Como ir de Santiago ao Valle Nevado, no Chile

Por ser uma das mais importantes estações de esqui do Chile, muita gente que visita o país procura saber como ir de Santiago ao Valle Nevado, seja para passar o dia na neve ou até mesmo se hospedar no complexo hoteleiro.

A boa notícia é que é fácil encontrar meios de transporte para chegar à estação, já que é fácil encontrar esses serviços na capital chilena. Por outro lado, não há um transfer oficial do Valle Nevado, então será preciso ir por conta própria ou com alguma agência. São cerca de 50km em uma estrada bem sinuosa e com 60 curvas, então se você enjoa, não esqueça o remedinho.

Uma recomendação que faço antes de dar início às dicas é que você não vá pra lá sem seguro viagem. Eu sofri um acidente na estação de esqui, tive que ser resgatado de helicóptero e isso teria me custado mais que “um rim” se eu não tivesse um seguro. Eu conto mais sobre o que aconteceu no final desse post.

Como ir de Santiago ao Valle Nevado

QUANDO IR: A ÉPOCA DO ANO

Tanto pra quem quer brincar na neve, como pra quem vai para esquiar, o período para isso normalmente vai de junho a setembro; se der sorte pode esticar até outubro. Se você quer mesmo é ver neve, mesmo com o derretimento do final da temporada e o fechamento das pistas ainda pode haver algum resquício de gelo, então o melhor é sempre consultar a estação pra ver se há ou não neve. Como o clima não é muito matemático, vale sempre ver no site a previsão de abertura da temporada e você pode inclusive usar as câmeras ao vivo para ver como está a situação.

Como ir de Santiago ao Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas o Valle Nevado fica aberto o ano todo, até mesmo quando não há neve. Nessa época, quem encara as curvas da Cordilheira dos Andes pra chegar até aqui encontra um cenário bem diferente, um emaranhado de montanhas cor de terra. Mesmo assim, não esqueça do casaco, já que estamos acima dos três mil metros de altitude. Fora de temporada, normalmente apenas um restaurante funciona no complexo e vale você comprar o passeio de teleférico que já inclui o almoço por conta do preço mais vantajoso.

+ Veja hotéis com até 50% de desconto na capital chilena

| DE CARRO ALUGADO

Se você estiver pensando em alugar um carro na hora de decidir como ir de Santiago ao Valle Nevado não se esqueça de levar em consideração o clima. Se for entre junho e setembro, período de neve, apenas faça isso se você tiver experiência em dirigir na neve ou se estiver a fim de aprender, pois pode ser preciso colocar correntes nos pneus do veículo, pode haver alguma nevasca e a estrada pode até mesmo fechar para o trânsito de veículos.

Nas demais épocas, quando não há queda de neve, a estrada, apesar de bem sinuosa (são 60 curvas!), proporciona uma linda vista dos Andes e pode sim ser feita em carro alugado. Nós sugerimos que você consulte o aluguel no site da Rentcars, que além de nossa parceira encontra o melhor preço entre várias agências e o pagamento é feito em reais, sem IOF, além haver a opção de parcelar.

Como ir de Santiago ao Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| DE TÁXI OU COM MOTORISTA

Pra quem quer mais independência e também acha que não é muito boa ideia encarar a estrada com neve, uma alternativa é contratar um taxista ou motorista para passar o dia no Valle Nevado. Você pode combinar com algum no aeroporto, pedir pro seu hotel ou então já viajar para o Chile com o passeio programado.

Nós já usamos o serviços do senhor Christian Gonzalez e inclusive indicamos como forma de ir do aeroporto ao centro. Ele cobra 150 mil pesos chilenos (preço de maio/23) pra passar o dia na estação de esqui, podendo inclusive fazer algumas paradas, como em Farellones, outra estação de esqui próxima ao Valle Nevado.

Você pode fazer a cotação com ele via WhatsApp pelo número +56 9 7183 1178 e falar que viu a indicação aqui.

| COM AGÊNCIAS

Como não há um transporte próprio do Valle Nevado até a estação de esqui, muitas agências de Santiago oferecem esse serviço, o que é muito comum tanto entre brasileiros como entre os moradores que querem subir e descer no mesmo dia.

A gente sugere que você faça a cotação na Civitatis por meio desse link. Já dá até mesmo pra pagar em reais antes de sair do Brasil e fugir da variação cambial e do IOF alto.

Como ir de Santiago ao Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Esses passeios com agências saem pela manhã e retornam à tarde. Como são tours em grupo, eles fazem algumas paradas, como em Farellones. Então, nesse caso, você terá tempo apenas de conhecer cada estação e ver a neve, quem sabe até fazer uma aulinha, mas não terá tempo livre de sobra se quiser mesmo esquiar, já que os horários são estabelecidos pela programação de cada empresa.

Esses passeios em grupo têm preços que variam de 20 mil a 40 mil* pesos chilenos por pessoa e você pode contratá-los pelo site de cada empresa. O senhor Christian Gonzalez, o taxista que citei acima, também oferece esses tours em vans compartilhadas por 20 mil* pesos chilenos por pessoa. Infelizmente ainda não conheci esse serviço oferecido por ele, mas você pode consultá-lo pelo Whatsapp que demos acima.

Pra quem quer realmente esquiar ou passar mais tempo nas estações, seja no Valle Nevado ou em Farellones, uma alternativa com menos paradas e um pouco mais econômica é a SkiTotal, que é mais focada em quem já sabe esquiar e quer apenas passar o dia na montanha. Ou seja, o carro parte da loja deles e já segue direto pras estações. No caso de outras agências, algumas podem passar de hotel em hotel pra pegar os turistas.

* Preços checados em agosto de 2018

MEU ACIDENTE NO VALLE NEVADO

Neve é linda, não tem como negar. Mas também é algo muito perigoso. São inúmeros os relatos de pessoas que se machucam em estações de esqui. E eu fui um desses. Durante minha viagem ao Valle Nevado, eu sofri uma queda aparentemente simples de snowboard, mas acabei fraturando a coluna. Tive que ser resgatado de helicóptero e fiquei internado em Santiago. Tudo correu bem porque eu tinha um seguro viagem, algo que eu acho imprescindível pra qualquer viagem ao exterior, ainda mais se for na neve.

Acidente no Valle Nevado (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No caso do Valle Nevado, apesar de uma equipe médica e de socorristas de plantão, qualquer serviço básico ali é pago e custa bem caro. Desde um simples atendimento médico até o transporte para algum hospital. Imagina quanto me custaria o resgate de helicóptero se eu não tivesse seguro?

Então eu recomendo MUITO que você não vá a nenhuma estação de esqui sem contratar um seguro viagem. Eu sugiro que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é parceira do blog e foi onde eu comprei o meu. Ele é um buscador que encontra os melhores preços entre as principais seguradoras do Brasil. Você pode ainda usar o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter desconto de 5%, que pode subir para 10% se você pagar no boleto.

Sim, nós vendemos seguro viagem aqui no blog e deixamos isso claro para os nossos leitores, mas isso é muito mais que um texto pra incentivar alguma venda, é um conselho de quem sentiu na pele esses momentos difíceis fora do Brasil.

+ Onde ficar na capital chilena: Dicas de hotéis testados
+ O que saber pra visitar a estação de esqui
+ Tudo pra programar sua viagem ao Chile

Tem mais dúvidas sobre como ir de Santiago ao Valle Nevado? Deixe seu comentário!

* O jornalista visitou a estação a convite do Valle Nevado, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e refletem sua real experiência.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Francisco disse:

Olá Boa noite.
É preciso comprar ingresso para acessar a estação de Sky?
Grato,
Francisco

Oi, Francisco, tudo bem?
Sim, tanto no Valle Nevado como em Farellones é preciso pagar.

Abraços

Fatima disse:

Boa tarde Rafael, gostaria de saber qual exatamente a apolice de seguro que vc fez? Tenho conhecimento de algumas seguradoras que alegam q nao cobrem esporte radical

Oi, Fatima, tudo bem?
Eu fiz da Travel Ace, mas é sempre bom você checar as coberturas direitinho pois elas falam de esportes amadores e profissionais.
Eu sugiro que você pesquise nesse site, que é nosso parceiro. Depois de colocar o destino e data da viagem, você consegue usar o filtro para buscar apenas os seguros que têm cobertura pra esportes. Aí vale também ficar atenta aos valores, já que valores muito baixos não cobrem por exemplo gastos como eu precisei, que incluíram o transfer de helicóptero e a internação.
Claro que seguro é daquelas coisas que a gente nunca quer usar, mas como anda bem barato, vale uma cobertura mais alta.
Abraços!

Fabio disse:

Obrigado pelas dicas, infelizmente tive uma experiência ruim com os serviços do sr. Christian indicado nesta página.

Estava hospedado com minha família em Santiago e contratamos os serviços de taxi dele para ir até Farellones na terça-feira, e depois iríamos ao Valle Nevado na quinta-feira.

Ele cobrou um valor de 130.000 pesos para cada viagem.

A primeira viagem foi tudo certo, chegou no horário, levou-nos até Farellones e trouxe-nos de volta ao final do dia. Tudo conforme o combinado, e efetuei o pagamento ao final. Apesar do mal humor e da pouca cordialidade apresentada, combinei novamente para quinta-feira para ir ao Valle Nevado desta vez.

Na quarta-feira anterior ao passeio ele disse que estaria chovendo e perguntou se não gostaria de adiar o passeio, e eu respondi que não pois era meu último dia no Chile. Então ficou acertado que ele passaria no hotel às 7:00 para nos pegar. Ele não avisou sobre o risco de fechamento da estrada por causa da chuva.

No dia do passeio ele não apareceu na hora marcada e então liguei pra ele. Nisso ele disse que estava chovendo e achou que eu iria desistir. Como pedi para ele recomendar outro ele resolveu nos levar. Novamente ele não avisou que a estrada poderia estar fechada, porém pediu o pagamento adiantado.

Mesmo à contragosto fiz o pagamento antecipado. No km 4 da estrada, paramos para alugar equipamentos, e ele soube pelos locais que a estrada estava fechada e não nos alertou, deixando-nos que alugássemos equipamentos.

Quando chegou no ponto de fechamento da estrada ele mostrou que estava fechada e que teríamos que voltar. Devolvi o equipamento alugado conseguindo 50% de volta.

O sr. Christian no entanto cobrou o passeio inteiro por me levar até o início da montanha e voltar em menos de 2h, sendo que iria ficar comigo o dia inteiro se tivéssemos subido.

Também não quis ficar a minha disposição o restante do dia para que eu fizesse outros passeios alegando que o preço era para um passeio e que havia acabado o passeio no retorno.

Enfim, a mim pareceu que agiu de má fé para faturar um dinheiro fácil do turista desavisado, pois eu não sabia que a estrada poderia estar fechada quando chove.

Oi, Fabio, tudo bem?
Nossa, sinto muito. Olha que nós recomendamos gratuitamente porque já tivemos ótimas experiências com ele e recebemos praticamente todos os dias comentários agradecendo a indicação.

Espero que entenda que foge ao nosso controle uma atitude de uma pessoa, que como deixamos claro, não tem nenhuma relação conosco. Mas com certeza seu comentário ajudará outros leitores.

Abraços e obrigado!

Christian gonzalez disse:

senhor é a primeira pessoa de centenas que transportei A primeira caminhada, o que aconteceu, foi dado um tempo final para poder descer tranquilamente e você levou uma hora e meia, o que levou 5 horas para descer um dia antes de eu te mandar ir para o vale.nevado Que teria mau tempo e chuva para mudar o dia da caminhada porque com a chuva era muito complicado subir e você não queria eu não fui procurar pelo mesmo motivo e seu nome era esse Eu queria subir, levantei porque estava Enquanto eu dormia fui até você e lhe expliquei novamente que era difícil subir e você me ignorou no local de aluguel de equipamentos, a pessoa explicou novamente que o dinheiro não seria devolvido se você voltasse Subimos quando chegamos ao controle policial, eles nos fizeram voltar ou esperar 2 horas para subir e você queria voltar para o local de aluguel e pediu o dinheiro de volta e porque me conheciam eles te deramSubimos al llegar al control de policía nos hicieron devolver o esperar 2 horas par subir y usted se quiso volver en el local de arriendo pidió la devolución del dinero y x qe a mí me conocían le de Eles retornaram 50% pero yo no pude hacerlo x era su responsabilidad si se le advirtió 3 Veses Senhor, você trabalha e sabe que há custos de gasolina, pedágios, sinto muito pelo que aconteceu, mas você não atendeu aos avisos. Senhor, você trabalha e sabe que há custos de gasolina, pedágios, sinto muito pelo que aconteceu, mas você não atendeu aos avisos.

Joana disse:

Contratei os serviços de Christian em julho de 2019. Excelente trabalho. Viajamos em segurança.

Nelson disse:

Christian és de extrema confiança.

Flavia disse:

Cristian Gonzales foi ótimo, nos levou até valle, esperou fazermos compras no caminho, nos buscou no horário combinado, tudo via whats app, bem pratico. O preço é caro, mas em Taxi é até um pouco mais barato que do aeroporto.

Roberto disse:

Também recomendo o Christian. Pontual, prestativo e bom motorista.

Mariana disse:

Fui de Santiago a Valle Nevado com a indicação de transfer de vocês e adorei!!!! Obrigada pela dica!! Super pontuais e profissionais. Indico.

Rafael Hepfner disse:

Gostaria de uma dica de transfer para quem pretende se hospedar lá.
Vi que no skitotal o transfer é ida e volta (mesmo dia). Caso se hospede no local seria necessário pagar 19500 na ida e 19500 na volta com eles.
Algum outro transfer cobraria só o trecho?

Oi, Rafael, tudo bem?
Acho que deve sim ter alguma empresa, mas infelizmente eu não conheço pra indicar. Tente ver se o próprio Valle Nevado tem alguma indicação desse serviço.

Abraços e boa viagem!

Roberto Filho disse:

Acabei de retornar de Valle Nevado. A neve estava excelente!!! Peguei a dica aqui do serviço de táxi do Sr. Christian. Fomos e voltamos a Valle Nevado com um colega enviado por ele, Sr. Luis. Muito simpático, pontual, profissional e prestativo!
Também utilizamos o serviço dele para ir ao aeroporto.
Podem usar sem medo de errar… recomendo!

Rodrigo Kohatsu disse:

Qual hotel você recomenda no Vale?
Somos em 3 adultos e 2 crianças.

Oi, Rodrigo, tudo bem?
Acho que esse post aqui pode te ajudar bastante a escolher o hotel que mais combina com o que vocês esperam da viagem https://www.essemundoenosso.com.br/como-ir-de-santiago-ao-valle-nevado-chile/

Abraços e fico à disposição!

Gbariela silva disse:

estou indo para o chile em agosto, e peguei todas as suas dicas.
incluir o Christian, porem qnd fui fazer a compra no skitotal para o ski no valle, não consegui entender a diferença entre um pacote e outro, o tienda e hps. Se puder me ajudar, serei grata.

Oi, Gabriela, tudo bem?
Que ótimo, fico feliz em ajudar. Eu simulei aqui e achei tranquilo. Se você quiser apenas o transfer, é só clicar em transporte e escolher o tipo (se privado ou regular). Se você quer passar o dia e esquiar, aí tem a opção de programas de ski, em que pode solicitar o transporte, roupas, etc. Se tiver mais dúvidas, sugiro que entre em contato com a empresa. Com certeza eles poderão ajudá-la com a questão específica da sua viagem!

Abraços e ótima viagem!

Carla Batista Conceição disse:

Utilizei o serviço do Sr. Christian Gonzalez, e o profissionalismo foi surpreendente. Recomendo a todos.

Roberto Quevedo disse:

Lindo país!!! Lugares fantásticos! Conhecemos Vinã Del Mar, Valparaíso, Cajon Del Maipo, Centro Histórico de Santiago. Fomos muito bem atendido pelo Senhor Christian González. Além de nos receber no aeroporto, ele nos proporcionou todos estes lindos passeios.
Quem quiser uma pessoa de extrema confiança, eu recomendo Christian Gonzalez. Segue o contato: +56 9 7183 1178

Nicoli disse:

Vale muito a pena conhecer o Valle Nevado. Fiz todos meus passeios com o Cristhian, muito pontual, prestativo e organizado. Recomendo

Conhecendo Santiago do Chile disse:

A cada post que vejo sobre o Valle Nevado só me arrependo de todas as 5 vezes que fui a Santiago não ter ido até lá!
Vou anotatr suas dicas para uma próxima vez!
Parabéns pelo blog!