Selime Katedrali: Você como uma formiga nos túneis da Capadócia

A Capadócia, na Turquia, é um lugar tão mágico que facilmente leva você a cenários que te fazem sentir em outro mundo. Não é à toa que muitos filmes são gravados ali, como veremos mais abaixo. Um desses lugares incríveis é a Selime Katedrali (Catedral ou Castelo Selime), um dos exemplos mais importantes de igrejas talhadas em rochas.

Mas Selime vai além das igrejas do Göreme Open Air Museum, por exemplo. Ela está situada em uma incrível montanha de pedra cortada por túneis que constituem um grande monastério bizantino.

Selime Katedrali, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Selime Katedrali, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)A Catedral Selime data do século VIII, é dividida em três seções e pode ser considerada a maior edificação religiosa deste gênero na Capadócia e a maior catedral esculpida do planeta.

Selime Katedrali, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Uma pena é que recentemente muçulmanos mais radicais tenham ateado fogo e comprometido essa relíquia, inclusive os afrescos bizantinos.

Selime Katedrali, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)Selime Katedrali, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Selime Katedrali, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O passeio é muito legal, um dos lugares que mais gostei. Percorrer os corredores desse grande monastério dá a sensação de que estamos no filme “FormiguinhaZ“. Até os adultos se divertem!

Selime Katedrali, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Selime Katedrali, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Do alto dos cinco ou seis andares deste pico de rochas, é possível ter uma vista panorâmica de diversas “chaminés das fadas” negras, que serviram de cenário para gravação do filme “Star Wars“. Um lugar surreal, onde você fica parado, admirando, até que seu guia o interrompa e diga que é hora de voltar pra casa…

Cenário de Star Wars, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cenário de Star Wars, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Selime Katedrali, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

SELIME KATEDRALI – CAPADÓCIA

ONDE FICA

A montanha que contém a catedral fica na cidade de Selime, a 28Km de Aksaray, no final do Ihlara Valley e a cerca de 85Km de Göreme, a principal cidade-base da Capadócia.

COMO VISITAR

Devido à distância e ao isolamento do lugar, com certeza é aconselhável ir acompanhado de um guia. Mesmo que você alugue um carro, é difícil percorrer as estradas desertas da Capadócia. Incluí a Selime Katedrali em um tour de dia inteiro contratado em Göreme, numa das diversas agências da cidade. Foi o último lugar que visitamos após um dia todo percorrendo vários lugares da região, como a cidade subterrânea de Derinkuyu e o Ihlara Valley. São inúmeros os passeios e você pode combinar as opções que mais lhe agradarem. Os preços são praticamente tabelados entre as agências. Fiz pela Yama Tours e gostei muito.

SERVIÇO

Endereço: Rodovia Ihlara Vadisi Yolu – Selime, Capadócia – Turquia
Horário: Diariamente das 8h às 18h30 (verão) e 8h às 17h (inverno)
Ingressos: TL8 – €3,50 (os tours de dia inteiro normalmente já têm os tickets inclusos)

Gostou? Faça um blogueiro feliz e deixe seu comentário!

+ Confira todas as dicas da Capadócia 

 

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

8 Comments

  1. Bernadete Aparecida de Moraes Rocha disse:

    Oi Rafa. Entrei no Google para ler sobre pamukkale Turquia e me deparei com seus textos deliciosos de ler e ver. Sou artista plastica e amante da natureza. Por vir de uma família muito humilde e sem recursos não sou atirada para viajar, mas esse é o meu sonho e desde menina meu sonho e conhecer a Itália, em especial a Toscana pois já pintei várias paisagens de lá. Na verdade, ver pessoas dizendo ” eu rodo o Brasil e o mundo” me suscita o pensamento -” como assim?!? ” agora estou começando a planejar minha primeira viajem para 2018. Para Bolzano. Vou conseguir. Obrigada .

  2. Anna Bárbara disse:

    Oi Rafa!!!
    Que lugar legal, hein?!!!
    Seus textos da Turquia só aumentam a minha vontade de ir urgentemente para lá!!!!
    Até olhei para ir lá no Reveillon. Mas depois da notícia de que a Turquia teria bombardeado a Líbia achei melhor esperar um pouco mais…
    Uma pena! Vou continuar sonhando através dos seus posts! 🙂
    Bjs, Anna

    • Oi Anna, que bom que você está ficando com vontade, afinal, você viaja o mundo todo e PRECISA ir à Turquia. Sinceramente acho que o conflito com a Síria não tem problema não, a fronteira fica bem longe das regiões turísticas… mas vai programando aí.
      Bjs

  3. Edwiges disse:

    Rafael, às vezes você reclama que não entro muito no “essemundoenosso”. Ultimamente é o que tenho mais feito por causa da novela, estou curiosíssima para aprender e entender. Beijos, Edwiges.

  4. Ei Rafael,

    Que passeio legal! Conhecer um dos cenários de Star Wars é a cara dos Nerds! 🙂

    Abraços,
    Lillian.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *