6 imagens que provam por que você deve visitar as Chapadas do Brasil

As Chapadas do Brasil são sem dúvida alguns dos cenários mais incríveis do interior do país. Cavernas, cachoeiras, lagoas azuis, atividades radicais e mirantes de tirar o fôlego são apenas algumas das atrações.

A convite da Chapada Brasil Tours, empresa especializada em passeios nas Chapadas Diamantina, dos Veadeiros, dos Guimares e das Mesas, listamos algumas das razões pelas quais você deve visitar esses destinos:

 

6 IMAGENS: CHAPADAS DO BRASIL

 

1. POÇO AZUL – CHAPADA DIAMANTINA

Chapada Diamantina e dos Veadeiros [Foto: Danielle Pereira (CC BY 2.0)]

Foto: Danille Pereira

Uma das principais atrações da Chapada Diamantina, o Poço Azul fica em Nova Redenção, a 45Km da BR-242, na Bahia. O poço foi descoberto por um garimpeiro em 1920, quando procurava diamantes. O local foi aberto aos turistas só na década de 1990, quando se tornou um dos cartões postais mais concorridos.

As águas cristalinas e azuis são ideais para a flutuação. É possível também fazê-la na parte interna da caverna, onde corre o rio subterrâneo do Poço Azul. O melhor horário para visitação é entre 13h e 15h, quando os raios do sol atingem a água, que irradia em tons azuis. No poço já foram encontradas mais de 3 mil unidades fósseis de animais pré-históricos.

 

2. CACHOEIRA DA FUMAÇA – CHAPADA DIAMANTINA

Cachoeira da Fumaça [Foto: Vic Paes (CC BY-SA 3.0)]

Foto: Vic Paes

Localizada no Vale do Capão, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, a Cachoeira da Fumaça é considerada a maior cascata do Brasil e a quinta do mundo, com uma queda d’água de 370 metros. Devido à altitude e à força dos ventos, muitas vezes a água mal atinge o poço, motivo pelo qual surgiu a denominação “fumaça”, já que a água é pulverizada ainda na descida.

O acesso se dá por uma trilha de quatro dias e três noites em meio à mata, num trekking de alto grau de dificuldade. Mas a vista do Vale do Capão compensa a subida. Se ainda sobrar energia, é possível fazer rapel em meio à queda d’água.

Quem escolher conhecer a Cachoeira da Fumaça de cima, o acesso é mais fácil. São 18Km em estrada de terra até a Vila do Caeté-Açu e mais 7Km de caminhada. É necessária a presença de um guia.

 

3. CACHOEIRA DO BURAÇÃO – CHAPADA DIAMANTINA

Cachoeira do Buracão [Foto: Marina Feldhues (CC BY-SA 3.0)]

Os cânions sinuosos atraem turistas ao município de Ibicoara para a prática de trekking, rapel, cascading e escalada. Considerada a mais bonita da Chapada Diamantina, conta com uma queda d’água de 80 metros e um ótimo poço para banho.

O acesso é feito por asfalto e estrada de cascalho e exige uma trilha média de apenas 45 minutos.

 

4. CATARATAS DOS COUROS  – CHAPADA DOS VEADEIROS

Catarata dos Couros [Foto: Rodrigogomespaixao (CC BY-SA 3.0)]

Foto: Rodrigogomespaixao

Em Goiás, este trecho do Rio dos Couros forma um dos mais impressionantes complexos de cachoeiras, corredeiras e poços. São diversas quedas surpreendentes que podem ser acessadas numa curta caminhada de pouco mais de 2Km pelas margens do rio.

 

5. CACHOEIRA SANTA BÁRBARA – CHAPADA DOS VEADEIROS

Cachoeira Santa Bárbara [Foto: Naiane cascardo (CC BY-SA 3.0)]

Foto: Naiane Cascardo

Localizada na Chapada dos Veadeiros, é considerada uma das mais lindas. O acesso se dá a pé desde a Vila Kalunga Engenho II por uma trilha plana que, na época das chuvas, exige a travessia de um rio. A paisagem é linda, com colinas floridas. Como na maioria dos passeios, é recomendável que a caminhada seja feita logo cedo.

 

6. MIRANTE DO CENTRO GEODÉSICO – CHAPADA DOS GUIMARÃES

Chapada dos Guimarães: Mirante do Centro Geodésico (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Foto: Esse Mundo É Nosso

Chega até a dar vertigem só de ver a foto, certo? O Mirante do Centro Geodésico é uma das atrações mais fotografadas da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. Embora as fotos desse cenário possa impressionar todos seus amigos, não passa de um ilusão quando o assunto é a altura (segredinho nosso).

 

COMO VISITAR

A Chapada Brasil Tours é uma das operadoras que mais entendem do assunto quando se fala nas Chapadas do país. Com eles, você pode reservar passeios, pacotes e transfers para a Chapada dos Guimarães, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros e Chapada das Mesas com conforto, segurança e agilidade.

 

Post Patrocinado

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

8 Comments

  1. Maria Eduarda disse:

    Como é o nome de uma das chapadas do Brasil

  2. andre barata martins disse:

    oi pessoal td bem ? estive recentemente no poço encantado, na primeira foto, em redenção , não é o poço azul, em redenção, abs

  3. Aristóteles Teles disse:

    Olá Rafael.
    Aqui no sul do Ceará tem a Chapada do Araripe, Um oásis no meio do sertão.
    Super indico para os amantes do ecoturismo!

  4. Nêmora Procópio disse:

    Por quê a Chapada das Mesas aqui do Maranhão (não menos rica e deslumbrante que as citadas na matéria) ficou de fora?

  5. Betto Madeira disse:

    Na chapada Diamantina,Existe uma cidade de Nome Rio de Contas Extremo da Chapada Diamantina Ba,pouco divulgada ,Mas veja meus relatos por la.site Mochileiros ,cidade de Rio de Contas ,relatos de viajem.felicidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *