A sofisticada cozinha do Restaurante Astrid & Gastón de Lima

Já faz alguns anos que Lima está disposta a disputar com São Paulo o título de capital gastronômica da América Latina. Um dos restaurantes que ajudou a construir a reputação da capital peruana foi o premiadíssimo Astrid & Gastón, criado pelo casal de chefs que dá nome ao estabelecimento.

E o melhor para nós que visitamos Lima é poder experimentar a cozinha que apareceu no número 35 do ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo na lista elaborada pela S. Pellegrino em 2012 sem gastar a fortuna que nos custaria uma ida ao DOM em São Paulo, que apareceu no quarto lugar do mesmo ranking. Em 2013, o Astrid & Gastón foi eleito o melhor da América Latina.

Astrid & Gastón Lima (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Veja todas as dicas de Lima

Quem passa pela fachada simples do casarão no bairro nobre de Miraflores não imagina que ali funciona um dos lugares mais cobiçados da cidade. O sonho que surgiu em Paris quando Astrid (alemã e médica) e Gastón (peruano e advogado) se conheceram tornou-se realidade em 1994. A dupla levou a Lima a missão de dar sofisticação a ingredientes peruanos e surpreender os clientes.

Astrid & Gastón Lima (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além de pedidos a la carte, o Astrid & Gastón oferece um vasto menu degustação (s./230 – US$85 por pessoa) com 11 passos servidos para toda a mesa em três horas de duração. Entre os pratos deste menu estão ouriços, polvo, ceviche, carne bovina, arroz cremoso com arpargos e sobremesas.

O único porém é que o serviço de degustação encerra cedo, já que tem muitas horas de duração. Então quando visitamos o Astrid & Gastón não havia mais esta opção, pois já eram dez da noite. Mas nem por isso deixamos de nos deliciar e ser surpreendidos ao escolher opções a la carte. O couvert e os pratos com bebidas saíram por cerca de s./110 – US$41 por pessoa.

Couvert de pães - Astrid & Gastón Lima (Foto: Esse Mundo É Nosso)Couvert de antepastos - Astrid & Gastón Lima (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

O couvert incluía pães, um antepasto de ervas e azeite, manteiga e uma pequena bandeja toda ornamentada com causas (uma espécie de purê de batatas coberto com molho), cones recheados com ceviche e canapés com creme.

Couvert - Astrid & Gastón Lima (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Éramos quatro na mesa. Dois pediram como prato principal o tradicional lomo saltado peruano (tiras de filé mignon com batatas fritas e ovos de codorna estrelados).

Lomo saltado - Astrid & Gastón Lima (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Outra pessoa da mesa optou apenas por uma entrada como seu prato principal. A escolha foi caranguejo.

Caranguejos - Astrid & Gastón Lima (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Eu optei pelo mais exótico, o famoso cuy peruano. Para quem não sabe, cuy é o nosso conhecido porquinho-da-índia. Ele não é tão assustador, já que não vem com a cabeça. O cuy é servido crocante e acompanhado de quinoa e abacate. Uma delícia!

Cuy, o porquinho-da-índia - Astrid & Gastón Lima (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Outro momento surpreendente é a hora do cafezinho. Uma pequena “estante” cheia de gavetinhas é colocada sobre a mesa e em cada uma delas estão vários docinhos, como trufas, macarons e alfajores, inclusive de folha de coca. O melhor é que este mimo final não é cobrado.

As gavetinhas - Astrid & Gastón Lima (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Simplesmente uma experiência deliciosa em Lima que eu voltaria a fazer inúmeras vezes. Quero voltar um dia para experimentar os 11 passos do menu degustação, que ganha novos sabores ao longo do ano em edições de verão e inverno.

Hoje Astrid & Gastón tem filiais no Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Espanha, México e Argentina.

ASTRID & GASTÓN LIMA

Calle Cantuarias 175 – Miraflores
www.astridygaston.com
Segunda a sábado das 12h30 às 15h30 e das 19h45 às 23h45

 

 

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

4 Comments

  1. Fabíola Sad disse:

    Eu fui no La Mar Cebicheria. Esse é só do Gastón. Olhaaaa! Fiquei encantada!!! O cara é super chefe mesmo!

  2. Debora disse:

    Já fiz a reserva, nem quero ver esses docinhos no final!!! Vou guardar espaço!!! rsrs

    • Oi Debora, obrigado pela visita!
      Não sai de lá sem os docinhos, rs. Eu fui há pouco tempo de novo e eles vieram sim. Se você quiser outro restaurante de alta gastronomia, sugiro a Rosa Nautica. Eu amei, acho que gostei mais que o Astrid & Gastón. Vou fazer um post em breve.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *