecer esse bairro (onde ficam as mesquitas mais famosas), o Grand Bazar e, se sobrar tempo, estique até a Torre de Galata e a Ponte de Galata, onde pertinho fica um mercado muito bacana, o de Especiarias.
Abraços e ótima viagem!

carla disse:

Olá Rafael, estaremos indo daqui a alguns dias para turquia, vamos levar dolares, vc acha que deveriamos levar outra moeda, seria facil troca-los pela moeda local?

Oi Carla, eu levei Euros. Mas tanto dólar quanto Euro são fáceis de trocar.
Abraços e boa viagem!

Gustavo disse:

No caso estou programado para chegar as 23:00 até desembaraçar na imigração 23:40, ou seja, esquece metrô, penso em usar a van do hotel.

Ai eu pergunto é fácil fazer cambio essa hora em Ataturk?

Oi Gustavo, infelizmente não fiz câmbio a essa hora, mas tratando-se de um aeroporto internacional e com voos inclusive durante a madrugada, acho que você não enfrentará problemas não. De toda forma, vale liberar seu cartão de débito para saques emergenciais caso seja preciso.
Abraços e ótima viagem!

fastpassviagens disse:

Muito legal e bem explicadinho! Moleza. boa semana. bjs