Barrio Chino: Um passeio pelo bairro chinês de Lima

Barrio Chino de LimaOs primeiros chineses desembarcaram no Peru por volta de 1850 para trabalhar nas plantações costeiras logo após a libertação dos escravos no país. Nos anos seguintes, mais de 100 mil trabalhadores daquele país chegaram em terras peruanas e trouxeram com eles seus costumes. Por isso, assim como São Paulo adotou muito da cultura japonesa, os peruanos sofreram influências chinesas.

No Centro Histórico de Lima fica o Barrio Chino (Bairro Chinês), uma espécie de Liberdade daquele país. Embora menor que o bairro nipônico brasileiro (praticamente uma quadra só), o Barrio Chino de Lima é lindo, super bem cuidado e um prato cheio para quem gosta da culinária chinesa.

Barrio Chino de Lima

Logo na entrada pela calle Capón, um grande portal (Portada Monumental) dá as boas vindas. A partir dali, uma rua só para pedestres reúnes lojas e restaurantes. De longe é possível sentir o cheiro de incenso e das comidinhas.

Portada Monumental - Barrio Chino de Lima

Os restaurantes chineses no Peru recebem o nome de “chifas”, que são encontradas não só no Barrio Chino, mas em todos os cantos da cidade. Outra coisa do bairro é que, assim como no Brasil, existem diversos shoppings chineses com bugigangas e eletrônicos para todos os gostos. A qualidade? Aí já depende de você!!!

ONDE FICA

Esquinas da jirón Paruro com a calle Capón

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Leave your comment

  1. Martha disse:

    Gostaria de saber como e o Reveillon em Lima.

  2. Excelente postagem e esse tipo de informação é sempre super importante! pra viagem ao Peru – Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *