Quando planejei viajar para o Vietnã muitas coisas aguçaram minha vontade de conhecer o país: visitar metrópoles malucas como Hanói e Ho Chi Minh, fazer o tour de barco por Halong Bay, conhecer praias paradisíacas como as de Nha Trang

No meio das pesquisas uma coisa chamou a atenção: a possibilidade de beber a cerveja mais barata do mundo. Pronto, foi na mosca e eu tinha que ir pra lá!

Logo ao desembarcar em Hanói, descobri que não era tão fácil assim encontrar a bebida. A Bia hơi é uma cerveja draft muito popular, no sentido de que é tomada pelas classes bem baixas, ou seja, não era simples encontrá-la no circuito turístico da capital vietnamita. Mas eu estava disposto a procurar.

Cerveja mais barata do mundo no Vietnã (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Depois de um dia todo na cidade e nenhum sinal dela nos bares por onde passei, me deparei com uma espécie de papelaria com a placa Bia hơi. Na porta da lojinha da rua Tạ Hiền, não tão longe da área turística, muitos vietnamitas sentados em banquinhos ou na própria calçada com a tal cerveja na mão. Ali ela custava VND 5.000 (US$0,20) um copo de 300ml.

Cerveja mais barata do mundo no Vietnã (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Logo descobriria que a não ser na periferia, a cerveja mais barata do mundo não era vendida em bares ou restaurantes, mas sim meio que clandestinamente em lojinhas como aquela. Descobri também que nos lugares mais afastados a Bia hơi era ainda mais barata, pouco mais de dez centavos de dólar na moeda local.

Cerveja mais barata do mundo no Vietnã (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Confesso que beber um chopp em uma papelaria não era das coisas mais higiênicas, mas era super divertido. Uma senhorinha se agachava atrás do balcão, abria o barril e a cerveja saía até que gelada. O gosto era bom, como outras draft de não muita qualidade. Depois de muitos e muitos copos, entre eles alguns quentes, descobri o motivo. A senhora às vezes enchia meu copo com a sobra dos demais clientes que caía numa bacia abaixo do barril. “Se não matar, engorda”, logo pensei e passei a vigiá-la toda vez que pedia mais uma.

Cerveja mais barata do mundo no Vietnã (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Apesar das lembranças dos conselhos da minha mãe sobre cuidados com higiene no Sudeste Asiático, saí feliz da vida por finalmente ter encontrado a tal cerveja mais barata do mundo. Pena que não trouxe um barril de Bia hơi pra beber enquanto escrevo esse post :).

+ Confira mais dicas e relatos do Vietnã

 

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

15 respostas

  1. Oi Rafael ! Tambem adorei Bia Hoi! Nao fica nada atras das marcas mundiais de cerveja…e pelo preco, quase que nos sentimos obrigados a beber umas poucas! 🙂 Mas quando tive em Hanoi e Saigao, nao tive dificuldade em encontrar. Bastava ver os botecos que tinha muita gente vietnamita sentada ca fora, e certamente que teriam Bia Hoi! 🙂
    Vou voltar ao Vietname em Novembro- Vou beber uma (ou duas) por voce! 🙂 AB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.