Ao andar pelas ruas próximas às antigas Torres Gêmeas, em Nova York (EUA), fica impossível não relembrar aquelas imagens do dia 11 de setembro de 2001 que invadiram o mundo. Estar ali chega a dar um desespero de saber que um dos momentos mais trágicos da história aconteceu naquele local. É possível imaginar a fumaça e as ruas estreitas repletas de restos de concreto e pessoas desesperadas correndo por todos os cantos. Entre um passo e outro, ao ouvir as sirenes escandalosas de carros da polícia e dos bombeiros, dá para sentir um pouco do que aquelas pessoas passaram naquele dia.

St. Paul´s Chapel (Foto: Esse Mundo É Nosso)

E é a poucos metros de onde ficava o World Trade Center que está localizado um dos prédios mais antigos de Manhattan e que não foi destruído mesmo após a queda das torres. Fundada em 1766, a capela de St. Paul (St. Paul’s Chapel) foi o local encontrado por bombeiros e médicos para servir de socorro e abrigo para tantos feridos no dia dos ataques e também nos momentos seguintes. Por lá, circularam milhares de pessoas, entre elas muitos voluntários que levavam alimentos e água para os feridos e serviram mais de meio milhão de refeições. Na foto abaixo, de reprodução da internet, é possível notar a igreja no meio da fumaça no dia 11 de setembro de 2001.

Igreja no dia do ataque | Foto: Reprodução/Internet

Estar naquele local não é fácil. O ambiente carregado traz homenagens às vítimas e aos profissionais que lutaram pela sobrevivência de tantas pessoas. Objetos pessoais, fotos, roupas usadas pelos bombeiros, flores e uma bandeira do país com o nome de todas as vítimas dos ataques trazem ainda mais emoção à capela.

St. Paul´s Chapel (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ir até a St. Paul’s Chapel não significa fazer um passeio de turismo. É como presenciar e relembrar cenas que jamais vamos esquecer. Deixando qualquer tipo de ideologia de lado, estar ali é como sentir que milhares de pessoas passaram por aquele local desesperadas atrás da própria vida ou da vida de outros. A história da nossa geração estará para sempre presente naquele local.

St. Paul´s Chapel (Foto: Esse Mundo É Nosso)

St. Paul´s Chapel (Foto: Esse Mundo É Nosso)

St. Paul´s Chapel (Foto: Esse Mundo É Nosso)

St. Paul’s Chapel

209 Broadway, New York, NY

 

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.