Cerro Santa Ana: Uma favela pacificada que virou atração em Guayaquil

Localizado ao lado do tradicional bairro Las Peñas, que já ganhou um post aqui, o Cerro Santa Ana é outra importante atração de Guayaquil, no Equador. As casas simples e coloridas mostram a recente urbanização do lugar, que já foi uma favela como as que tanto conhecemos no Brasil.

O lugar é atualmente pacificado e vigiado de perto pela polícia, que inclusive ajuda a guiar o visitante, para que ele não pegue nenhuma viela que ainda não foi reintegrada à cidade. Confesso que no início dá uma certa apreensão, já que os moradores ainda encaram os turistas com certa desconfiança. Mas aos poucos você entende o ritmo da vida local.

Cerro Santa Ana - Guayaquil, Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cerro Santa Ana - Guayaquil, Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Comece o passeio por Las Penãs e vá subindo em direção ao topo. No alto dos 310 metros do Cerro Santa Ana está El Faro, um farol construído em 2002 que proporciona uma vista incrível de Guayaquil.

El Faro - Cerro Santa Ana - Guayaquil, Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso) Cerro Santa Ana - Guayaquil, Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas antes, para chegar até lá, é preciso percorrer os 444 degraus numerados entre as casinhas, que, provavelmente por ordem do governo, estampam fotos de como eram antes e como ficaram após a pacificação.

Perto do El Faro, no topo da montanha, estão a Plaza de Honores, que presta homenagens aos heróis equatorianos, o Museu Aberto e também a Capilla Santa Ana.

Capilla Santa Ana - Cerro Santa Ana - Guayaquil, Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vista do Cerro Santa Ana - Guayaquil, Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Para o descanso, depois da longa subida, desça pelas Escalinatas Diego Noboa y Arteta, que reúne bares, restaurantes e galerias. A noite é muito famosa e agitada por ali.

Escalinatas Diego Noboa y Arteta - Cerro Santa Ana - Guayaquil, Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Escalinatas Diego Noboa y Arteta - Cerro Santa Ana - Guayaquil, Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O passeio vale a pena, lembra o que muitas comunidades do Rio de Janeiro estão passando com a chegada da força policial. O que é visível, porém, é que nem todos os moradores do Cerro Santa Ana passaram pelo processo de reurbanização. Basta olhar para o lado e ver que muitas vielas continuam sem nenhum estrutura, com barracos e uma certa sensação de insegurança. Fica a torcida para que isso seja revertido em breve.

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Leave your comment

  1. julianabacci disse:

    Muito legal!! Não sabia em que existia antes de vcs irem pra lá 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *