Botafogo: Guia de um dos bairros mais famosos do Rio

O bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, está perto de diversos pontos importantes da cidade, mas, além disso, ele tem sua própria vida com atrações para todos os gostos. Confira no guia do bairro que preparamos:

GUIA DE BOTAFOGO

ONDE FICAR

O bairro de Botafogo é uma ótima alternativa na hora de se hospedar, já que além de ter muitas atrações pela região, está pertinho de outros pontos turísticos da cidade.

Uma dica de hospedagem é o ibis budget RJ Botafogo. Inaugurado em junho de 2016, o hotel possui 259 quartos com Wi-Fi gratuito e é ótimo para quem viaja sozinho ou para duas e três pessoas. E o melhor de tudo é que o hotel possui tarifas com um preço justo e que cabem no bolso. Além disso, o viajante pode se hospedar com seu cãozinho de pequeno porte pagando uma taxa de R$ 50 por animal. Sem contar que o ibis budget Botafogo fica a quatro minutos do metrô.

Dica de hotel barato no Rio: ibis budget Botafogo (Foto: Divulgação)

Dica de hotel barato no Rio: ibis budget Botafogo (Foto: Divulgação)

IBIS BUDGET RJ BOTAFOGO
Endereço: Rua Natal, 24 – Botafogo
Telefone: (21) 2156 6999
Mais informações e reservas: visite o site do ibis budget RJ Botafogo

 

QUE VISTA

Botafogo foi premiado com uma vista de tirar o fôlego do Rio de Janeiro. Andando pela ciclovia ou pelo calçadão, é possível ver o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara de diversos ângulos e tirar uma das melhores fotos deste símbolo da cidade. Pode ser com o sol forte ou no fim do dia, vai ser sempre inesquecível. Mesmo com a praia sendo imprópria para banho, não deixe de parar ali para aproveitar a paisagem e praticar esportes.

Botafogo no Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outro lugar com uma vista linda é o Mirante do Pasmado. Ainda pouco conhecido dos turistas, de lá é possível ver a enseada de Botafogo, o Pão de Açúcar e o Corcovado. Para chegar ao topo, é necessário ir de carro.

MIRANTE DO PASMADO
Ladeira da Rua General Severiano

 

BEM LOCALIZADO

Botafogo está muito bem localizado. Sem trânsito, o trajeto até o Aeroporto Santos Dumont é de cerca de 15 minutos e até o Bondinho do Pão de Açúcar dura menos de dez. Sem contar que há a estação de metrô Botafogo, um diferencial para os turistas circularem pela cidade.

Botafogo no Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

COMPRAS COM VISTA

Dizem que shopping é coisa de paulista, mas em Botafogo há mais de um, com destaque para o Botafogo Praia Shopping (veja mais informações no site do shopping). Com 15 anos e mais de 170 lojas, entre elas, Saraiva, Puket, Hope, Morana, Reserva e Vivara, o shopping atrai turistas também pela vista impressionante que tem em seu terraço de restaurantes.

Botafogo no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Botafogo Praia Shopping no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Botafogo no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Botafogo Praia Shopping no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Botafogo no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Botafogo Praia Shopping no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

BOTAFOGO PRAIA SHOPPING
Praia de Botafogo, 400
Tel.: 21-3171-9872


CULTURA

No bairro também há uma forte cena cultural. Cinemas, teatros e museus estão espalhados por Botafogo.


FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA

A Fundação Casa de Rui Barbosa, por exemplo, apresenta um grande acervo de livros e documentos, além de um belo jardim e de um auditório para a realização de apresentações. Atualmente, apenas a biblioteca está aberta ao público devido a reformas. A previsão é de que em agosto de 2016 toda a fundação volte a funcionar normalmente.

FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA
R. São Clemente, 134
Tel: 21-3289-4600


TEATRO POEIRA

Criado por Marieta Severo e Andréa Beltrão, o Teatro Poeira apresenta diversos tipos de peças, além de estudar e discutir o teatro através de programas de estudo, criação e pesquisa. Há também o Poeirinha, um espaço menor para receber espetáculos experimentais.

Teatro Poeira (Foto: Reprodução/Facebook)

Teatro Poeira (Foto: Reprodução/Facebook)

TEATRO POEIRA
R. São João Batista, 104
Tel: 21-2537-8053

No bairro também estão localizados o Palácio da Cidade, local onde o prefeito do Rio trabalha, o Museu Villa Lobos, criado um ano após a morte do compositor, o Museu do Índio e o Palácio São Clemente, residência do cônsul-geral de Portugal.

PALÁCIO DA CIDADE
R. São Clemente, 360

MUSEU VILLA LOBOS
R. Sorocaba, 200

MUSEU DO ÍNDIO
R. das Palmeiras, 55

PALÁCIO SÃO CLEMENTE
R. São Clemente, 424

SANTA MARTA E DONA MARTA

É neste bairro que fica a favela Santa Marta, conhecida por receber o astro Michael Jackson, que gravou o clipe de “They don’t care about us” nos anos 90.

Já o Mirante Dona Marta está situado entre os bairros de Botafogo, Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho e Silvestre e tem uma das vistas mais bonitas da cidade.

Botafogo no Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Botafogo no Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

MIRANTE DONA MARTA
O acesso até o Mirante é pela estrada que vai ao Corcovado. Basta seguir as placas.

+ Onde ficar em Botafogo
+ Mais dicas pra curtir o Rio de Janeiro

post_ad

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

6 Comments

  1. Adolfo disse:

    Oi, Patricia. Tudo bem?

    Quando nós estivemos por lá, achei bem tranquilo para andar durante o dia, mas, infelizmente, não sei como está a situação atualmente. De toda forma, sempre é bom tomar cuidado como em qualquer outra cidade grande.

    Muito obrigado pelo comentário,

    Adolfo

  2. Patrifcia disse:

    Oie. Muito obrigada pelas dicas!

    É tranquilo andar no bairro a pé? Estava pesando em me hospedar no Ibis Budget Botafogo e queria saber se é tranquilo ir de dia a pé a altura da Slow Bakery, por ex.

  3. Guacira Ferreira disse:

    Calçadas estreitas, ciclistas sem educação, muitos assaltos,bares legais nas principais avenidas.

  4. PATRICIA CARVALHO disse:

    amo Botafogo,nasci ali de frente pra baia de Guanabara,na Av. Pasteur,e cresi na General Severiano,adorooo tem tudo!!!

  5. Roberto disse:

    Com relação à parte urbana, acho Botafogo um bairro feio. Entretanto, tem localização interessante, mas, se há a intenção de frequentar praia a pé, para banho de mar, este não é o bairro para se hospedar. Ultimamente, foram construídos muito hotéis novos em Botafogo, além de reforma de casarões mais antigos para este fim e as opções de hospedagem são bem variadas.

  6. Olá gostei das dicas! Vou continuar te seguindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *