Como é voar nos ATR da Azul e usar os ônibus gratuitos entre SP e Campinas

Relato de como é voar nas menores aeronaves da Azul e usar o ônibus gratuito da empresa para Viracopos

A jovem companhia aérea Azul – que fez seu voo inaugural no final de 2008 – é conhecida pelos novíssimos jatos da Embraer, dispostos de poltronas de couro e telas de LCD individuais, que ainda não estão totalmente em funcionamento.

Mas neste ano, entraram para a frota da Azul aeronaves menores: os turboélices ATR-72, ideais para voos que percorrem até 500Km e com destino a cidades menores. Foi num destes aviões que embarquei no Aeroporto de Viracopos, em Campinas/SP, rumo a Uberaba/MG no último fim de semana.

ATR-72 Azul (Divulgação/Azul)

Ônibus gratuito

Ônibus AzulAntes disso, foi preciso fazer o transfer de São Paulo para Campinas e para isso utilizei um dos ônibus gratuitos da Azul, que partem da Barra Funda, Congonhas, Shopping Eldorado e Shopping Tamboré (consulte outras cidades e horários).

Achei o veículo bem confortável, com wi-fi (que não estava funcionando), ar-condicionado e bastante pontual. E o interessante é que mesmo eu tendo comprado minha passagem incluindo o ônibus das 20h saindo da Barra Funda, bastou apresentar meu bilhete para deixarem que eu pegasse um horário mais cedo. Em 1h estávamos em Viracopos.

Check-in e embarque

Eu já havia feito o check-in pela internet e não tinha mala para despachar, mas não tinham filas nos guichês mesmo numa noite de sexta-feira. Logo no embarque, uma coisa me chamou a atenção: a simpatia dos atendentes. E isso se tornaria constante durante todo o voo, inclusive quando fui ao banheiro e houve uma pequena turbulência e a aeromoça disse que ficaria me aguardando do lado de fora para caso eu tivesse algum problema com o balanço do avião.

O avião

Os ATR-72 da Azul têm configuração de 70 assentos de couro. São dois de cada lado do corredor, ou seja, não existem as poltronas do meio. O espaço entre um assento e outro também me pareceu maior que das outras companhias brasileiras.

Serviço de bordo

Serviço de bordoAvião Azul

 

O serviço de bordo foi bastante justo. Como o ATR é menor, não havia refrigerantes, apenas sucos, que eram entregues em caixinha após a aeromoça perguntar, com uma pranchetinha na mão, qual sabor você gostaria. Havia também biscoito salgado e recheado, que insistiram para que eu ficasse com os dois sabores.

No final, minha avaliação foi bastante positiva. O voo foi tranquilo, partiu pontualmente e ainda chegamos antes do horário previsto. Recomendo. Mas minha única observação é a de que a Azul não tem preços tão bons quanto a propaganda nos faz acreditar.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

4 Comments

  1. Vinicius disse:

    Na minha última viagem fiz questão de escolher um voo com conexão só para voar num desses. Me surpreendi! Um pouco mais barulhento mas de resto muito bom! Não se compara com o conforto do EMBRAER 195 que embarquei em seguida, mas voaria tranquilamente mais vezes

  2. Arturo disse:

    Bom sou Suspeito pra Dizer pois entre as companhias Brasileiras a Azul da Show nos voos Domésticos efetuadas pelo EMB195. Os Aviões são agradáveis, atendimento em solo e nas aeronaves são bons e com conforto nas poltronas. Acho que apenas para os voos operados tela Trip, recém adquirida pela Azul, poderiam ser melhores pois seus tripulantes não tem o mesmo padrão de atendimento e nem sempre educados e com educação. Já tive tivermos problemas com a Trip, como over book, atrasos, etc. Concordo como Roger Garcia que as tarifas da azul nem sempre são razoáveis, Mas mesmo assim recomendo a todos.

  3. roger garcia disse:

    Concordo com a observação dos preços, desde que Azul começou a operar em São José do Rio Preto(SP), NUNCA consegui uma tarifa razoável, sempre acabo viajando pela TAM ,que costuma ter preços similares ou na maioria das vezes menores que os da Azul, sem contar, que os voos são diretos á São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *