O aeroporto de Istambul, duty free shop e vistos

O Aeroporto de Istambul (Atatürk International Airport) é o maior da Turquia e o 6º mais importante da Europa. Por ele circulam todos os anos mais de 44 milhões de passageiros.

Dividido em três terminais (Internacional, Doméstico e de cargas), está localizado na área europeia da cidade (entenda a divisão em continentes), a 23Km de Sultanahmet e integrado à linha de metrô (veja como chegar). Com voos diretos do Brasil pela Turkish Airlines, a cidade virou ponto de conexão de brasileiros para diversos países europeus e da Ásia.

Como é voar Turkish Airlines (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O aeroporto é moderno (de fazer inveja a qualquer brasileiro) e abriga mais de 70 companhias aéreas internacionais que voam para praticamente todo o mundo. Como em todos os aeroportos do país, existem Raios-X logo na entrada dos terminais. Se você for passageiro, passará por outra inspeção na hora de embarcar.

Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como no Brasil, os preços praticados no aeroporto são super inflacionados. Produtos de alimentação, por exemplo, podem custar mais que o dobro do resto da cidade. Os carrinhos de bagagem também são pagos, bastando inserir uma moeda de uma Lira Turca (TL1), o dinheiro local, ou uma moeda de €2.

Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

AEROPORTO DE ISTAMBUL – TERMINAL INTERNACIONAL

A estrutura do Terminal Internacional é excelente e o mais próximo da estação Atatürk do metrô. O prédio é moderno, espaçoso e tem excelentes serviços, como caixas eletrônicos, casas de câmbio, Airport Hotel, lojas, restaurantes, cafés e até um supermercado na região entre o metrô e o terminal. A área de check-in é ampla e é fácil encontrar o balcão da empresa pela qual você vai viajar.

Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)Se você fuma, os dois terminais têm áreas para fumantes. Embora mal sinalizadas, no Terminal Internacional, o terraço fica no Sky Restaurant, antes do controle de passaportes. Já no Doméstico, fica no segundo piso, próximo ao Burger King, já dentro da área de embarque.

Aeroporto de Istambul - Terminal Doméstico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

VISTOS

Brasileiros não necessitam de visto para visitar a Turquia por até 90 dias. Portanto, logo no desembarque internacional você verá placas sinalizando países que necessitam ou não de visto. Dependendo do movimento no dia em que você chegar, a fila pode durar mais de uma hora.

+ Veja os países que são isentos ou não de visto

+ Saiba quanto custa o visto para passageiros que necessitam dele

DUTY FREE SHOP

O free shop do Aeroporto de Istambul, disponível no embarque e desembarque no país, é enorme se comparado com os que estamos acostumados no Brasil, ele é o 16º maior do mundo.

Aeroporto de Istambul Duty Free (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na área de embarque, diferente daqui, além das lojas de produtos internacionais (como perfumes, eletrônicos, cigarros e doces), ali existem grandes marcas, cada uma com sua loja própria: Bvlgari, HermesErmenegildo ZegnaVersace & Salvatore Ferragamo e Hugo Boss.

Aeroporto de Istambul Duty Free (Foto: Esse Mundo É Nosso)Aeroporto de Istambul Duty Free (Foto: Esse Mundo É Nosso)

TERMINAL DOMÉSTICO

Embora seja menor que seu “irmão” mais importante, o Terminal Doméstico do Aeroporto Atatürk é tão moderno quanto e tem praticamente os mesmos serviços, com exceção, claro, da zona duty free shop. O lugar fica a mais ou menos 10 minutos de caminhada da estação de metrô e do Terminal Internacional. O deslocamento é feito pelo subterrâneo, por meio de esteiras horizontais.

Aeroporto de Istambul - Terminal Doméstico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ali são operados voos principalmente da Turkish Airlines, a maior do país, que voa para todas as regiões da Turquia. As demais companhias, sobretudo as low cost, costumam sair do Sabiha Gokcen International Airport, de onde partem voos para as principais cidades turcas e para alguns países vizinhos.

O Sabiha Gokcen fica na parte asiática da cidade, mais afastada do centro e de mais difícil acesso (veja como chegar). Portanto preste atenção na hora de comprar a passagem para saber de qual terminal parte seu voo.

Veja também:

+ Sultanahmet: O coração de Istambul

+ Beyoğlu: O bairro boêmio e das compras

+ Um pé na Ásia e outro na Europa: Como curtir o lado asiático

+ A maravilhosa vista 360º da Torre de Galata

+ Os corredores sem fim do Grand Bazar

+ Bazar de Especiarias: Um programa delicioso

+ Onde ver os Dervixes Rodopiantes de graça

+ O inesquecível pôr-do-sol na Ponte Galata

+ Mesquita Azul: O cartão postal de Istambul

+ Cisterna da Basílica: Subterrâneo cheio de história

+ Ortaköy: O charmoso bairro sob a Ponte do Bósforo

+ Orient Express: A estação de trem de Agatha Christie

+ Top 5 melhores vistas panorâmicas

+ Hospedagem barata no coração de Istambul

+ Istanbulkart: O cartão de transporte para você economizar

+ Como ir do aeroporto ao centro de Istambul

+ Por que tomar sorvete na Turquia é atração turística

 

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

13 Comments

  1. Rodrigo disse:

    Vou fazer conexão em Istambul de 9 horas para Paris temos que passar pela imigração , terei acesso a outros locais.

  2. samuka disse:

    Olá! Irei para Roma no fim do ano porém a companhia Turkish Airlines fará conexão de 10 horas em Istambul, a minha dúvida é: o meu passaporte é carimbado na Turquia ou só em Roma mesmo, e caso eu queira dar um breve passeio por Istambul, terei que carimbar o passporte para sair do aeroporto?

    • Oi Samuka, tudo bem?
      Você pode sim aproveitar sua conexão pra conhecer Istambul. O passaporte será sim carimbado porque a Turquia não faz parte da União Europeia. Depois você fará uma nova imigração na Itália.
      Abraços

  3. Simon disse:

    Ja agradeço imenço pela esta informaçao,muito util. Tambem vou ter uma escala de 26h, gostaria de ir a praia sera possivel? fica muito longe? Vamos junto com o meu marido,sera perigoso andar a noite?
    A viagem vai ser em maio, como é o tempo nesta altura?
    Boa sorte e mais uma vez obrigada!

    • Oi Simon, tudo bem? Muito obrigado. Em maio a temperatura já é bem agradável, podendo fazer um friozinho à noite. As praias no entorno de Istambul não são muito famosas e não dá tempo de conhecer as praias mais famosas, como Bodrum ou Marmaris. Mas vale sim conhecer Istambul, é uma cidade lindíssima. Podem andar tranquilamente à noite nas regiões mais famosas, como Sultanahmed.
      Abraços e ótima viagem!

  4. Camila disse:

    Olá! Estou planejando uma viagem para a Italia e o voo de volta tem uma conexão de 22h em Instambul.. você acha que dá pra conhecer pelo menos um pouquinho a cidade durante esse tempo?! O que indica?

    Obrigada!!

    • Oi Camila, sem dúvida é tempo suficiente pra conhecer muita coisa. Tente pegar um hotel em Sultanahmet e use seu tempo pra conhecer esse bairro (onde ficam as mesquitas mais famosas), o Grand Bazar e, se sobrar tempo, estique até a Torre de Galata e a Ponte de Galata, onde pertinho fica um mercado muito bacana, o de Especiarias.
      Abraços e ótima viagem!

  5. carla disse:

    Olá Rafael, estaremos indo daqui a alguns dias para turquia, vamos levar dolares, vc acha que deveriamos levar outra moeda, seria facil troca-los pela moeda local?

    • Oi Carla, eu levei Euros. Mas tanto dólar quanto Euro são fáceis de trocar.
      Abraços e boa viagem!

      • Gustavo disse:

        No caso estou programado para chegar as 23:00 até desembaraçar na imigração 23:40, ou seja, esquece metrô, penso em usar a van do hotel.

        Ai eu pergunto é fácil fazer cambio essa hora em Ataturk?

        • Oi Gustavo, infelizmente não fiz câmbio a essa hora, mas tratando-se de um aeroporto internacional e com voos inclusive durante a madrugada, acho que você não enfrentará problemas não. De toda forma, vale liberar seu cartão de débito para saques emergenciais caso seja preciso.
          Abraços e ótima viagem!

  6. fastpassviagens disse:

    Muito legal e bem explicadinho! Moleza. boa semana. bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *