Você está com tudo pronto para aquela viagem dos sonhos. Na mala, além da bagagem, depositará também a possibilidade de fazer novos amigos, conhecer outras culturas, comer bons pratos, entrar em contato com a história local, e o melhor: desafogar da rotina diária que chega a sufocar em alguns momentos. E tanto entusiasmo que é difícil lidar com a ansiedade pré-viagem.

Várias pesquisas comprovam que viajar, embora signifique um gasto a mais no orçamento, é comprovadamente o melhor investimento em qualidade de vida. Afinal, a felicidade trazida por esses momentos especiais é bem maior comparada à compra de bens materiais.

Mas eis que você acorda um belo dia e percebe que essa espera do dia em que finalmente irá pisar na aeronave está se tornando uma tortura. A ansiedade aperta e o que era para ser um momento de libertação acaba por se tornar uma grande prisão. E agora?

ANSIEDADE PRÉ-VIAGEM

Por Ana Luiza Barbosa

Como lidar com a ansiedade pré-viagem (Foto via Shutterstock)
Foto via Shutterstock

Sabemos que um pouco de ansiedade antes de alguma situação que fuja da rotina é extremamente normal. Aquela que antecede uma apresentação num congresso, aquele encontro há muito esperado ou a espera do resultado de um teste. O que começa a preocupar é quando essa angústia transforma qualquer prognóstico de felicidade em drama, e torne sua vida uma fonte de emoções negativas.

A ansiedade pode ser observada através de alguns sintomas físicos mais comuns. O site Telavita pontua alguns deles, como tremores, sudorese intensa, falta de ar, dores no peito e taquicardia, fome excessiva e tensões nos músculos.

Vale salientar que esses sintomas variam de pessoa para pessoa. Ainda de acordo com o site, ela pode se tornar um problema ainda maior quando passa a interferir diretamente em seu convívio em sociedade e deve ser tratado com seriedade, já que pode evoluir para outros tipos de transtornos, dentre eles, a temida depressão. O que fazer quando um grande prazer que é viajar acaba trazendo esse tipo de angústia?

Para viajar melhor, primeiramente não entre em pânico, afinal estamos lidando com um momento que com certeza trará grande felicidade. Algumas pessoas gostam de fazer listas dos lugares que desejam visitar. Isso é essencial na hora de planejar os passeios e adequá-los às suas condições financeiras. Saber como, quanto e quando irá gastar evitará possíveis dores de cabeça no retorno.

Com a lista de lugares em mão, é hora de definir possíveis datas. Mas tenha sempre em mente que qualquer planejamento, ainda mais se tratando de viagens, pode ser modificado. Afinal, quando estamos de férias tudo pode acontecer, até mesmo encaixar um novo roteiro imperdível e indicado por alguém da própria cidade, por exemplo. Alguns locais pagos, sobretudo os mais disputados, trazem a opção de compra de ingressos online. Isso facilita na hora da chegada. Imagine chegar em um local esperado e diante de filas descobrir que não há mais ingressos. Comprar antecipadamente, adiantando o pagamento garante a entrada e possibilita aproveitar melhor seus passeios.

Lista de passeios e ingressos em mãos? Procure agora identificar a localização. Uma boa dica é a busca online através do Google Maps, que pode ser usado até mesmo offline no seu celular (veja como). Com ele é possível localizar paradas de ônibus, distâncias e restaurantes mais próximos. Se você não é muito chegado à tecnologia, esta é uma boa hora para começar a conhecer essas ferramentas e facilitar sua vida. Isso também ajudará a diminuir a tensão pré viagem.

Quando a viagem estiver mais perto, faça uma revisão dos locais e comece a arrumar suas malas, tendo um cuidado especial com a documentação. Guarde os cartões de crédito (e caso a viagem seja internacional lembre de liberar antecipadamente esta opção de compras fora do país) e selecione as roupas mais adequadas à estação e local. Ao fazer tudo com antecedência é possível ir encaixando aqueles itens imprescindíveis e que você tinha esquecido na ânsia. E mesmo que tenha dinheiro em mãos, nunca esqueça de adicionar uma quantia a mais na carteira.

Como lidar com a ansiedade pré-viagem (Foto via Shutterstock)
Foto via Shutterstock

Resumindo: as palavras chaves são organização e planejamento. Use sua ansiedade a seu favor, estude seus passos, faça suas listinhas da maneira mais agradável e verifique que tudo irá se encaixar. Com tudo em mãos você poderá aproveitar cada momento da viagem que com certeza será especial.

+ 5 dicas e resoluções pra você viajar melhor
+ Ferramentas úteis que podem salvar sua viagem

Esse texto foi escrito pela jornalista Ana Luiza Barbosa como guest post. Fica aqui o nosso muito obrigado!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.