Depois de cerca de 30 anos de pesquisas e estudos frustrados para se construir um metrô em Bogotá, o governo local resolveu criar um complexo sistema de ônibus rápidos biarticulados, com corredores exclusivos, bem parecido com o de Curitiba: o Transmilenio.

Este transporte virou orgulho da população, antes acostumada apenas com os micro-ônibus (busetas) enfeitados e velhos que ainda percorrem as ruas da capital colombiana. Os 84Km das 9 linhas cobrem a cidade de norte e sul, e estão em expansão. Por dia são transportados mais de 3 milhões de passageiros nos quase 1300 ônibus.

Transmilenio

No horário do rush, inclusive nos fins de semana, os veículos são bem lotados, mas o sistema de áudio e painéis luminosos ajudam o passageiro a saber se a estação de destino está próxima.

Transmilenio

Como usar

Tudo bem que o táxi em Bogotá é bem mais barato que o brasileiro, mas se você quer conhecer toda a cidade sem gastar seu orçamento com transporte, é melhor usar o Transmilenio, por COP1700 (US$1) a viagem.

Parece complicado à primeira vista, mas o sistema é parecido com os metrôs, com estações a cada 500 ou 700 metros, com nomes próprios cada uma e transferência gratuita entre as linhas. A única dificuldade, é que alguns ônibus fazem a chamada Ruta Facil, ou seja, fazem um trajeto mais rápido e não param em algumas estações.

Mas para facilitar isso, o site do Transmilenio tem um ótimo sistema no qual você coloca a estação de origem e de destino e recebe diversos trajetos disponíveis, com quantas trocas de veículo e outras informações (consulte aqui).Transmilenio

Estações de referência

Se você está em Bogotá ou vai visitar a cidade, vou listar algumas das estações mais importantes:

La Candelária – estação Las Aguas ou Museo del Oro

Museu do Ouro – estação Museo del Oro

Zona G – estação Flores

Zona Rosa – estação Calle 85

Portal del Norte – estação Portal del Norte

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
4 respostas
  1. estou programando para conhecer a colombia em março de 2018. Pode me enviar o roteiro com hoteis ou hostel . Estou pensando em 20 dias. O ideal é desembarcar em Bogota e utilizar o trasmilenio para fazer os roteiros. podem me ajudar?

    grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.