Se existe um prato que tem a cara do Vietnã ele é o phở. Enquanto em Nova York você compra camisetas e outros souvenirs escritos “I♥NY”, no país eles vendem a rodo a estampa de “I♥Phở”.

Essa sopa feita de macarrão de arroz com caldo de carne extremamente quente e pedaços finos e crus de carne bovina, que cozinham com o líquido fervente, é uma das mais famosas comidas típicas do Vietnã.

O mais curioso é que o prato é consumido principalmente no café da manhã.

+ Onde comer comida vietnamita em São Paulo

Exemplo de camiseta vendida no Vietnã com I♥Phở

O incrível Phở do Vietnã (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quando fui prová-lo, pedi enquanto esperava um voo num aeroporto e a garçonete me disse: “Hummm, já passa do meio-dia, mas vou ver se eles ainda estão servindo”. Ainda bem que estavam! Depois desse dia, não perdi um phở em nenhum hotel no café da manhã.

Existem variações do prato preparadas com almôndegas, tendões, tripas, coxas e outros pedaços de frango e até linguiça fatiada. Para os vegetarianos, há também versões com legumes e tofu, em vez da carne.

O incrível Phở, comida típica do Vietnã (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No norte do Vietnã, na região da capital Hanói, o phở usa fitas de massa mais largas e cebolinha-verde. Já no sul, em Ho Chi Minh City, antiga Saigon, usa fitas mais finas de macarrão e pode receber broto de feijão e outras ervas.

COMIDA TÍPICA DO VIETNÃ: O PHO EM CASA

A receita pode ser adaptada para a culinária brasileira, mantendo os sabores vietnamitas. Os ingredientes básicos são macarrão de arroz (facilmente encontrado em lojas orientais), caldo de carne, carne bovina cortada em fatias bem finas, broto de feijão, limão e temperos.

A receita completa e o modo de fazer você encontra nesse site.

+ Confira todas as dicas do Vietnã

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
11 respostas
    1. Oi Dani, tudo bem?
      Depende muito do seu roteiro no país. Mas com entre 5 e 10 dias já dá pra conhecer muita coisa. Vale pesquisar quais cidades você gostaria antes. Eu fiz de norte a sul em cerca de 6 dias.

      Abraços

  1. Que massa! Vou tentar fazer em casa!

    Sabem, depois do post das suas férias no Vietnã o coloquei na minha lista de lugares no mundo para visitar!

    Achei linda a praia e teus comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.