Véu de Noiva da Chapada dos Guimarães: Como visitar e horários

A Cachoeira Véu de Noiva da Chapada dos Guimarães é uma das atrações mais visitadas desse destino, localizado a apenas 67km de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Além de principal cartão postal, o local é de fácil visitação até mesmo para turistas que não gostam muito de trilhas, já que o acesso é bem fácil.

Nesse post falamos mais um pouco dessa linda queda d’água, os horários de visitação, como chegar e todas as dicas pra você incluí-la em seu roteiro pela região.

VÉU DE NOIVA DA CHAPADA DOS GUIMARÃES

Com uma queda livre de 86 metros, a Cachoeira Véu de Noiva é o principal ponto de visitação do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Além da beleza, a boa estrutura e o fácil acesso à atração explicam o grande número de turistas que visitam o local.

Véu de Noiva da Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Hoje os visitantes têm acesso apenas ao mirante para contemplar a grande cachoeira formada pelo rio Caxipozinho. Não é mais possível entrar na água desde 2008, após um desmoronamento ter deixado turistas feridos e uma vítima fatal.

Mas não deixe isso te desanimar, a vista compensa e bem pertinho dali, a partir da entrada do Veú de Noiva da Chapada dos Guimarães, estão outras cachoeiras onde os visitantes podem se banhar, que são a dos Namorados e Cachoeirinha.

+ Veja hotéis com descontos na Chapada

Véu de Noiva da Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A queda é cercada por um paredão onde são encontrados ninhos de araras. Nós tivemos a sorte de presenciar o voo de duas delas, algo lindo de se ver ao vivo.

Araras na Cachoeira Véu de Noiva (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Do outro lado do mirante, fica outra vista bem bonita, para um vale cercado por paredões.

Véu de Noiva da Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| ACESSO À VÉU DE NOIVA DA CHAPADA DOS GUIMARÃES

A partir do estacionamento, o acesso até o mirante é feito por uma curta trilha de apenas 550 metros. Vale trazer água, já que o percurso é em campo aberto, mas pode ser feito rapidamente em cerca de 10 a 15 minutos.

A administração é feita pelo ICMBio e a entrada do parque é gratuita. Os turistas podem visitar o atrativo sem necessidade de guia todos os dias, das 9h às 16h.

Véu de Noiva da Chapada dos Guimarães (Foto: Divulgação/Honda)

| ESTRUTURA

A estrutura é muito boa, com sinalização e grades de proteção no mirante da Cachoeira do Véu de Noiva da Chapada dos Guimarães. Por falar em sinalização, não é permitido voar com drones no local. A cerca de cinco minutos dali, há um restaurante, banheiros e algumas lojinhas de artesanato.

| COMO CHEGAR À VÉU DE NOIVA

Para quem já está na Chapada dos Guimarães, o acesso é muito fácil, já que a cachoeira fica a apenas 12km do centro da cidade seguindo pela BR-251, sentido Cuiabá. Uma das melhores formas de visitar a Chapada em geral é de carro próprio ou alugado, pois te dá liberdade total, como falaremos mais abaixo. Mas como a distância é curta, dá pra ir também de táxi ou com agências. Há estacionamento gratuito no local.

Como falei, a melhor forma é alugar um carro já no aeroporto de Cuiabá. Nós sugerimos que você faça a cotação no site da Rentcars, que é um buscador que encontra os melhores preços entre todas as locadoras. Você pode fazer tudo online e parcelar em até 12x. É a empresa que sempre usamos nas nossas viagens.

Já quem vem de Cuiabá, deve seguir sentido Chapada dos Guimarães pela BR-251 por cerca de 57km até a entrada da Véu de Noiva. A sinalização na rodovida é boa.

Nós viemos a convite da Honda e testamos os novos modelos WR-V, HR-V e CRV-V, que são SUV’s (veículos utilitários esportivos) perfeitos pra esse tipo de destino, onde há muitas estradas de terra e também esburacadas. Adoramos a experiência!

Caravana Honda na Chapada dos Guimarães (Foto: Divugação/Honda)

| ONDE FICAR

Nessa nossa última viagem, nos hospedamos no Malai Manso, que é sem dúvida o melhor resort da região. A estrutura é excelente, o serviço é all inclusive e o visual é lindo. Gostamos muito do serviço e indicamos de olhos fechados.

Malai Manso Resort Chapada dos Guimarães (Foto: Divugação/Booking)
Malai Manso Resort (Divulgação/Booking)

Em uma outra ida à Chapada, acabamos ficando no centro, onde há várias opções de pousadinhas charmosas com preços mais baixos. Você pode consultar as opções nesse link.

+ Veja hotéis com descontos na região
+ 10 motivos pra viajar pra lá
+ Todas as dicas da Chapada

CACHOEIRA VÉU DE NOIVA DA CHAPADA DOS GUIMARÃES
Horário: Diariamente, das 9h às 16h (saída até 17h)
Entrada: Gratuita
Estacionamento: Gratuito
Local: Chapada dos Guimarães/MT

*Os jornalistas viajaram a convite da Honda, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e refletem suas reais experiências.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *