Como é voar Avianca para a Colômbia: Relato de voo para Bogotá

Fundada em 1919, a Avianca foi a primeira companhia aérea comercial da América Latina e a segunda do mundo. Hoje faz parte do segundo maior grupo de aviação latina, a AviancaTaca Holding SA, atrás apenas da Latam Airlines, fusão da TAM com a LAN.

Importante: Esse relato é de 2013, antes de a empresa adotar um modelo de negócio de baixo custo, com menos comodidades aos clientes atualmente.

Com média de 290 voos diários a 22 destinos na Colômbia e outros 22 na América e Europa, a empresa faz parte da Star Alliance e opera mais de 65 aeronaves de alta tecnologia, entre elas Airbus A330, A320, A319, A318 e Fokker 50.

Como é voar Avianca para a Colômbia (Foto: jmiguelrodriguez)

COMO É VOAR AVIANCA PARA A COLÔMBIA

Voamos pela companhia aérea de São Paulo (Cumbica) para Bogotá (Eldorado). Já havíamos voado pela empresa no Brasil, mas foi nossa primeira experiência na Avianca Internacional. Como vamos contar a seguir, foi uma excelente experiência, principalmente se compararmos com os serviços prestados pelas companhias aéreas brasileiras em voos para outros destinos na América do Sul.

COMPRA DO BILHETE

Compramos as passagens pela Decolar, já que conseguimos “casar” pelo site um stopover em Bogotá e seguimos viagem rumo ao Equador. Mas o site da Avianca é em português, de fácil navegação e você não deve encontrar problemas ao adquirir seus bilhetes por lá. O interessante é que a companhia costuma oferecer preços melhores que as concorrentes, principalmente para destinos a outros países que não a Colômbia, mas com conexão em Bogotá. O aeroporto de Eldorado ganhou um novo terminal operado pela Avianca e virou um dos maiores hubs das Américas, onde são feitas as trocas de aeronaves por aqueles passageiros que seguem principalmente para o Caribe ou Estados Unidos.

CHECK-IN

O check-in foi feito tranquilamente no aeroporto de Guarulhos. Não havia filas e já havíamos marcado nossos assentos gratuitamente junto à Decolar. Apesar de ser membro da Star Alliance, os voos operados pela Avianca, assim como a Taca, ainda não pontuam no TAM Fidelidade. Por isso nos cadastramos no Life Miles, plano de fidelidade do grupo AviancaTaca, para juntarmos os pontos dessa viagem.

O AVIÃO

Classe Executiva - Como é voar Avianca para a Colômbia (Foto: Divulgação/Avianca)

O Airbus A330-200 que opera a rota São Paulo – Bogotá impressiona logo à primeira vista. Cheirando a nova, a aeronave acomoda 220 passageiros na classe econômica e outros 30 na executiva. Os assentos da econômica são divididos em 3 fileiras, na formatação de 2 assentos laterais, 4 centrais e outros 2 laterais.

Como é voar Avianca para a Colômbia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Como é voar Avianca para a Colômbia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

As poltronas são bem confortáveis, um pouco mais espaçosas que as dos voos domésticos do Brasil, e contam com apoios para a cabeça e os pés. Além disso, o assento à sua frente tem uma tela LCD (como vamos descrever abaixo), cabideiro, suporte para copos e tomada USB. Sobre as poltronas já havia cobertor, travesseiro e fones de ouvido.

O VOO

Nosso avião decolou pontualmente às 8h35 da manhã e chegou a Bogotá no horário previsto, às 12h35. O voo foi tranquilo, sem nenhuma ocorrência.

ENTRETENIMENTO A BORDO

Esta é uma das partes altas da viagem. Todos os assentos têm uma TV individual touchscreen com uma ampla variedade de filmes novos, séries, programas de TV, documentários, músicas e games. O sistema de entretenimento conta ainda com um joystick. Esse sistema chegou a travar uma vez, mas foi reiniciado e voltou a funcionar normalmente.

Como é voar Avianca para a Colômbia (Foto: Divulgação/Avianca)

Havia também revistas de bordo e, durante o voo, foram distribuídos jornais e outras revistas colombianas. Havia ainda a venda de produtos em um duty free a bordo.

REFEIÇÕES

Outro ponto forte da viagem. Apesar de as refeições oferecidas serem um pouco estranhas para nós brasileiros, o serviço foi farto para um voo de apenas 6 horas. Pouco depois da decolagem, foi servido o café da manhã com pão, salada de frutas e uma espécie de omelete com batatas, tomate e peito de peru.

Como é voar Avianca para a Colômbia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Durante o voo foram oferecidos refrigerantes, sucos, água, café e cerveja colombiana.

Como é voar Avianca para a Colômbia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pouco antes de pouso em Bogotá, foi servido um sanduíche frio, novamente acompanhado de bebidas, inclusive alcoólicas.

Como é voar Avianca para a Colômbia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

CHEGADA

O desembarque foi tranquilo, assim como a passagem pela imigração e a retirada das malas.

CONCLUSÃO

Definitivamente voltaria a voar Avianca para a Colômbia. É um serviço diferenciado quando comparado com as opções que temos no Brasil para destinos na América Latina e até mesmo Estados Unidos. Já havia feito o mesmo trajeto pela TAM e não tem comparação. Mesmo se comparado com a Taca (veja o relato), a Avianca, que é do mesmo grupo, presta um serviço ainda melhor e oferece maior conforto.

+ Veja dicas e relatos sobre a Colômbia

+ Confira como é voar nessa rota pela TAM

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Cacaumacquaid disse:

Minha filha chegou em Bogotá um pouco antes e disse que nem água foi servido…esse post está vencido.

Olá, tudo bem?
Acho que você não chegou a ler, porque logo no começo está bem sinalizado em destaque que houve uma grande mudança no serviço da Avianca.

Abraços

Pedro Marinho disse:

Faz uma atualização ou apaga a postagem. A experiencia atualmente é VERGONHOSA. Não oferecem uma agua, poltrona não reclina nada, espaço para o joelho (tenho 1,72 apenas) é minimo, é a pior experiencia que eu ja vivi na vida. Low costs da Asia dao um BANHO na Avianca atualmente. Uma vergonha tremenda

Oi, Pedro, tudo bem?
No topo do texto tem uma caixinha bem grande sinalizando as mudanças pelas quais a Avianca passou. Acho que você não viu 🙂

Abraços

Jac disse:

Peguei um péssimo voo do Brasil para Colômbia em 20/02/2023.
O avião era pequeno, 3 assentos para cada lado. As cadeiras não reclinavam nada, eram retas, não tinha tv, USB para carregar celular, nem saquinhos, caso enjoasse!!!!
Tudo era pago!!! Água, 3 dólares e acreditem, se quisessem cobertor tinha que comprar por 9 dólares.
Para trocar lugares, 25 dólares por pessoa!!! Comida paga tb!!! Avião pior que os da ponte aeria Rio-SP!!
Um terror! Nunca mais AVIANCA!

Danilo Fernandes Ferreira disse:

Pois no início de março de 2023 a situação mudou muito. Voltei de Barranquilla com escala em Bogotá. O avião era um Airbus A320. Fiquei na fileira de saída de emergência (na asa). Ou seja, mais espaço pras pernas mas sem poder reclinar. Não consegui dormir (sendo que o voo chegava 6h em SP) quase nada. Bancos bem desconfortáveis. Comida só comprando. Não distribuem nem água. Pra completar, destruíram minha bagagem despachada.

Silvia disse:

Olá, td bem! Fizemos um voo ontem pela Avianca, São Paulo a Bogota, compramos a tarifa mais cara, com direito a assento premium. Qual não foi minha surpresa, depois de relatos e vídeos que assisti antes, e uma decepção enorme, pois no vôo, não ofereceram sequer água, nada, mas nada mesmo. Nem mesmo um cobertorzinho. Um senhor pediu, a comissária se desculpou, e disse que teria um custo de 9 dólares. Acho que um dia poderia ter sido boa, porém agora, uma decepção enorme . Me senti humilhada, como se eles tivessem fazendo um favor de nos transportar. Ah, sem falar que não tem mais telas nos assentos, te fornecem um wifi para você assistir a filmes em seu próprio celular. Também não te oferecem fones. Nada, absolutamente nada. Não sei desde quando está assim, mas horrível. Pra mim, nunca mais!

Jeane disse:

Boa tarde Rafael,

Gostei muito de seu site mas fiquei em dúvida de quando foi essa sua viagem e se você já fez alguma outra viagem pela avianca depois dos problemas que a empresa teve no Brasil.

Até 2018 sempre viajei pela avianca, seja para destinos nacionais quanto internacionais, mas estou com um certo receio depois da recuperação judicial que eu nem sei como terminou (se foi decretada a falência da empresa, ou não).

Por acaso você chegou a viajar pela avianca em vôos recentes? Sabe dizer se estão cancelando os vôos, se os aviões ainda são confortáveis e se ainda é confiável comprar passagem por essa empresa?

Tenho uma viagem marcada para NY ano que vem e o preço da avianca está sensacional, mas, como disse, estou realmente com receio de uma possível dor de cabeça.

Desde já te agradeço.

Oi, Jeane, tudo bem?
Como sinalizamos no início do post, esse relato tem alguns anos, antes de a Avianca tornar seu serviço semelhante a empresas de baixo custo.

De toda forma, se o preço realmente estiver ótimo, eu compraria sim. Não terá um serviço de bordo de tanta qualidade, mas é como fazer um voo da GOL para outro país.

Abraços,
Rafael Carvalho

Jeane disse:

Muito obrigada pela resposta. Serviço de bordo a gente leva um lanche e tá tudo certo… rsrs

Paulo disse:

Boa noite,

Minha experiência de viajar pela Avianca foi bem diferente da relatada, fiz uma viagem recente para Nova York com escala em Bogotá, o percurso teve dois voos de 6hs,vamos aos pontos positivos: pontualidade e cortesia dos profissionais.
Pontos ruins :
Avião: 2 fileiras de 3 poltronas onde mal se reclinam deixando a viagem bem desconfortável no trecho de Guarulhos para Bogotá e de Nova York para Bogotá
Entretenimento: apenas no trecho de volta de Bogotá para São Paulo tinha as tvs com cardápio limitadíssimo , vale ressaltar que em de Nova York para Bogotá não consegui usar o smartphone pois a tomada era do tipo C, é bom levar um adaptador
Refeição: bem lamentável, não disponibilizaram lanche quente, o que tinha era um sanduíche de pão com fatia de frango, bem salgado por sinal, uma garrafinha de 280ml de água, um pacotinho de batata frita e 4 biscoitos oreo. Tinha a opção de chá ou café também, mas não provei. Percebi que nas conexões os passageiros traziam refeições por isso é bem importante ir preparando para comprá-las, o problema é não permitirem entrar com líquidos a bordo e as refeições no aeroporto de Bogotá são bem caras.

checkins, na volta demoraram muito para abrir, tive fila na ida e na volta.

Minha conclusão pessoal: a viagem valeu a pena pelo preço uma vez que os voos direitos estão neste momento bem caros, mas precisa ir preparado para comprar as refeições e para o aperto no avião, os serviços de bordo estão bem abaixo das experiências que tive com outras companhias aéreas em viagem para o exterior, infelizmente.

Uma dúvida, esta publicação é patrocinada?

Oi, Paulo, tudo bem?
Não, a publicação não é patrocinada. Foi a nossa experiência. Mas sim, sabemos que a Avianca tem mudado drasticamente o serviço para companhia de baixo custo, inclusive as aeronaves que voam pro Brasil são bem menores atualmente. Seu comentário ajudará outros leitores com certeza!
Abraços

LIDIANA Borges da Silva disse:

Bom dia!
Primeira vez viajando com a Avianca. Guarulhos – Bogota.Uma experiência horrível. Poltronas não reclinam o que torna uma viagem de 6 horas torturante, sem nada de entretenimento. Refeição cobrada. E os valores das passagens altíssimos, pelos serviços oferecidos.

Aglae Santos disse:

Tb tive essa experiência péssima com Avianca, Guarulhos-Bogota-Miami. Poltronas em 90 graus, sem o mínimo de reclinaçao. Desconforto total, sem tela de entretenimento, lanche pao gelado e duro,horrível!Avianca nunca mais!

Jéssica Loreto disse:

Oi Rafael, adorei seu relato aqui! Em breve farei esse mesmo trajeto com a Avianca. Obrigada por compartilhar sua experiência 🙂

Aline disse:

Oi Rafael, muito legal o seu artigo, eu gosto muito da Avianca, já voei algumas vezes antes da crise no Brasil. Você saberia dizer se os vôos de conexão são garantidos no caso de atraso? É que na passagem de volta de Aruba a Bogotá só tem uma opção de horário e a diferença para a saída para São Paulo é só 1h 9m, não sei se fica longe para pegar o segundo vôo no Aeroporto de Bogotá, será que saem sempre na hora, ou seja, não há atrasos?

Oi, Aline, tudo bem?
Eu também gosto muito da empresa. Então, se você compra a passagem toda completa, a empresa é sim responsável pela conexão e por você caso haja algum atraso.

De toda forma, já fiz conexões de 1h em Bogotá e deu certo sim. A gente acaba dando uma corridinha, mas dá certo!

Abraços e boa viagem!

Renata Miguel de Paula Daher disse:

Oi Rafael, tudo bem ?

em Jan/2019 farei uma escala de 10 horas no aeroporto com destino a Miami.
Você sabe se tenho que retirar as malas despachadas e fazer o check in novamente ?

obrigada

Oi, Renata, tudo bem?
Se sua conexão é pela Avianca, você não precisa retirar as malas, não. Elas seguem diretamente até o destino final.

Abraços e ótima viagem!

Fabio disse:

Como é o voo de São Paulo até Nova York, como conexão em Bogotá (troca de aeronave) ? Tem alguma taxa extra cobrada no embarque em Bogotá?

Como é o serviço abordo (atendimento, alimentação, etc) ?

Oi Fábio, tudo bem?
As taxas todas já estão inclusas na sua passagem no momento da compra com a conexão. Sobre o serviço, ele é bem parecido com o trecho entre o Brasil e a Colômbia. Ou seja, os dois voos são praticamente iguais.

Abraços e boa viagem!

Veronica Machado disse:

Olá, Rafael!
Estou pensando em ir de Avianca para Dublin, saindo de Porto Alegre. Apesar das diversas conexões (poa- lima- Bogotá- Londres- Dublin) e das mais de 30 horas, o preço está valendo muito a pena. Vc indica ou já soube de alguém que foi de Avianca para a Europa? Só conheço a Avianca em vôo doméstico e é muito boa!
Obrigada!

Oi Veronica, tudo bem?
Infelizmente não conheço ninguém que já tenha feito esse trajeto, mas a Avianca Internacional é muito boa, tanto que o voo do Brasil pra Bogotá é ótimo. Como sua conexão é por Lima, é capaz que o primeiro trecho seja pela Taca, que é bem mais simples. Mas depois de Bogotá pra Europa, provavelmente será de Avianca, que deve seguir o bom padrão.

Abraços,
boa sorte!

Higor Carvalho disse:

Olá Rafael, parabéns pelo site. Encontrei muitas informações boas para minhas viagens! Gostaria de saber se os vôos de São Paulo para Bogotá são diretos? Caso não sejam, qual ou quais aeroportos eles fazem paradas? Moro no nordeste, e sempre achei que seria mais vantajoso sair do Norte do país rumo a Colômbia, mas pelas minhas pesquisas as passagens mais baratas estão saindo de São Paulo, isso confere?

Oi Higor, tudo bem? Muito obrigado.
A Avianca tem voos diretos do Brasil a partir de SP, Rio e Fortaleza. Se você morar em outra região, terá sim que fazer conexões. Sobre o preço, creio que por conta do número de voos será mais barato sim sair de SP, inclusive porque daqui você tem a Latam, por exemplo, que também voa pra lá.

Abraços

Silvia Monteiro disse:

Boa noite Rafael, voei em 2015 com a Avianca e foi quase tudo perfeito, só minha bagagem que chegou 24hs depois em Orlando, mas fora isso tudo tranquilo, deixa eu te fazer uma pergunta pois vc viaja bastante, comprei novamente para setembro, só que desta vez não consegui marcar os assentos pela internet e liguei para eles e uma moça bem simpática marcou p mim, mas não consigo visualizar se os lugares são bons, vc poderia me dizer (se souber claro) se os assentos 18J e 18K no airbus 330 são bons lugars??? realmente não consigo ver em nenhum site.
E parabéns pelo post adorei.

Oi Silvia, tudo bem?

Para essas dúvidas de assentos, existe um site que é o https://www.seatguru.com/ que eles avaliam os lugares em todos os aviões. Vale dar uma olhadinha 🙂

Abraços e boa viagem

Ligia disse:

Olá Rafael, tudo bem??
Estou planejando viajar para Los Angeles em julho, e a Avianca está com o preço infinitamente melhor do que as outras companhias… Praticamente metade do valor do que as outras estão praticando. Medrosa que sou, já fico com medo, questionando.. “porque será que está tão mais barata˜? Na verdade, tenho medo mesmo de voar..
O vôo fará uma escala de 2 horas e pouquinho em Bogotá..
Você achou seguro? Deve ser besteira da minha parte né?
Obrigada!

Oi Ligia, tudo bem?
Desculpe pela demora. A Avianca é uma das melhores empresas aéreas da América Latina, eu particularmente gosto muito. A diferença no preço pode ser por alguma promoção ou pelo fato de ter conexão em Bogotá.

Abraços e boa viagem

Rafael Alves disse:

Bom dia!
Vou viajar para Europa de Avianca em Julho com conexão em Bogotá, vai ser minha primeira viajem, irei eu, minha esposa e minhas Filhos de 1 ano (Gêmeas), ai começam minha duvidadas:
Quanto a alimentação para bebes, tenho algo preparado no avião ou tenho que levar a parte?
E a conexão e tranquilo de fazer? Pois nao sei falar em espanhol, os funcionários da Avianca auxilião na troca de avião?
Tenho informação que em Bogotá tem que pagar uma taxa de imigração, essa informação procede?

Oi Rafael, tudo bem?
A conexão em Bogotá é bem tranquila e não conheço nada sobre essa taxa. Já sobre o serviço de bordo para bebês, sugiro que entre em contato com a companhia aérea.

Abraços e ótima viagem

Lucile Mayeron disse:

Olá Rafael! Vou pro México em julho agora e tenho um stopover em Bogotá de 12 horas, você poderia ma passar umas dicas sobre o que fazer ?
Eu vi que tem um castelo lindo no meio das montanhas, cathedral Las Lajas, mas vi que não era necessáriamente em Bogotá, fiquei muito decepcionada, a hora que vi a foto, me deu uma vontade imensa de conhecer, mas enfim, se puder me dar dicas sobre a cidade agradeço, e queria também sobre os táxis por lá….
Desde já agradeço!

Oi Lucile, tudo bem?
Temos um post só com dicas pra uma conexão em Bogotá, acho que vai te ajudar muito https://www.essemundoenosso.com.br/conexao-em-bogota/

Qualquer outra dúvida, fico à disposição,
abraços

luiz marcelo diniz disse:

Ola Rafael. Gostei muito do seu site. Eu e minha noiva estavamos pensando em Bogotá, Medellin e Cartagena. Com essa historia de Stopover, acendeu uma luz e a vontade de conhecer QUITO, que estava em uma das ultimas revistas da TAM, aumentou.

Confesso que nunca fiz isso. E NAO sabia que era possivel fazer em companhias daqui. Imaginava que isso era coisa so de Emirates e afins. rsrsrs Resumindo voce acha possivel, entao, comprar uma passagem com QUITO como destino e ficar uns dias em Bogotá? E fazer isso pelo DECOLAR?

Muito obrigado, Diniz.

Oi Luiz, tudo bem? Super obrigado!
A possibilidade de stopover fica a critério da companhia, então você tem que ligar pra ela e ver se isso é possível. Uma alternativa é você comprar a passagem naquela opção “multiplos destinos ou várias cidades”. Dessa forma, você colocar o trecho Brasil – Colômbia e depois Colômbia – Equador. O preço pode variar ou às vezes pode até ser igual. É questão de tentativa e muita pesquisa mesmo.

Se de nenhum desses jeitos você conseguir um bom preço, pegue uma conexão mesmo em Bogotá. Aí basta você escolher o tempo mais longo na cidade disponível entre as opções da passagem.

Abraços e ótima viagem

Kelly carvalho disse:

Qual duração da viagem p sana andress saindo de sao paulo ou brasilia?

Oi Kelly, tudo bem?
Você fará conexão em Bogotá (entre 5h e 6h de SP ou Brasília até lá) e depois a viagem dura mais umas 2h30 até San Andrés.
Abraços,
Rafael Carvalho

marcos disse:

Boa noite, vou para san andres tbm na Colombia, pensei em fazer o stopover em bogotá mais não consigo localizar onde peço isso……vcs sabem???

Oi Marcos, tudo bem?
Você pode ligar pra Avianca e perguntar sobre stopover ou então pode comprar a passagem na modalidade “múltiplas cidades” no site deles. Aí você colocaria o voo do Brasil > Bogotá e depois Bogotá > San Andrés. A volta, se quiser, pode colocar direto San Andrés > Brasil.
Abraços

Cirineu Pereira de Souza disse:

Fizemos uma viagem para Orlando via Bogotá pela Avianca no dia 14/11/2015 e voltamos no dia 21/11/2015 também pela Avianca, não tivemos nenhum problema, pelo contrário, pontualidade, refeições e uniformes das aeromoças, nota 100, com certeza voltarei a voar com essa companhia.

Jean disse:

Pois eu voei pela Avianca para Bogotá agora em novembro de 2015 dia 21-12, no A330-200 SP Bogotá e gostei muito, a comida estava muito boa, gostei e deu tudo certo, e quando fui para Cartagena de índias no dia 21 fui no moderno 787 moderno e silencioso e muito confortável.Minha primeira experiência pela Avianca, foi positiva.

Ralerson Trevisan disse:

Venho por meio desta mostrar minha total insatisfação com esta companhia. Tinha um vôo de Bogotá para São Paulo dia 04/12/2015 às 22:04hs cheguei no portão para pegar o ônibus às 21:3hs e fui informado que o portão já tinha fechado…Argumentei que na passagem dizia que eu tinha que chegar até 20 minutos antes da hora marcada para a partida ou seja eu poderia chegar no portão até 21:4hs Amigos que viajavam comigo argumentaram a mesma coisa porém ameaçaram também deixa los, fora o atraso de toda a minha programação tive que pagar 345 dólares por incompetência da companhia que não cumpriu o combinado, tive q dormir no aeroporto pois me disseram que se não estivesse lá as 4hs da manhã não conseguiria encaixe no próximo vôo.
Acredito que nem terei resposta deste email pois uma companhia que age de má fé com seus clientes não terá a decência de resposta e assumir o erro de tal acontecimento, não indicarei a vossa companhia para nenhum de meus familiares e amigos e a partir de Hoje minha empresa juntamente com meus colaboradores não viajam mais pela Avianca; Claro que posso mudar de idéia se eu tiver uma boa explicação para tal ocorrido.
Espero que este email chegue ao responsável de todo este transtorno.
Obrigado.

Oi Ralerson, tudo bem?
Obrigado por deixar seu relato, pode ajudar outros passageiros na hora de escolher a empresa aérea. Mas como não temos nenhuma relação com a Avianca, sugiro que encaminhe diretamente para a companhia.
Abraços

marleide disse:

Viajei também ! Não vi nada de ruim tudo muito gostoso, atendimento vip e o aviao muito confortável e o uniforme das aeromoças são os mais lindos que ja vi.

Gisele disse:

Também gostei de grande parte dos serviços prestados pela Avianca, também viajei a Bogotá em janeiro de 2015, comprei minha passagem por um agente de viagens CVC, não tive problemas com a passagem, tive problema com o Check in pela net mas acabei conseguindo com 12hrs de antecedência, gostei do atendimento no aeroporto, da pontualidade no horário de embarque e o horário do voo.
Ja na parte da alimentação descordo totalmente do que foi postado. Na minha ida apos uma hora de embarque foi servido uma bebida(escolhi água, pq estava morrendo de sede) e um biscoito pequeno (origem colombiana) ruim, extremamente seco, sabor queijo horrível. A próxima refeição foi uma hora antes do pouso era uma bebida(escolhi coca cola), uma salada de frutas muito boa e tinham duas opções de refeição Crepe doce ou ovos, escolhi crepe achando que ia me dar bem qdo abri tive uma péssima impressão o crepe estava marrom, totalmente molhado e um liquido marrom estava sobre ele ainda assim tentei comer, estava meio cru com gosto que nem gosto de lembrar. Traumatizante a viajem de ida e a volta…
Na volta foi servido uma hora apos a decolagem um copo de água a todos os passageiros, uma hora antes do pouso foi servido a refeição que foi uma bebida (escolhi coca cola), um pão (tipo pão de leite) que estava meio duro, e duas opções de refeição, Frango ou macarrão, escolhi o macarrão qdo abri tive uma grande decepção o macarrão estava molhado com um liquido amarelo cor de mostarda e meio cru, pedi pra trocar, o comissário muito descontente fez a troca pelo frango que pra minha infelicidade estava pior, o aspecto era de velho, o frango estava escurecido, quase preto, frio, sem sal, sem tempero nenhum, um gosto absurdamente ruim.
Se não tivesse levado uns lanches, biscoito, salgados teria passado fome durante o voo, pois a comida da avianca é a pior, cheguei a fazer uma reclamação no site, mas me responderam que não poderiam receber a reclamação pq era uma viagem internacional. Não acho a Avianca uma empresa ruim mas a comida 🙁 🙁

Oi Gisele, nossa, que pena que teve uma experiência ruim.
Dentro de um mês vamos voltar a voar Avianca e atualizaremos o post.
Abraços e obrigado pelo seu relato!