5 motivos pra você viajar só com bagagem de mão

Não é nada fácil,  já adiantamos, viajar só com bagagem de mão. Ainda mais dependendo do número de dias de viagem. Mas aos poucos você consegue aprender a montar uma mala ou mochila bem feita, leve e pequena, de acordo com suas necessidades.

5 MOTIVOS PRA VOCÊ VIAJAR SÓ COM BAGAGEM DE MÃO

1) TEMPO
Sem dúvida esse é o principal motivo. Nada como o avião chegar ao aeroporto e você desembarcar direto, sem precisar passar pela esteira. Esses dias, após uma longa viagem em que só a bagagem de mão focou inviável, levei 55 minutos esperando a Avianca devolver minha mala em Cumbica.

Bagagem de Mão (Foto: Dirk Ingo Franke/Wikimedia Commons)

2) SEU BOLSO
Agora que no Brasil as companhias aéreas vão poder cobrar por bagagem despachada, a bagagem de mão pode ser uma saída. Em outros países onde isso já existe, muitas vezes os quilos saem mais caros que a própria passagem. Na maioria desses casos, a bagagem de mão continua sendo gratuita, dentro dos limites de cada aérea.

3) SUA MALA DO SEU LADO
Quantas vezes você já ouviu histórias de pessoas que tiveram suas malas extraviadas pela companhia aérea? Isso é mais comum do que imaginamos. Se você estiver com sua bagagem na cabine, isso não acontecerá.

4) SÓ O QUE É ÚTIL
Na hora de arrumar uma mala grande, a gente acaba colocando muito mais coisas do que realmente precisamos. Se a viagem vai durar dois ou três dias, por exemplo, pra quê levar várias combinações diferentes de roupas, sapatos e casacos? Você carregará peso e voltará pra casa cheio(a) de coisas que nem usou.

Bagagem de Mão (Foto: Morguefile)

5) O PESO DE TER UMA MALA
Não é sobre o peso em quilogramas que esse item fala. Além disso, carregar uma mala grande tem muitas situações incômodas, como atravessar um aeroporto inteiro puxando o carrinho, pagar taxa extra no táxi para usar o porta-malas, encarar o transporte público cheio com aquele trambolho, dar gorjeta ao funcionário do hotel para carregar sua bagagem e por aí vai. Cada caso é um caso!

Aproveito para falar de uma amiga, a Anna do blog Nós no Mundo, que já fez a façanha de ir para o Japão passar umas férias com apenas bagagem de mão. Os segredos ela revela nesse post. E aí, se inspirou?

+ Bagagem despachada será cobrada no Brasil em 2017
+ Confira mais dicas de viagens

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

17 Comments

  1. Érica Melo disse:

    Eu gostei muito. Sempre fui: “já vi no cinema, não preciso conhecer ao vivo!”. Agora, algo tem mudado. Venho aqui muito e conheci o blog da Anna. Sempre disse que viagem é pra voltar cansada e com roupa suja pra lavar e a casa(que vc faxinou previamente) tá uma bagunça.Sei lá. Seu site tem me instigado a pensar e a agir diferentemente. Obrigada!

    • Oi Érica, tudo bem?
      Obrigado pela mensagem tão carinhosa. A Anna é um exemplo mesmo de como viajar com pouca bagagem, ainda mais agora que as malas serão cobradas.

      Abraços e muitas viagens pra você!

  2. Priscilla Ribeiro disse:

    Eu tambem passei 10 Dias no Japao com ape as uma mala de mao, e mesmo assim nao usei tudo que levei 😉

  3. vphilot disse:

    Muito bom o texto! Você teria alguma recomendação de mala "average" que passa em todas as low costs? Vou fazer vários trechos com transavia e easyjet em Outubro e estou bem na dúvida quanto ao tamanho permitido. Já li as recomendações das companhias porém elas divergem e não consegui achar um tamanho à prova de low costs. Obrigado!

  4. Mauro Jorge disse:

    muito bom esse post principalmente a parte relacionada a pagar pelo peso da bagagem a parte muitas pessoas iniciantes em viagens acabam sendo pegas de surpresa por isso. Curto muito viagens e tenho um blog onde divulgo passagens aéreas promocionais e pacotes de viagens se vc se interessarem deem uma olha lá. Parabéns pelo Blog!

  5. Nina disse:

    Eu vou fazer uma viagem de 1 mês em Julho e estou pensando em ir só com uma mala de mão. Não sei se sou louca, mas é que além de 3 conexões só pra ida, vou dormir em albergues.. Da uma preguiça só de pensar em cada perrengue que eu passaria com uma mala gigantesca e mais mala de mão! Mas tô corajosa e esse post me deu mais coragem ainda x)

  6. bruna disse:

    Ótimas dicas! Fui para a República Dominicana só com a bagagem de mão (e ainda convenci a família inteira a fazer o mesmo). Acredita que em 9 dias de viagem eu acabei nem usando tudo o que eu levei??? Nunca mais viajo com mala despachada!

  7. Rodrigo disse:

    Olá Rafael,

    Os motivos são condizentes e as dicas ótimas. Já que estais abordando o tema Bagagem de mão queria tomar a liberdade para lhe mostrar o Infográfico que acabei de fazer sobre Bagagem de mão. Ficou bem legal, você pode conferir através do endereço: http://www.viajarhj.com.br/bagagem-de-mao-e-despa

    Caso queria publicá-lo fique a vontade! Há um código bem abaixo, basta copiar e colar.

    Abraços,
    Rodrigo

  8. Michele Lisboa disse:

    eu tb só viajo com bagagem de mão! já fiz 2 mochilões de 30 dias cada na Europa, e em ambos só levei uma mochila média, dessas de escola mesmo! melhor coisa!!

  9. Anna Bárbara disse:

    Oi Rafa!!!
    Adoooro!!! A praticidade de viajar só com bagagem de mão é mesmo gigantesca!
    Concordo com todos os seus motivos!!!
    E obrigada por citar o Nós no Mundo!!! Muuuito feliz. Afinal, não escondo de ninguém que sou fã do Esse Mundo é nosso!!!! 😀
    BJs, Anna

  10. Motivos mais que suficientes! Ótimo blog! :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *