Uma das atrações surpreendentes quando se está em Halong Bay, Vietnã, além de navegar pelas milhares de ilhotas que parecem brotar do Mar do Sul da China (saiba tudo), é a visita à caverna Thien Cung Cave. O local é praticamente parada obrigatória de todos os tours da região.
CAVERNA EM HALONG BAY
Thien Cung Cave é a caverna mais visitada da baía. Os ingressos estavam inclusos no meu tour por Halong Bay e a visita durou aproximadamente uma hora. Com cerca de 10 mil m², a entrada é feira por uma pequena abertura, que logo mostra a imponência da caverna, que se estende por 130 metros.
As paredes e formações rochosas são iluminadas com luzes coloridas, que tornam a visita ainda mais fotogênica.
O barulho de água pingando é constante e a caminhada revela aos poucos pequenos lagos, correntes de água e apenas uma abertura por onde entra um tímido fecho de luz solar.
O guia nos mostrou as principais formações e nos divertimos com aquelas que tinham formatos de animais e pessoas, o que deu origem a uma história curiosa sobre Thien Cung Cave.
Reza a lenda que uma jovem garota chamada Mây chamou a atenção de um Príncipe Dragão, que se apaixonou por ela. Os dois ficaram noivos e o casamento durou sete dias e sete noites dentro da caverna.
Em homenagem à data, pequenos dragões voaram pelas estalactites e estalagmites, elefantes dançaram, cobras se entrelaçaram ao redor de árvores e dois leões foram vistos com suas jubas ao vento. Um grande elefante esperou pela a noiva e o noivo. Gênios também chegaram a participar do banquete e a atmosfera era animada e alegre. Todas essas cenas foram fossilizadas na gruta, segundo o conto.
Além de curiosa, Thien Cung Cave torna o passeio de barco por Halong Bay ainda mais instigante e surpreendente.