O que fazer no Alentejo: Melhores cidades, roteiro e dicas
É difícil decidir o que fazer no Alentejo, em Portugal, já que a região tem diversas cidades com muitas atrações.
Por isso, para facilitar na hora de fazer o seu roteiro, a gente criou este post com dicas dos principais destinos e atrações por lá.
Além disso, damos sugestões de onde ficar e de restaurantes.
O que fazer no Alentejo
O Alentejo está localizado a cerca de 1h30 de carro de Lisboa e é uma das melhores regiões de Portugal para quem gosta de história, vinhos e boa gastronomia.
Mas, antes de mais nada, eu criei este índice para você ir direto ao tópico que mais lhe interessar:
Dito isso, vamos falar um pouco sobre as principais cidades do Alentejo:
1. Évora
Visitar Évora é a primeira dica de o que fazer no Alentejo, já que ela costuma ser a cidade base para muitas pessoas que querem explorar a região.
Na verdade, Évora é considerada a capital do Alentejo e tem muitas atrações.
Cidade amuralhada
A cidade histórica de Évora está dentro de uma muralha e é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.
Reserve pelo menos um dia para conhecer todas as atrações.
Templo Romano
Localizadas no meio do centro histórico estão as ruínas de um Templo Romano datado do século I.
E sabe o que é melhor? É gratuito e de fácil acesso!
Capela dos Ossos
Visitar a Capela dos Ossos é uma experiência bem diferente. Afinal, todas as colunas e paredes são revestidas de ossos e crânios humanos. Dizem que são corpos de cerca de 5 mil pessoas.
É um local que tem como objetivo mostrar a efemeridade da vida. Tanto que em sua entrada há escrita a seguinte frase: “Nos ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.
Ela foi construída no século XVII e fica dentro da Igreja de São Francisco,.
Adega Cartuxa
Sem dúvidas, uma das principais atrações de Évora é o tour pela Adega Cartuxa. Afinal, aqui no Brasil nós estamos acostumados a beber os vinhos EA e também a consumir os azeites Álamos e EA.
Vale super a pena conhecer a vinícola, passear por seus barris, entender todo o processo de fabricação e, claro, fazer a degustação.
Lá, há inclusive o famoso vinho Pêra Manca para quem quiser comprar (uma unidade por pessoa), mas ele não está disponível para experimentar.
O tour sem degustação custa 15 euros e com degustação de três rótulos sai por 35 euros. Além disso, há ainda a possibilidade de provar seis rótulos por 60 euros (preços checados em junho de 2025).
Praça do Giraldo
Outra dica de o que fazer no Alentejo é visitar a Praça do Giraldo, no centro de Évora.
Ela foi construída entre 1571 e 1573 e conta com uma linda fonte no seu centro, com a Igreja de Santo Antão, de 1557, uma agência do Banco de Portugal, um café e uma papelaria.
Rua do Comércio
Outra dica de Évora é andar pela Rua do Comércio para se encantar pela arquitetura e fazer comprinhas, como souvenirs e itens para casa.
Onde comer em Évora
Nós tivemos a oportunidade de conhecer alguns bons restaurantes em Évora. No Restaurante Fialho provamos um excelente arroz de camarão.
Além disso, outras boas opções para almoçar ou jantar são o Dom Joaquim, o Café Alentejo, o Cavalariça e o Forno da Telha.
Outro lugar que comemos e amamos foi no restaurante do hotel Convento da Espinheira.
Onde ficar em Évora
Nós ficamos hospedados em dois hotéis bem diferentes em Évora.
O primeiro é o Vitória Stone, que é mais moderna e está localizado bem perto das principais atrações da cidade, ou seja, ótimo para poder fazer tudo a pé.
Além disso, o hotel é confortável, tem piscina e conta com um ótimo café da manhã (veja o valor das diárias na data da sua viagem).
O outro que ficamos foi o Convento do Espinheiro. Histórico, foi um convento de monges.
Fica mais afastado do centro, mas é uma excelente opção para quem quer ter uma verdadeira experiência durante a hospedagem.
Lindo, o hotel conta com uma igreja dentro dele. Além disso, tem quartos confortáveis, piscina externa e aquecida e um delicioso restaurante que serve um café da manhã sensacional com direito a espumante e salmão cru (veja o valor das diárias na data da sua viagem).
Nós amamos muito os dois hotéis, mas cada um tem suas especificidades. Portanto, é preciso ver o tipo de viagem que você deseja ter para ver qual combina mais com você.
Aproveite para ver mais opções de hotéis na cidade.
2. O que fazer no Alentejo: Monsaraz
Nós não ficamos hospedados em Monsaraz, mas fizemos bate e volta a partir de Évora, já que a distância entre elas é de pouco mais de 50 km.
Essa vila medieval, que parece ter saído de um conto de fadas, conta com apenas 60 habitantes.
Assim como em muitos outras vilas do Alentejo, por aqui também há um castelo datado do século XIV e não se paga nada para entrar.
Além disso, perto do Castelo estão a Praça Dom Nuno Álvares Pereira, algumas igrejas e a Adega Ervideira, ótima para provar vinhos.
Reserve pelo menos uma manhã para conseguir conhecer bem a vila.
3. Estremoz
A menos de 50 km de Évora está Estremoz, outra dica de o que fazer no Alentejo.
Nós estivemos duas vezes na cidade. Na primeira, apenas passamos uma manhã nela. Na segunda, dormimos uma noite e achamos bem legal a experiência.
A cidade é pequena e dá para conhecer tudo a pé. Famosa por seu mármore e, por isso conhecida como a Cidade Branca do Alentejo, Estremoz tem seu próprio Castelo com entrada gratuita. Vale a pena visitá-lo.
Além disso, não deixe de caminhar pela Praça do Rossio e o Convento São Francisco. Aproveite para andar à toa pela cidade.
Uma atração que nos surpreendeu bastante em Extremoz foi o Museu do Azulejo, chamado de Museu Berardo Estremoz.
Achei que fosse ser um passeio cansativo, mas gostamos muito de entender um pouco mais da história dos azulejos nos últimos oito séculos.
Onde comer em Estremoz
Nós tivemos a oportunidade de visitar dois restaurantes na cidade e gostamos muito deles. O primeiro foi a Gadanha Mercearia, de uma chef brasileira. Comi o melhor arroz cremoso de camarão da vida neste lugar! Amei MUITO!
Além disso, visitamos A Cadeia Quinhentista, que funciona exatamente onde foi a cadeia de Estremoz no século XVI, uma experiência bem diferente.
Onde ficar em Estremoz
Nós ficamos hospedados na Casa do Gadanha e adoramos a experiência. O hotel é novinho e super confortável.
Tem quartos bonitos e bem decorados e um chuveiro muito bom. Além disso, está super bem localizado e tem um ótimo café da manhã.
Além disso, há outras opções de hotéis na cidade.
4. Vila Viçosa
A 66 km de Évora, está Vila Viçosa, mais uma dica de o que fazer no Alentejo.
Também conhecida por seu mármore, a vila tem algumas atrações como o Palácio Ducal de Vila Viçosa e, claro, o seu Castelo.
Aliás, dentro dele está o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Portugal.
Além disso, há na cidade o Museu do Mármore e diversas igrejas históricas.
5. Marvão
Outra dica de o que fazer no Alentejo é visitar a pequena Marvão. Com apenas 70 habitantes, ela é uma das menores vilas habitadas da Europa.
Respirando história, o Castelo de Marvão, do século XIII, tem uma vista linda de toda a região, que está, aliás, a 123 km de Évora, mas a apenas 26 km da Espanha.
Não também de visitar os jardins próximos ao Museu Municipal de Marvão. De lá, se tem, inclusive, uma linda vista do pôr do sol.
Além disso, aproveite para andar à toa pela cidade.
Outras atrações de Marvão
Um dos passeios mais legais que fizemos durante a nossa viagem pelo Alentejo foi o tour de ezraider, veículo elétrico de quatro rodas.
Fizemos a Rota do Megalítico e passamos por lugares lindos. Além disso, chegamos até um rio que faz fronteira entre Portugal e Espanha. Foi muito divertido. Sem dúvidas, um dos pontos altos da viagem.
Passamos ainda pela antiga estação ferroviária de Beirã, que é linda e rende boas fotos.
A gente fez o tour com a Pombais Turismo.
Ponte Quinhentista
Outra dica de o que fazer no Alentejo é visitar a Ponte Quinhentista. Ela forma um visual lindo com o rio.
Por volta de 1638, cerca de 15 mil judeus passaram por essa ponte fugindo expulsos da Espanha e tiveram que pagar para entrar em Portugal.
Onde comer em Marvão
Vivi uma verdadeira experiência gastronômica no restaurante Ninho D’Águias, que fica dentro da Pousada de Marvão.
Aliás, pra começar, vale a pena chegar ainda com sol para curtir a linda vista que se tem lá de cima.
Começamos com croquetes de faisão e peixinhos da horta. De principal, experimentei o bacalhau e o bife de touro. Deliciosos.
Mas o que roubou a cena mesmo foi a sobremesa: pudim de papada de porco ibérico. Maravilhoso. Amei o restaurante!
Já, perto da Ponte Quinhentista está o Restaurante Sever. Com mesas ao ar livre e próximas do rio, o lugar é ótimo para curtir no verão.
Eu pedi um arroz caldoso de mariscos que estava muito bom, mas eles oferecem no cardápio ainda carnes e, claro, bacalhau.
Aproveite para ver mais dicas de restaurantes no Alentejo.
Onde ficar em Marvão
A dica de onde ficar em Marvão é a Pousada de Marvão. Ela tem uma ótima localização e fica numa antiga casa reformada, mas que mantém o aspecto de antigamente.
Os quartos são bem confortáveis e o restaurante, como já disse, é ótimo.
Além disso, há outras opções de hospedagem na cidade.
6. O que fazer no Alentejo: Elvas
Elvas, uma das maiores cidades-fortalezas do mundo, está a cerca de 18 km da Espanha
Embora eu tenha passado poucas horas na cidade, por aqui há dezenas de igrejas e conventos. Além disso, conta com diversos museus e monumentos.
Nós visitamos o Forte da Graça, que Portugal usava para se proteger das invasões da Espanha e da França.
7. Campo Maior
Outra dica de o que fazer no Alentejo é visitar Campo Maior, a cidade tem um castelo, a igreja matriz e o Museu de Arte Sacra.
Mas nós visitamos duas atrações bem legais na cidade, a primeira delas é bem diferente: o Centro de Ciência do Café, que conta a história deste grão com direito a um barista que prepara várias bebidas especiais.
Além disso, visitamos a Adega Mayor. Pudemos conhecer todo o processo de fabricação do vinho e fazer um piquenique degustando diversos rótulos.
Como chegar ao Alentejo
O jeito mais fácil de chegar no Alentejo é pousando de avião em Lisboa e lá alugar um carro, já que a distância entre a capital de Portugal e Évora é de apenas 130 km, o que dá por volta de 1h30 de viagem.
A nossa dica é que você alugue seu carro usando a Rentcars, que funciona como um buscador entre as principais locadoras do mundo.
O bom é que você consegue resolver tudo online. Além disso, dá para pagar em reais e dividir em até 12x.
Aproveite para fazer a cotação online e sem compromisso.
Dito isso, vamos voltar a dar dicas de como chegar ao Alentejo. Outra forma bem comum é pegando um trem que sai de Lisboa rumo a Évora. O trajeto também leva cerca de 1h30.
Mas lembre-se que para conseguir conhecer bem a região do Alentejo será necessário estar de carro ou fechar passeios com agências locais.
Voo para Portugal
Uma dica bem legal para conhecer o Alentejo é usando o stopover da TAP. A gente fez isso duas vezes e vou explicar como funciona.
Na primeira vez, a nossa passagem era São Paulo – Marselha, na França, e a segunda era São Paulo – Marrakech, no Marrocos.
Nos dois casos, nós usamos o stopover gratuito da TAP para visitar o Alentejo. Com ele, é possível parar até 10 dias em Portugal, na ida ou na volta, sem pagar nada a mais pelas passagens.
Ou seja, é uma excelente forma de conhecer um novo destino ou de matar as saudades de Portugal sem precisar gastar muito.
Quantos dias ficar no Alentejo
Para conseguir conhecer a região do Alentejo, sugiro que você passe pelo menos 4 dias inteiros por lá.
Desta forma, é possível conhecer bem Évora e outras cidades do Alentejo, como Marvão, Estremoz e Elvas.
Onde ficar no Alentejo
Se você tiver pouco tempo, vale a pena ter como base a cidade de Évora, que é a mais importante do Alentejo.
Nós ficamos em dois hotéis por lá, o Convento do Espinheiro, que é lindo, mas afastado do centro, e o Vitória Stone, que é mais centralizado, Os dois são ótimos, mas bem diferentes.
Além disso, há outras opções de hospedagem pela cidade.
Se tiver mais tempo, sugiro que você passe uma noite em Marvão. Nós ficamos na Pousada de Marvão e adoramos. Aproveite para ver mais hotéis por lá.
Além disso, Estremoz também tem bons hotéis, como o Casa do Gadanha, que és super charmoso e bem localizado. Veja mais dicas de hospedagem na cidade.
Quando ir pro Alentejo
Dá para visitar o Alentejo o ano todo, mas é bom saber que no inverno faz bastante frio e no verão, muito calor.
Tanto que os moradores brincam que são nove meses de inverno e três de inferno kkkk.
De toda forma, vale a pena fugir do frio e visitar a região de março a outubro.
Nós estivemos em novembro e pegamos uma temperatura bem agradável (com um pouquinho de chuva) e também em junho, quando as temperaturas estavam bem altas, mas, ainda assim, nada de insuportável.
Veja a seguir a média de temperaturas mínimas e máximas e também do índice pluviométrico em Évora:
(Fonte: Climatempo)
- Janeiro: 6º (temp. mínima), 14º (temp. máxima), 61 mm (chuva)
- Fevereiro: 6º, 15º, 57 mm
- Março: 8º, 18º, 60 mm
- Abril: 10º, 20º, 65 mm
- Maio: 12º, 24º, 50 mm
- Junho: 15º, 28º, 14 mm
- Julho: 17º, 32º, 3 mm
- Agosto: 18º, 32º, 5 mm
- Setembro: 16º, 28º, 33 mm
- Outubro: 13º, 23º, 81 mm
- Novembro: 9º, 17º, 74 mm
- Dezembro: 7º, 14º, 80 mm
Guia turístico no Alentejo
Durante esta nossa segunda viagem ao Alentejo, tivemos a alegria de ter um guia muito bom nos acompanhando.
O nome dele é Sérgio e o Instagram dele é @sergio_carvalho10. Se precisar de um guia, pode confiar, ele é ótimo!
Seguro viagem para Portugal
Para viajar para Portugal é preciso ter um seguro viagem, mas mesmo se não fosse obrigatório, sempre indicamos que você faça um seguro. Afinal, nunca sabemos quando iremos precisar de um.
Nós sempre usamos a Seguros Promo, que é parceira do blog há anos. Ela funciona como um buscador que compara as coberturas e valores das principais seguradoras do mercado.
Usando o nosso cupom ESSEMUNDO15 você ganha 15% de desconto. Se escolher pagar via PIX ou boleto, você ganha mais 5%.
Aliás, aproveite e faça a sua cotação agora mesmo!
Perguntas frequentes sobre o Alentejo
O Alentejo é o lugar ideal para quem procura história, já que as cidades tem castelos e igrejas centenárias e até templos romanos. Além disso, há ótimas gastronomia e bons vinhos. Inclusive, é no Alentejo que está a Adega Cartuxa, que faz vinhos muito famosos no Brasil, como o EA. Veja mais dicas!
Em 5 dias dá para fazer bastante coisa no Alentejo. A nossa dica é que você fique dois dias em Évora. Além disso, aproveite para conhecer outras cidades, entre elas, Estremoz, Elvas e Marvão. Saiba mais.
Para conseguir aproveitar bem o Alentejo vale a pena ficar pelo menos 4 dias por lá. Saiba mais!
A distância entre Lisboa e Évora é de 130 km, o que dá cerca de 1h30 de viagem. Veja dicas de como chegar.
E aí? Gostou das dicas de o que fazer no Alentejo? Ficou com alguma dúvida? É só deixar nos comentários!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!