Como economizar em Nova York

No post sobre onde ficar hospedado em Nova York, eu disse que a cidade era realmente muito cara, principalmente na hora de arrumar um lugar para ficar. Apesar disso, uma das minha grandes surpresas foi que eu consegui passar 5 dias por lá sem gastar tanto assim.

Vá de metrô

A primeira dica é não economizar na hora de se hospedar perto de uma estação do metrô. Isso com certeza fará com que você economize muito e não utilize táxi para se locomover. Eu só usei na ida e volta do aeroporto. O trânsito de NY é muito ruim e as linhas do metrô andam por toda a cidade.

Já que o assunto é o metrô, faça as contas de quantas vezes você deverá utilizá-lo. Provavelmente você irá usá-lo ao menos 2 vezes por dia. Em um dia cheguei a andar de metrô cinco vezes. Para economizar e não ter que toda hora comprar o bilhete, você pode adquirir por 29 dólares o “Metro Card” em praticamente todas as estações e  usá-lo de forma ilimitada durante sete dias.

City Pass vale a pena?

Em Nova York há combos em que você paga, por exemplo, 79 dólares, como é o caso do NY City Pass, e tem acesso livre a alguns pontos turísticos, como o Empire State, The Metropolitan Museum of Art, American Museum of Natural History, MoMA (The Museum of Modern Art), entre outros. Mas nem sempre isso vale a pena. Os museus têm preços sugeridos e você pode pagar somente 1 dólar para visitá-los. Então, faça bem as contas antes de comprar um desses “passes”. Vale lembrar que se você não faz questão de chegar ao pé da Estátua da Liberdade e já se contenta em vê-la na água, mas de longe, como foi meu caso, é só pegar a balsa gratuita que sai a cada meia hora, próximo a Wall Street. A balsa comporta um número grande de pessoas e dá para ver bem o símbolo americano.

Museu por 1 dólar

Falando em museus, vale a pena ressaltar o preço sugerido, que de alguns deles chega a ser de 20 dólares. Apesar disso, não é raro alguém pagar 1 dólar ou até menos para visitar. Aí vai de cada um. Eu paguei apenas 1 dólar para ir ao American Museum of Natural History porque sabia que não ficaria mais do que 1h ali dentro. Dizem que eles aceitam que você pague menos do que o preço sugerido, pois assim você tem a chance de visitar o museu várias vezes, já que todos são bem grandes.

Economia para comer

Como toda grande cidade, Nova York oferece de tudo na hora de comer. Mas hamburguer é o que não falta por lá. Os preços variam de muito baratos a super caros. Se você gostar do cardápio e preço de algum restaurante feio de esquina, basta olhar na entrada dele para saber qual foi a classificação dada pela vigilância sanitária. Assim você economiza e não fica com medo do que está comendo.

Broadway a um preço que cabe no bolso

Agora se seu sonho é ir a musical da Broadway, prepara-se para levar um susto. Os ingressos custam em torno de 100 dólares. Mas como para tudo há uma solução, existe a TKTS, que fica na Times Square bem embaixo daquela famosa escada. Lá você consegue comprar ingressos com até 60% de desconto para espetáculos do mesmo dia. As vendas começam sempre às 15h.

O bom mesmo de Nova York é andar, andar e andar. E o melhor é que para isso você não gasta quase nada. Então, reserve seu dinheiro para hospedagem, já o resto não é tão diferente de qualquer outra cidade do mundo.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Leave your comment

  1. Dom disse:

    Essas dicas são muito boas!!! Quando retornar de minha viagem a Nova Iorque vou deixar minha contribuição, dando dicas daquilo que vi e passei na viagem. Vamos viajar enqto podemos, pois o Governo a cada dia limita nossos direitos de ir e vir, O IOF sobre sobre o cartão de débito foi de 0,38% para 6,38%.

  2. Rapha disse:

    Ajudou muito. São ótimos os textos daqui, parabéns!

  3. Mariana Flora disse:

    Muuuito bom saber sobre tudo isso. Adorei e realmente ajuda o turista de primeira viagem! =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *