5 dicas e resoluções para você viajar melhor

Nós viajamos muito pelo Brasil e outros países. Cada viagem é um aprendizado, uma experiência única, que no balanço do ano que passou nos faz ver que precisamos olhar as coisas com outros olhos.

Baseados nisso, publicamos aqui neste post 5 dicas e conselhos de coisas que fizeram a diferença para nós. Espero que ao menos alguns sirvam para inspirar suas viagens.

+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
+ Também estamos no Twitter

 

5 DICAS PARA VOCÊ VIAJAR MELHOR

1) SEJA MAIS TOLERANTE

Viajar melhor em 2014 - Üsküdar, Istambul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Viajar é conhecer não só novos lugares, mas também novas culturas e hábitos. É ver que existe um mundo lá fora, longe do nosso círculo de rotina. E muitas vezes nos pegamos prontos para criticar alguns desses costumes. É difícil para nós brasileiros entender, por exemplo, as roupas das mulheres muçulmanas ou a adoração do rei ou rainha em países com monarquia. Mas se estamos no país deles, é preciso respeitá-los e seguir as regras locais. Esses são só exemplos de vários que encontramos dentro e fora do Brasil. Quando você passa a aceitar e até mesmo admirar a cultura local, começa a entender melhor a história do lugar e os motivos das coisas serem como são. Então procure ser mais tolerante e aceite que é você quem está fora do seu lugar numa viagem.

 

2) NÃO TENHA VERGONHA DE SER CLICHÊ

Viajar melhor em 2014 (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Tenho meio preguiça de discussões como “turista ou viajante?”, “pode ou não pode?”… viajar é um dos momentos mais esperados por quase todo mundo, é um investimento alto em busca de uma felicidade que se pode comprar. E por que eu ainda tenho que ficar preocupado com o que vão falar de mim? Relaxe, curta, faça o que der na telha para aproveitar melhor. Não tenha vergonha da fotinho da janela do avião, da pose de braços abertos no Cristo Redentor, de fingir que está empurrando a Torre de Pisa… Esse é o seu momento!

 

3) VIAJAR É COISA DE RICO?

Viajar Melhor em 2014 (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quando você começa a viajar muito, tem que estar preparado para ouvir que você está rico, que o sonho dos seus amigos é trabalhar onde você trabalha, que você está gastando muito, etc. Mas não, viajar não é só para quem tem dinheiro. É questão de prioridade de como você gasta seu dinheiro. Tenho 31 anos e ainda não tenho carro. Por quê? Não é uma das minhas prioridades. Por enquanto prefiro viajar, conhecer novos lugares a sustentar um “filho” na garagem. Roupa nova também não frequenta muito o guarda-roupa aqui de casa. Então não é porque eu viajo muito que ganhei na loteria.

 

4) PROGRAME-SE

Viajar Melhor em 2014 (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já que estamos falando de dinheiro, não existe forma melhor para economizar numa viagem do que se programar com antecedência. Você já deu uma olhadinha no calendário de feriados desse ano? Janeiro nem havia começado e eu já tinha muitas viagens garantidas. Com base nesse planejamento, você consegue melhores preços de passagens, tem tempo para buscar a hospedagem com melhor custo-benefício e ainda pode juntar dinheiro até aquela viagem. Afinal, voltar de férias cheio de dívidas ninguém merece! Agora, se você deixa pra decidir o destino do seu feriado ou férias na semana anterior, com certeza irá gasta muito mais. Muito mais mesmo!

 

5) SEJA MAIS PRÁTICO

Viajar Melhor em 2014 (Foto: Reprodução/KLM)

Viajar é um dos melhores momentos da vida, certo? Então é preciso ser prático, evitar dores de cabeça. Ainda falho nesse quesito, mas é preciso saber arrumar uma mala com apenas coisas que você irá usar. Já experimentou viajar de avião com apenas mala de mão? É demais, não tem esteira, perigo de extravio, demora… E por que não usar a internet a seu favor? Os serviços se proliferam na rede: check-in online, passagens rodoviárias, mapas, roteiros, dicas, blogs, experiências, acúmulo de milhas, leilão de passagens, descontos, promoções e muito mais.

 

Desejamos que suas viagens sejam não apenas inesquecíveis, mas que tenham qualidade, independente se é pra cidade de praia a poucas horas da sua casa ou para o outro lado do mundo.

+ 10 sinais de que você está viciado em viajar, mas seus amigos não
+ Como juntar milhas áereas: 7 dicas práticas

+ Como usar promoções de passagens a seu favor

 

 * Texto originalmente publicado em dezembro de 2013

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Leave your comment

  1. Shirley disse:

    Muito boas as dicas!
    É como você diz, quando começamos a viajar as pessoas pensam que enriquecemos!kkkkk
    Também acredito que tudo seja questão de prioridade.
    Quando estou no destino quando acho que estou ficanco com vergonha penso: não sou daqui, não vim pra ficar!kkkk Dai relaxo e curto melhor! =)
    Feliz 2015!
    Abraço,

  2. danielle disse:

    Quer casar comigo? Amei o blog!

  3. thiago campos disse:

    É isso mesmo, o lance é programar e aproveitar. Suas dicas são ótimas, e realmente prioridade~é a chave do sucesso.

  4. João Lucena disse:

    As dicas são muito boas, mas quantas pessoas aplicam essas dicas. O que amaioria quer mesmo é partir, e a programação, fica sempre de lado. Não sabem elas que pequenas atitudes positivas, pode mudar por completo toda uma programação!

  5. Simone Silva disse:

    Post perfeito!!! Principalmente essa ideia que os amigos tem de que somos ricos, como você mesmo disse é questão de prioridade e de planejamento. Eu, por exemplo, não gasto com roupas e sapatos de marcas, com baladas…enfim…é uma forma de economizar para usar o meu tão suado dinheirinho em algo que (para mim) vale mais a pena 😉
    Adorei seu blog!!! Parabéns!!!

  6. Celia Site disse:

    Adorei todas as dicas e post, mas o que mais gostei foi esse trecho "É questão de prioridade de como você gasta seu dinheiro. Tenho 30 anos e ainda não tenho carro. Por quê? Não é uma das minhas prioridades. Por enquanto prefiro viajar, conhecer novos lugares a sustentar um filho” na garagem. ""

    É perfeito pra mim também e agora vou usá-lo para justificar aos "invejosos" meu estilo e prioridades de vida! Obrigada!

  7. Norma disse:

    Excelentes comentários!!!!! Desejo um Feliz Natal para toda a equipe e familiares e um 2014 com muitas viagens e prosperidade..

  8. Paulinho! disse:

    Excelente!

  9. julianabacci disse:

    Parabéns pra vocês e muitas viagens em 2014 🙂

  10. Tetê disse:

    Vc conseguiu responder a todas perguntas que costumamos fazer e a dar o troco para as piadinhas. Feliz Natal e um 2014 cheio de viagens para podermos "viajar" com vcs, mesmo sem sair de casa. Bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *