Roteiro Colômbia: Quando ir, o que fazer e o que ver

Antes de embarcar para a Colômbia, vi um vídeo do país que dizia que “El único riesgo es que te quieras quedar” (O único risco é que você queira ficar), que explica bem o medo que temos do país antes de conhecê-lo e a sensação que você fica quando volta para casa.

Logo ao desembarcar em Bogotá, encontrei uma cidade moderna, organizada e linda, com uma gente pronta para me receber de braços abertos. Um passeio a Villa de Leyva me fez voltar no tempo e me levou à época colonial do país. Já em Cartagena de Indias, no Caribe, encontrei um país totalmente diferente, vibrante e com um povo festeiro.

+ Está lembrando do Seguro Viagem? Faça cotação e ache o melhor preço

+ 10 motivos para você entender por que a Colômbia é tão legal

COMO IR

A Latam tem voos diretos e diários para Bogotá, assim como a empresa aérea colombiana Avianca. A viagem dura cerca de 6h. Mas é possível economizar ao escolher voos com conexão, principalmente pelas companhias Copa Airlines, Taca, entre outras. Pela Latam dá pra usar milhas Multiplus.

QUANDO IR

Colômbia quando ir

Devido à altitude, Bogotá tem clima ameno o ano todo, em torno dos 15ºC. Maio e junho são mais frios, chove mais em abril/maio e entre setembro e dezembro. Já Cartagena, como todo o litoral caribenho, é muito quente e úmida o ano todo. Chove menos entre dezembro e março e de julho a setembro.

O QUE FAZER

Bogotá é um destino ótimo, principalmente devido a La Candelaria e as Zonas G, T e Rosa, além do Parque 93. A 4h da capital, Villa de Leyva é um charme colonial que merece uma visita. No Caribe colombiano, a cidade amuralhada de Cartagena de Indias (foto) separa muitas surpresas e lindas praias caribenhas nas ilhas próximas.

Na minha opinião, a Colômbia tem tantas atrações, que cada um vai descobrir o melhor do país. Mas aproveito para afirmar e reafirmar que, assim como o RJ, o país sofre com sua imagem desgastada devido aos conflitos entre as FARC e o governo colombiano.

Mas quando você visita a Colômbia, vai verificar que é um país seguro – claro que com os problemas dos demais países latinos -, bem policiado e disposto a tudo para que sua viagem seja inesquecível.

Confira os textos sobre a Colômbia

Bogotá

Villa de Leyva

225 Comments

  1. Pedro Portugal disse:

    Rafael, como aproveitar 7 dias na Colômbia de forma mais proveitosa?

    • Oi, Pedro, tudo bem?
      Como falamos no post, o roteiro básico seria Bogotá (2 dias) e Cartagena (5 dias). Mas muita gente acaba fazendo mais rápido pra poder também conhecer San Andrés, ou outras cidades. Fica mais corrido, mas dá.

      Abraços e boa viagem!

  2. Elisabete disse:

    Rafa boa noite, pretendo viajar para San Andres em setembro, ouvi falar muito de tufões e chuvas nessa época do ano, é tanto assim a ponto de estragar a viagem? Pensei em passar poucos dias lá do dia 03/9/2019 ao dia 10/09/2019.

    Indica a viagem!?!?

    • Oi, Elisabete, tudo bem?
      Eu ainda não fui a San Andres, mas realmente nos meses de setembro a novembro há recomendação de evitar essa época por conta das tempestades e inclusive possibilidade de furacão. Eu tentaria uma outra data, porque praia com chuva não combinam né?

      Abraços e ótima viagem!

  3. Deyse disse:

    Bom dia Rafael,
    Me chamo Deyse e gostaria de compartilhar com vc algumas dúvidas! Estou indo para Colômbia em Março 2020 e no meu roteiro a princípio seria Cartagena, Bogotá, Providência e SAN Andres. Disponho de 15 dias para essa viagem. A agente quem está fechando meu pacote disse que San Andres onera muito o valor final da Viagem principalmente pelo valor dos aéreos.. O que vc pode me sugerir ou indicar mediante este cenário?

    • Oi, Deyse, tudo bem?
      Realmente San Andres fica bem distante do continente e pode aumentar o preço da viagem por conta dos voos. Dê uma pesquisada em empresas como a VivaAir, que é uma low cost.

      Abraços e boa viagem!

  4. Simone Bianconi disse:

    Oi Rafael. Pretendo ir em setembro, uns 10 dias e gostaria de fazer Bogota, Cartagena, San Andres e Providencia…muito corrido? O que vc sugere? Até mesmo pela época…Obrigada
    Simone Bianconi

    • Oi, Simone, tudo bem?
      Eu acho que em 10 dias, com deslocamentos de avião, dá pra fazer, sim. Outubro é uma época bem chuvosa em San Andrés, mas em setembro ela costuma se concentrar no final do dia.

      Acho que você consegue fazer mais ou menos assim: 1 ou 2 dias em Bogotá, 3 ou 4 dias em Cartagena, 3 em San Andrés e 2 em Providencia. É meio corrido, mas dá pra fazer!

      Abraços e boa viagem!

  5. Glaucio disse:

    Obrigado Rafael. Irei ficar uns dias em Cartagena e uns dias em Bogotá. Obrigado hein

  6. Glaucio disse:

    Ola, irei tirar férias em setembro e pretendo ir a Bogotá. Me hospedando em bogotá é facil para conhecer outros locais como Barranquilla e Cartagea e retornar a Bogotá, ou isso não é viável?

    • Oi, Bruna, tudo bem?
      Sobre San Andrés, dá pra se levar em consideração as mesmas recomendações de Cartagena. A época com menor chance de chuva vai de dezembro a maio. No segundo semestre, embora seja raro, a ilha está na rota dos furacões.

      Abraços e boa viagem!

    • Oi, Glaucio, tudo bem?
      Não é viável, não. São mais de mil quilômetros entre Bogotá e essas cidades. É recomendável inclusive que faça o trajeto de avião. Entre Cartagena e Barranquilla daria pra fazer carro ou ônibus (120km).

      Abraços!

  7. Liliane disse:

    Oi Rafael!!
    Super precisando da sua orientação!!
    Terei 8 dias em Julho de folga e penso em ir a Colômbia!! Quais cidades vc me orienta ir? É viável Bogotá, Medellin e Cartagena? Se achar que 3 cidades é muito corrido , o que vc me sugere, por favor?!
    Obrigada

    • Oi, Liliane, tudo bem?
      Se você tiver vontade de conhecer Medellín, é viável sim. Você pode ficar, por exemplo, 2 dias em Bogotá, 2 em Medellín e 4 em Cartagena. Se você não tem tanta vontade assim, eu ficaria de 2 a 3 em Bogotá e o restante em Cartagena.

      Abraços e ótima viagem!

  8. Tatiane Ferreira Feminino Simon disse:

    Oi Rafael! Eu e meu esposo queremos passar o Carnaval na colombia (do dia 28/02 ao dia 06/03) mas queremos ficar apenas em 2 lugares – Bogotá e talvez Cartagena? – qual outro destino me indicaria? Ou Barranquilla? Ou vc acha carnaval na colombia mto lotado e inviável? Bogotá para Cartagena ou Barranquilla teríamos que alugar carro?
    Desde já mto obrigada!

    • Oi, Tatiane, tudo bem?
      Infelizmente eu nunca estive na Colômbia durante o Carnaval, então tenho poucas informações sobre o país nessa data. Eu sei que o Carnaval em Barranquilla é bem famoso, o maior do país. Então se você procura festa, pode ser interessante.

      Sobre como ir de Cartagena pra lá, são apenas 133km, então você pode ver até mesmo de ir de ônibus ou com alguma agência.

      Abraços e boa viagem!

  9. André Kalandjian disse:

    Rafael, boa noite! Pretendo passar o réveillon na Colômbia em 2019, tenho disponibilidade de 10 a 15 para descansar e conhecer , sugere passar estes dias entre Cartagena, San Andrés e Bogotá? Quais períodos em cada lugar?

    • Oi, André, tudo bem?
      Infelizmente eu não sei como é o réveillon na Colômbia, então não sei qual cidade seria a melhor de acordo com o que você busca. Mas dá sim pra fazer Bogotá, Cartagena e San Andres, até mesmo incluir Providencia, que é uma ilha linda, nesse período. De todo jeito, por lá também é alta temporada nessa época.

      Abraços e ótima viagem!

  10. Fernanda disse:

    oi Rafael, tudo bem?
    Estou pensando em ir a Colômbia em junho.
    O que acha desse período?

    • Oi, Fernanda, tudo bem?
      Como falo no post, junho é uma época bem fria em Bogotá, mas dá pra aproveitar. Já em Cartagena essa é uma época em que você pode pegar mais chuva.

      Abraços e boa viagem!

  11. Kelly disse:

    Oi Rafael, estou pensando em ir no final de janeiro. Iria pra Bogotá 3 dias e 3 em Cartagena, minha dúvida seria se compro todas as passagens daqui ou a interna compro lá?

    • Oi, Kelly, tudo bem?
      Compre já com antecedência pela internet, se for de avião você dificilmente encontrará preços melhores lá. Aproveitando, eu sugeria que alterasse seu roteiro pra 2 dias em Bogotá e 4 em Cartagena.

      Abraços e ótima viagem!

  12. Fernanda disse:

    Oi Rafael, tudo bem?
    Pretendo viajar para Colômbia logo depois do natal/2019 e passar o ano novo por lá, ficando ao todo uns 15 dias. Queria conhecer Bogotá/Cartagena/San Andres e Providencia, mas estou bastante em duvida do roteiro e dias em cada lugar, tem alguma sugestão?
    Obrigada!!

    • Oi, Fernanda, tudo bem?
      Desses destinos, nós ainda não fomos pra San Andres e Providencia. Dos que conhecemos, sugiro entre 2 e 3 dias em Bogotá e pelo menos uns 4 em Cartagena.

      Abraços e ótima viagem!

  13. Helo disse:

    Oi Rafael
    tudo bem ?

    acabo de fazer 18 anos e tenho pensado em viajar para Colômbia sozinha e gostaria de saber…daria para conhecer três cidades em uma semana ou seria muito corrido e pouco aproveitoso? para uma pessoa que ira viajar sozinha com este destino tem alguma sugestão?

    • Oi, Helo, tudo bem?
      Dá sim! Mas se você ainda não tem ideia de onde visitar, eu sugiro que você faça Bogotá e Cartagena, já será uma viagem bem legal. Sobre ir sozinha, acho que os mesmos cuidados que você tomaria aqui no Brasil devem ser tomados por lá, aí você não terá problemas.

      Abraços!

  14. Ricardo Prates Morais disse:

    Ola Rafael, tudo bem?
    Estou pensando em fazer uma viagem pra conhecer 2 países em 10 dias. Estou pensando em sair de São Paulo para Bogotá e conhecer Cartagena (ao todo 6 dias), para depois ir a Cusco e Machu Pichu (4 dias). Na volta eu retornaria de Cusco para São Paulo. Você acha que vale a pena e é viável?

  15. Tiago disse:

    Oi, Boa tarde.
    Estou pensando em ir pra Colômbia, no final de Janeiro, começo de fevereiro. Ficar uma semana. Daria pra ficar tipo 2 dias em Bogotá, 3 em Cartagena e 2 em San Andreas? Muito corrido?
    Precisa alugar carro em Bogotá?
    Ou em algum dos outros lugares?
    Obrigado

    • Oi, Tiago, tudo bem?
      Até que dá tempo, sim, mas será bem corrido. Talvez valha a pena você deixar San Andres pra uma outra oportunidade, o que sairia inclusive mais barato por conta do voo até lá. Se não, eu conheço gente que fez assim. Foi corrido, mas deu. Você não precisa de carro, não.

      Abraços e boa viagem!

  16. ca disse:

    Ola
    Bom dia

    Estou indo com meu mardo para Colombia em Agosto e gostaria de fazer Cartagena e San Andres sendo 8 dias de viagem, é melhor fazer pacotes por agência de viagem ou ir por conta própria?
    Qual seria o valor do avião de Cartagena para San Adres?

    Obrigada pela ajuda

    • Oi, Ca, tudo bem?
      Depende muito se você gosta de planejar sua viagem ou se prefere que façam por você. Você mesma pode pesquisar os valores das passagens ou então contar com a ajuda de uma agência.

      Abraços e boa viagem!

  17. Gilson Cesario disse:

    Olá Rafael, estou querendo visitar a Colômbia em maio com minha esposa, porém gostaria de conhecer Bogotá , Medellín e Cartagena mas não estou conseguindo me organizar para visitar essas 3 cidades poderia me auxiliar…quando ir? Quantos dias no mínimo cada cidade? e como se locomover gastando pouco entre essas 3 cidades ? Aguardo..

    • Oi, Gilson, tudo bem?
      Infelizmente não conheço Medellín, mas creio que 2 dias por lá são suficientes. Também deixaria uns 2 ou 3 pra Bogotá e pelo menos 4 pra Cartagena. Sobre o deslocamento entre elas, o ideal é ir de avião. Viajar nas estradas da Colômbia é bemmmm demorado. E, principalmente no caso de Cartagena, a distância é enorme.

      Vale pesquisar as passagens em sites como Decolar ou Skyscanner pra ver as empresas que fazem as rotas. Uma alternativa é a VivaColombia, uma companhia de baixo custo que costuma ter bons preços.

      Abraços

  18. Renata disse:

    Olá Rafael, obrigada por compartilhar as dicas sobre Colômbia. Gostaria de saber se recomenda viajar em Agosto para Cartagena e San Andres. Obrigada

  19. Cynara disse:

    Olá Rafael, moro em Fortaleza e gostaria viajar para a Colombia na segunda quinzena de janeiro. Disponho, no máximo, de 5 dias. A viajem seria com meu marido e dois filhos adolescentes. Qual roteiro vc me sugere?

    • Oi, Cynara, tudo bem?
      Como você tem só 5 dias eu posso sugerir dois roteiros:
      – Os 5 dias em Bogotá e redondeza, incluindo a Catedral de Sal, por exemplo
      – 2 dias em Bogotá e 3 dias em Cartagena (faça esse deslocamento de avião, há empresas de baixo custo como a Viva Colombia)

      Abraços e ótima viagem!

  20. Dayane disse:

    Olá Rafael , gostaria de conhecer Bogotá e Cartagena no carnaval de 2019. Vc saberia me dizer se vale a pena, se encontrarei museus e pontos turísticos abertos ? Muito obrigada e parabéns pelo trabalho

    • Oi, Dayane, tudo bem?
      Eu nunca fui pra Colômbia no Carnaval, mas já fui em outros feriados e deu pra aproveitar bastante. Tente ver que atrações quer visitar em cada cidade e aí sim dê uma olhada se funcionarão normalmente ou não. Mas vale a pena sim!

      Abraços!

  21. Paula F disse:

    Olá RAFAEL,

    Vou para Colômbia em janeiro, Bogotá, Medellin, Cartagena e San Andrés. Chego por Bogotá e volto por Cartagena, qual a melhor e mais barata opção para me locomover entre as cidades?
    Sabe informar se a CNH brasileira é aceita no pais ?!

    • Oi, Paula, tudo bem?
      A melhor forma seria você fazer todos esses deslocamentos de avião, principalmente pra Cartagena e, claro, San Andrés, onde só é possível chegar de avião. A CNH é aceita sim. Para pesquisar voos, procure em sites como SkyScanner. Uma opção que pode ser mais econômica é a companhia de baixo custo Viva Colombia.

      Abraços e boa viagem!

  22. Lucas disse:

    Oi Rafael, estou querendo ir para Colômbia entre 12 e 28 de novembro, porém estou achando as passagens com valores absurdos. Sabe qual melhor companhia aérea? Queria fazer Bogotá, Catagena e alguma outra, qual melhor meio de mudar de cidade lá? Digo transportre**. Tenho pontos na azul, mas ela não tem voos para Colômbia.

    • Oi, Lucas, tudo bem?
      Então, para ir do Brasil a Bogotá sugiro que você procure as companhias com melhores preços em sites como Skyscanner. Já para o deslocamento interno, há algumas empresas de baixo custo, como a Viva Colombia, vale pesquisar por elas. Pra ir de Bogotá a Cartagena realmente o melhor é de avião, já que de ônibus a viagem dura quase um dia.

      Abraços

  23. Elaine disse:

    Boa noite Rafael.. Estou indo para Colombia dia 07/12 e pretendo ficar ai até 18/01, chego em Bogota dia 07/12 1 e fico até dia 11/12 depois irei a Cartagena… e tenho até dia 18/01 me indica o que seria bacana fazer, estou indo de férias com meus filhos e esposo.

    • Oi, Elaine, tudo bem?
      Se você for ficar só em Cartagena, você terá tempo suficiente pra ver todas as atrações, incluindo a cidade amuralhada e também as praias da região. Se quiser incluir outro lugar, pode ser interessante pesquisar voos pra San Andrés.

      Abraços e ótima viagem!

  24. Alessandra Pereira disse:

    Oi Rafael,

    Estou pensando em ir para Colômbia no mês de Dezembro, você pode me dá dicas de praias?, e qual aeroporto (custo e benefício) mais acessível, estamos pensando em ficar 05 dias.

    Um grande abraço

    Alê

    • Oi, Alessandra, tudo bem?
      Como você tem dois dias e procura praia, basicamente você pode ir pra San Andrés ou Cartagena (daria até pra fazer as duas juntas num esquema mais corrido).

      Abraços e boa viagem!

  25. Andreia disse:

    Olá Rafael!
    Gostaria de conhecer Bogotá, Cartagena, Sann Andres. Quantos dias seriam necessários para conhecer os três! É algo mais? 8 dias seriam necessários?
    Como fica melhor, ficar em uma única cidade e se deslocar todos os dias para essas cidades ou dormir em cada uma delas?
    Qual a média de preços dos passeios? Obrigada!😘

    • Oi, Andreia, tudo bem?
      Então, essas são 3 cidades bem distantes, inclusive San Andrés é uma ilha que fica mais perto do Panamá que da Colômbia propriamente dita. Então é imprescindível você dormir em cada uma delas. Se você tem oito dias, dá pra dividir por exemplo: 2 dias em Bogotá, 4 dias em Cartagena e 4 dias em San Andrés.

      Sobre os passeios, varia muito, pois cada cidade tem suas atrações. Mas espere gastar o mesmo que gastaria numa viagem pelo Brasil.

      Abraços e boa viagem!

  26. Mariana disse:

    Oi Rafael! Tudo bem? Estou pensando em uma “solo trip” para a Colombia. É viável fazer isso na Colombia em termos de segurança?
    Obrigada!

  27. Larissa disse:

    Olá, Rafael!
    Meus pais estão querendo ir pra Colômbia (bogotá, cartagena e san andres) agora em abril (provavelmente primeira quinzena de abril). Sabe me informa se as chuvas são intensas?? ou daria pra arriscar??

    • Oi, Larissa, tudo bem?
      Então, o clima na Colômbia varia muito de acordo com a cidade, já que Bogotá fica nas montanhas e as demais no nível do mar.

      Em Abril, em Bogotá, costuma chover mais, já que é o período chuvoso, mas o frio intenso não começou, as temperaturas variam entre 9 e 20 graus.
      No mesmo Período, em Cartagena e San Andrés, faz calor (e MUITO) o ano todo e essa época é conhecida como temporada seca, ou seja, se chover é bem pouco.

      Abraços e boa viagem pra eles!

  28. thamyres disse:

    Olá Rafael, Eu pretendo ir em maio, mas fiquei triste em saber que é a época das chuvas. Mas você sabe me dizer se o volume de chuvas é suficiente para atrapalhar os passeios ?

    • Oi Thamyres, tudo bem?
      Olha, o tempo em Bogotá, por exemplo, já é normalmente meio nublado por conta da altitude. Difícil ter um dia de sol o tempo todo. Eu já fui em maio, por exemplo, e peguei alguma chuva, mas não dias inteiros de chuva.

      Você não disse quais cidades irá visitar, mas se for a Cartagena, por exemplo, em maio chove, mas não é a época de chuva. Elas acontecem mesmo mais pelos meses entre agosto e outubro.

      Abraços e ótima viagem!

  29. Cintia Teixeira disse:

    Bom dia!
    Você chegou a postar a lista de restaurantes econômicos?
    Isso muito me interessa….

    Obrigada

    • Oi Cintia, tudo bem?
      Infelizmente não fiz essa lista, mas vale como sugestão pra uma próxima viagem pra lá. Alguns restaurantes legais pra você ir são o El Corral Gourmet (que é uma hamburgueria) e o Andrés Carne de Rés, que é um pouco mais carinho, mas vale pelos shows e o ambiente da casa noturna que também é restaurante.

      Abraços e boa viagem

  30. Carol disse:

    Oi rafael.
    Tenho um grupo de 12 amigas q viajamos a cafa 4 anos. A última foi Miami. Agora era Nyc mas as convenci de mudar para Colômbia. Algumas querem me matar pq acham q não vai ser legal. Eu pirei no que li de Cartagena e Medellín. Para uma viagem de bons restaurantes, barzinhos, feirinhas, astral mesmo, o q me sugeres? Serão 6 noites em maio! Obrigada querido

  31. Carolina Silva Latour disse:

    Olá Rafael, tudo bem? Parabéns pelas dicas.
    Eu e meu marido ficaremos 3 dias em Bogotá, depois Cartagena, SAN Andres e Medellín.
    O que você nos sugere fazer em cada cidade?
    Obrigada,
    Carolina

  32. Silvana Ribeiro disse:

    Bom dia Rafael. Estou querendo ir à Colômbia, mas estou totalmente perdida…kakaka. Vou sair do RJ. Devo ir direto para Bogotá? Que roteiros fazer? Onde ficar? Pode me ajudar?

    Grata.
    Silvana

    • Oi Silvana, tudo bem?
      Esse post é justamente com uma sugestão de roteiro, você chegou a dar uma olhada?

      De todo jeito, depende de quantos dias você quer e o que quer visitar. Os roteiros básicos começam por Bogotá e se estendem até Cartagena. Muita gente visita ainda San Andrés, que é o Caribe Colombiano propriamente dito. Mas são muitas outras cidades interessantes, como Medellín, Santa Marta e até essa que sugeri, Villa de Leyva.

      Abraços, fico à disposição.

  33. Mari disse:

    Rafa, indica alguma casa de cambio?

    • Oi Mari, tudo bem?
      Então, no aeroporto de Bogotá eu troquei dinheiro logo após o desembarque, do lado de fora já. A taxa das casas de câmbio é quase a mesma. Em Cartagena, foi no Centro Histórico mesmo, aí eu escolhia a com melhor cotação. Não tenho nenhuma específica pra indicar não. Sinto muito.

      Abraços e boa viagem!

  34. Fatima souza disse:

    Olá, é possível passeio com pais e avós mais um bebê de dez meses? Ou é passeio que não se recomenda levar bebês?

    • Oi Fátima, tudo bem?
      Dá sim pra ir pra Colômbia com criança pequena, tudo depende de que lugares e o que você quer fazer. Bogotá, por exemplo, é uma cidade grande com ótima estrutura, então você não terá problema algum. Cartagena também é tranquilo, mas creio que os passeios de barco pras praias não serão possíveis com um bebê tão pequeno, pois balança muito e é meio radical.

      Abraços

  35. Oi Rafael Carvalho, estou pensando em ir com meu marido e filho, gostaria de saber como é o custo de vida por lá e quanto devemos levar pra passar doze dias passeando bastante. Estão dizendo que já fiz esse comentário só que nunca entrei nesse site

    • Oi Maria, tudo bem?
      O custo é parecido com o do Brasil. Algumas cidades um pouco mais baratas (como Bogotá) e outras um pouquinho mais caras (como Cartagena). É difícil responder quando você gastaria porque cada um tem um estilo de viagem, mas pense num orçamento semelhante ao que você gastaria numa viagem pelo mesmo período no Brasil. Aí não tem erro!

      Abraços e ótima viagem!

  36. Oi Rafael Carvalho, estou pensando em ir com meu marido e filho, gostaria de saber como é o custo de vida por lá e quanto devemos levar pra passar doze dias passeando bastante

  37. maria augusta assis disse:

    Oi refael Carvalho, gostaria de saber como é o custo de vida na Colombia em relação ao Brasil, qual a cotação do dolar por lá e quanto precisamos levar pra passar 10 dias com folga passeando por lá

  38. Marília disse:

    Comprei passagens pra Bogotá na promobug da Copa (R$ 470 reais ida + volta com taxas inclusas) e estou indo com meu marido em agosto. Como foi uma promoção relâmpago, comprei sem pesquisar direito o tempo ideal e acabamos decidindo por ficar 6 noites na Colômbia. Assim, mesmo após muito pesquisar, ainda estou em dúvida no roteiro…é o seguinte:
    chego em Bogotá no dia 11/08 à noite (20h) e volto no dia 17/08 de meio dia. Tenho, portanto, 5 dias inteiros…vc acha que é viável ir pra Medellín (ou outro destino) no dia 14 à tarde para voltar no dia 16 à noite (ficando, portanto, 2 dias e uma manhã em Bogotá e 2 dias e uma noite em Medellin)? Ou seria mais interessante ficar apenas em Bogotá, pra conhecer com mais calma as atrações da cidade? Meu receio é ficar tempo demais em Bogotá e não ter tanta coisa pra fazer…mas também tenho medo de ir pra Medellín e não compensar, pelos deslocamentos (hotel/aeroporto/hotel), tempo perdido em aeroporto e nos check-in/check-out em hoteis, além do gasto com táxis…
    Enfim, qual seria o roteiro que você sugeriria para mim, contando com 5 dias inteiros na Colômbia, sendo o voo de chegada e saída em Bogotá?
    Desde já agradeço!

    • Oi Marília, tudo bem?
      Realmente seis dias só em Bogotá pode ser tempo demais.
      Se você tem vontade de conhecer Medellín, não fica tão longe, são 420km e dá sim pra ficar apenas uma noite. Claro que a viagem de ônibus será um pouco demorada, vale então procurar passagens pela Viva Colombia, uma companhia aérea de baixo custo.

      Se você quer evitar esses deslocamento todo, uma cidade mais perto de Bogotá e bem interessante é Villa de Leyva, um charme de cidade histórica que pode ser legal pra conhecer em 2 dias e uma noite. Eu fui de ônibus mesmo.

      Por fim, se quiser “esquecer” Bogotá e curtir sua viagem em outro destino colombiano, indico Cartagena. Mas pra lá você teria que ficar no mínimo 3 dias inteiros pra aproveitar tudo. Se tiver passagem barata, quem sabe vale a pena?

      Abraços e ótima viagem

  39. Frederico Bolzan disse:

    Boa tarde, estou pensando em ir para colômbia em dezembro. Pensei em algo em torno de 7/8 dias. Não conheço nada. Gostaria de dicas de roteiros. O que fechar pela empresa de turismo? Como se locomover de bogotá para as praias do caribe? Quais são as mais paradisíacas ilhas e praias? Você me indicaria ficar direto hospedado em Cartagena, ou San Andres? Ou em bogotá? Se puder me ajudar. Ficaria muito agradecido. Obrigado.

  40. lucimar de assis disse:

    ola rafael estou saino de goiania ate final de fevereiro 2017 vou ate foz do iguacu,paraguai,oruro,cuzco,medelim colombia ,venezuela capital e final da viagem em boa vista roraima brasil

  41. Muito legal o post! A Colômbia é linda, nós fomos esse ano e adoramos, já estamos planejando voltar em 2017!! Se quiser ler um pouco mais sobre a nossa visita, contamos tudo aqui: https://aqueleblogdeviagem.wordpress.com/2016/12/11/destino-colombia/

  42. Leila Miranda disse:

    Boa tarde Rafael! Adorei teu blog e tuas dicas. Parabéns! Estou pretendendo viajar juntamente com meu filho para a Colômbia por esses vinte dias. O que você me sugere: comprar um pacote de viagem ou eu mesma montar meu roteiro? Quero ficar uns quatro dias em Bogotá e uns três em Medellín.

    • Oi Leila, tudo bem? Super obrigado.
      Depende muito de você. Se você quer tudo prontinho, faça um pacote. Se quer ter mais liberdade, faça por sua conta. De todo jeito, vale consultar sim um pacote pra ver o preço e depois dar uma pesquisada nas passagens e hotéis por sua conta. Aí já dá pra pôr na balança.
      Abraços

  43. maria vitoria porto carmo disse:

    Ola Rafael.
    Onde indicaria se hospedar em Saint Andres ? Falo prq fui para a Republica dominicana, fiquei em um hotel excelente mas, a praia não era aquelas que aparecem nas fotos da net (rsrrs). Em resumo… Gostaria daquelas praias calmas e azuis que vejo nas fotos de Saint Andres.

  44. MILENE MOREIRA disse:

    Olá tudo bem?

    Parabéns pelas dicas, são muito explicativas! Você sabe se San Andres também aceita somente o RG?

    • Oi Milene, tudo bem?
      Muito obrigado. Se sua conexão for em Bogotá ou em outro país que aceite RG, sim, você pode ir com seu RG. Já se for no Panamá, por exemplo, será necessário o passaporte.
      Abraços e ótima viagem.

  45. alessandra disse:

    Achei mt interessante estou querendo ir pra san Andres , mais não estou conseguindo achar um hotel como procuro , alguma dica ?

  46. Mateus Marques Mendes disse:

    Boa tarde, Rafael.
    Parabéns pelo blog, relatos e atenção as perguntas.
    Rafael, pretendo ficar 14 dias na Colômbia, com destinos em Bogotá, Cartagena e San Adres. Por favor, quantos dias vc sugeriria para cada localidade e qual a sequencia?
    Muito obrigado.

    Abraços

    • Oi Mateus, tudo bem? Muito obrigado!
      Acho que pra decidir a sequência, vale você olhar as passagens aéreas primeiro. Provavelmente sua primeira cidade será Bogotá, mas depois, vale pesquisar os trechos Bogotá – Cartagena ou Bogotá – San Andrés e depois San Andrés – Cartagena ou vice-versa.

      Sobre o número de dias, você está com uma ótima folga. Vale então ficar uns 3 dias em Bogotá e depois 5 em cada uma das outras.

      Abraços e ótima viagem!

  47. Filype Utsch disse:

    Fala Rafael, muito bom seu blog cara, parabens.

    Estou querendo conhecer a colombia agora em setembro, no máximo outubro, eu e uns dois ou três parceiros, coisa de 15 dias. Nosso estilo é mais mochileiro, gostamos de conhecer a essencia do país, a cultura local, os gostos, a noite, etc…

    O que me indica de rota? Cartagena e san andres estou pensando em deixar de lado, para adentrar mais na colombia e conhecer os rincões que poucos conhecem, e deixar o caribe para ir com a namorada em janeiro, q é mais quente…

    Segunda dúvida, como são os valores lá? A cotação da moeda é totalmente discrepante, mas não dá p se ter ideia do que vale o peso colombiano. O que se faz com 1.000 pesos? Qual seria mais ou menos o valor indicado a calcular por dia, contando deslocamento, pernoite, alimentação, bebida, lazer, passeios, etc…

    Novamente, se puder esclarecer essas coisas, serei muito grato, abração.

    • Márcia disse:

      Oi Felipe, vc conseguiu essas dicas?Já viajou? como foi? minhas dúvidas são as mesmas que vc apresentou…se puder ajudar eu ficaria muito grata. abs

  48. Henrique H L disse:

    Muito obrigado Rafael! Sua ajuda foi de grande relevância! Clareou bastante o nosso roteiro! Abraços!

  49. Alessandra Andrade disse:

    Boa tarde! Estou planejando ir a Colômbia (Bogotá, Cartagena e San Andrés) no final de Novembro / início de Dezembro. É uma boa época? Ou pego chuva?
    Pensei em ficar 03 noites em cada uma destas cidades. É uma boa ou preciso de mais noites em alguma?
    Desde já agradeço o retorno.

    • Oi Alessandra, tudo bem?
      Novembro costuma ser o mês mais chuvoso em San Andrés. Já em desembro, as chuvas começam a diminuir. Em Cartagena chove também, mas não tanto, já que o mês mais chuvoso lá é outubro. Sobre os dias, eu pegaria diminuiria um em Bogotá e aumentaria um em Cartagena ou San Andrés.
      Abraços e ótima viagem!

  50. Henrique H L disse:

    Ola Rafael,
    Primeiramente parabéns pelo blog e obrigado pela paciência de responder a todos.
    Estou programando para ir a Colombia na época do Reveillon! A idéia seria Bogotá, Medelin, Cartagena, e, San Andres.
    Em qual cidade você acha que tem uma tradição de festas, e, valeria passar a virada do ano? Eu estou indo com minha namorada e outros casais. Devemos gastar 15 dias no máximo. E quanto tempo voce aconselharia gastar em cada um desses destinos?
    Mais uma vez muito obrigado pelo feedback.

  51. Liana Carreira Martins disse:

    Oi, Raphael. Muito boas as dicas!

    Estou indo para a Colômbia na ultima semana de agosto. Farei uma viagem rápida, por isso, estou na dúvida se visito Medellin ou Cartagena. Tenho medo de pegar um tempo frio e/ou chuva em Cartagena nesse período. O que você acha? Qual da duas cidades é melhor visitar nessa época do ano?

    Abraços,

    • Oi Liana, tudo bem?
      Se você só pode escolher uma, com certeza seria Cartagena. Frio você jamais pegará, a cidade é um forno rs. Costuma chover sim um pouco mais nessa época, mas eu correria o risco, ainda mais que essa época também é uma das mais chuvosas do ano em Medellin.

      Abraços e ótima viagem!

  52. Paulo Borba disse:

    Oi Rafael, Santa Marta vale a pena? Vi paisagens belissimas!

    Vc trocaria por Bogotá, gostaria de visitar Cartagena e Santa Marta.

    Em uma semana, qual a divisão em dias para cada roteiro?

    • Oi Paulo, tudo bem?
      Infelizmente ainda não conheço Santa Marta, mas vi também muitos relatos e fotos super bacanas de lá. Em uma semana, eu faria assim: 1 dia em Bogotá, 2 dias em Santa Marta e 4 dias em Cartagena.
      Abraços

  53. Jussara Maria Amato disse:

    Adorei esses comentários sobre a colômbia, estou indo na 2ª quinzena de de agosto, cartagena e san andres, via bogota e panamá. A minha dúvida é se eu troco reais aqui no Brasil que achei com iof 0,0015 que é seguro ou se deixo para trocar lá correndo risco de pegar alguma nota falsa. Alguém me ajuda por favor? Obrigada

    • Oi Jussara, tudo bem?
      Eu sugiro que você leve dólares, mesmo pagando o IOF de 1,1% nas casas de câmbio. Você até pode encontrar uma cotação “ok” para reais em Bogotá, mas em Cartagena e principalmente San Andrés a situação muda. Então para ser mais seguro e você não correr o risco de desvalorização do real repentina, eu levaria dólares.

      Abraços e ótima viagem!

  54. Chris disse:

    Olá. Pretendo ir sozinha para a Colômbia no início de Janeiro 17. será a primeira viagem Internacional. Alguém pode me dar alguma dica? Tenho medo de me perde em rsrs

  55. Delizete disse:

    Eu e mais 6 amigas fechamos um pacote para Buenos Aires, nossa viagem será em janeiro/2017 de 19 a 27. Mas o funcionário da agência de viagem me ligou ontem oferecendo um pacote promoção para Bogotá, com uma visitinha ao Caribe, segundo ele fora da promoção seria bem mais caro. O bom de Buenos Aires é que o nosso real vale mais que o peso argentino, e como fica em relação a moeda colombiana? É possível se passear sozinha por lá ou precisa estar sempre em algum tour?

    • Oi Delizete, tudo bem?
      A Argentina já não está mais barata como antigamente. Eu tenho achado os custos em Buenos Aires quase tão ou até mais altos que São Paulo, por exemplo. O custo na Colômbia também se assemelha ao Brasil. Dá pra ir sozinha sim, sem agência.
      Abraços

  56. Kelly disse:

    Oiiiii.
    Estava olhando as passagens para San Andres e vi taxas de um pouco mais de 300 reais… É isto mesmo?

    • Oi Kelly,
      procure os valores diretamente nos sites da empresas aéreas. Se você estiver olhando em buscadores como Decolar e Submarino Viagens eles colocam uma taxa a mais de serviço.
      Abraços

  57. Juliana disse:

    Boa tarde! Estou querendo ir para Cartagena e San Andres,dia 13/11 e retornar 25/11/16. Como está o tempo nessa época? Quanto gastaria para ficar 13 dias no total?
    Fico no aguardo!
    Obrigada!

    • Oi Juliana, tudo bem? Novembro é uma época de muita chuva em San Andrés e chuva moderada em Cartagena. Não é a melhor época, mas já fui nesse período e consegui aproveitar. Sobre gastos é bem pessoal, mas tirando hospedagem, pense na mesma quantia que você gastaria numas férias no Brasil mesmo.
      Abraços

  58. Elen disse:

    Boa Tarde,

    Tenho interesse em conhecer Cartagena, Bogotá e se der (R$) San Andres.
    Pretendo ir nas férias de 2017, com o meu namorado, provavelmente entre ABRIL e JUNHO, qual é o melhor mês para ir? Início, meio ou fim do mês? Quantos dias indica para cada cidade?
    Para ir pra Colômbia, precisa de visto ou somente com o passaporte conseguimos entrar no país? E por fim, para ir de uma cidade para outra, como podemos ir? ÔNIBUS? AVIÃO? Qual meio de transporte você/vocês indicam?

    MUITO OBRIGADA! Espero que a viagem seja pra lá mesmo.

    • Oi Elen, tudo bem? Se for nesse período, tente em Abril, que é o último mês antes de as chances de chuva aumentarem. Sugiro de 1 a 2 dias em Bogotá, de 3 a 4 em Cartagena e de 3 a 5 em San Andrés.
      Se seu voo for direto pra Colômbia (sem passar pelo Panamá, por exemplo), você consegue embarcar com seu RG e não precisa de passaporte. Para ir de uma cidade à outra a melhor opção é de avião.
      Abraços

      • Elen disse:

        Muito obrigada pelo retorno Rafael.
        Temos passaporte, então acredito não ter problema algum com as opções de voos né?
        Deixa eu te perguntar outra coisa, qual seria o melhor itinerário para fazer essas três cidades (Bogota/Cartagena/San Andres), saindo de Curitiba? Caso você indique outro lugar/cidade bonita para conhecer próxima a elas, pode citar também =) hehehe

        Fico no aguardo, mais uma vez obrigada.

        • Oi Elen, tudo bem?
          Acho que você pode fazer Curitiba > São Paulo > Bogotá e passar 1 ou 2 dias lá. Depois pode voar até Cartagena e ficar uns 3 a 4 dias. De lá é só voar pra San Andrés. Na volta, cote direto San Andrés > São Paulo ou Curitiba que deve sair mais barato.
          Abraços e ótima viagem!

  59. BRUNA disse:

    Oi Rafale….tudo bem?
    Estou planejando ir pra Bogota, Cartagena e San Andre, marido e 2 filhos (4 e 5 anos)
    Qual roteiro vc recomendaria? Quantos dias em cada lugar? Melhor em Novembro ou Janeiro??

    Grata

    Bruna

    • Oi Bruna, tudo bem? Janeiro é melhor porque é uma das épocas que menos tem chance de chover em Cartagena, mas já fui em novembro e não peguei chuva significativa. Sugiro de 1 a 2 dias em Bogotá, de 3 a 4 em Cartagena e de 3 a 5 em San Andrés.
      Abraços

  60. Cleide disse:

    Oi rafael, adorei tudo aqui, Parabens!
    minha duvida é: tenho duas datas para ir a bogota, cartagena, s.andres: agora em ago/16 ou ou mar/17. Não queria pegar chuva nem muito frio. Qual época é melhor? Q q vc acha?
    Obrigada
    Cleide

    • Oi Cleide, tudo bem?
      Se você puder escolher, sem dúvida março é uma data melhor. É o mês que menos chove no ano em Cartagena e San Andrés. E como você está indo pra praia, o sol é super importante, né?
      Abraços

      • Luis disse:

        Rafael,

        Vou fazer uma viagem curta para a Colômbia. Para se conhecer as principais atrações de Bogota: quantos dias deve-se ficar na cidade? e para se aproveitar Cartagena: quantos dias vamos precisar?

  61. Cleide disse:

    Oi rafael, adorei tudo aqui, Parabens!
    minha duvida é: tdevoenho duas fatad para ir a ir a bogota, cartagena, s.andres agora em ago/16 ou ou mar/17. Não queria pegar chuva nem muito frio Bogotá. Qual época é melhor? q vc acha?
    Obrigada
    Cleide

  62. HERICA SANTOS disse:

    Oi Rafael, pretendo ir pra Colômbia em outubro. Esse mês é muito chuvoso? Vale a pena ir pra San Andres? Pretendo passar 12 dias e conhecer Bogotá, Cartagena e San Andres. O que você acha?

    • Oi Herica, tudo bem?
      Pelo que pesquisei, outubro é um dos meses mais chuvosos em Cartagena e San Andrés. Não sei se você só tem essa data. Se sim, depende de você arriscar ou não. Já fui ao Caribe em épocas que seriam de chuva e peguei algumas pancadas apenas. Mas conheço pessoas que pegaram chuva torrencial. É bem difícil essa escolha.
      Abraços

  63. maria disse:

    Estou programando uma viagem de lua de mel para colombia em fevereiro.
    Temos 7 dias. Qual o melhor lugar pra ir?
    Cartagena, san andres, bogota… ?

    • Oi Maria, tudo bem?
      Como são só 7 dias, eu faria Bogotá e Cartagena ou então Bogotá e San Andrés. Fazer os três vai ficar bem corrido.
      Abraços e ótima viagem!

      • Pedro disse:

        Rafael, pretendo ir para Colômbia início de agosto de 2016. Gostaria de fazer 12 dias nas cidades Bogotá, Cartagena e San Andrés. É melhor deixar todas as passagens aéreas dentro da Colômbia já compradas ou comprar na hora? Obrigado

        • Oi Pedro, tudo bem?
          Com certeza você deve comprar antes. Lá funciona como aqui. Quanto maior a antecedência maior a chance de encontrar preços melhores. Além da Avianca, dê uma olhada na Viva Colombia, que é a companhia de baixo custo deles.
          Abraços e ótima viagem!

  64. Raquel Pereira disse:

    Agosto em Cartagena, tem muita chuva?

  65. RENATA CRUZ disse:

    Rafael,

    Aonde pego o contato para o Segway? Não achei no link que você indica. Teria o contato do Jairo?

    Obrigada

  66. Gabriel disse:

    Oi, Rafael, tudo bom?

    Vou para Bogotá em Julho, e estava pensando em passar 4 dias lá e 2/3 e Cartagena. Quanto você acha que gastarei? Irem em sistema de couchsurfing.

    • Oi Gabriel, tudo bem? É muito difícil falar sobre gastos, já que é algo muito pessoal. Mas pode considerar que gastará igual ou até menos que uma viagem no mesmo estilo no Brasil.
      Abraços

  67. Juliana souza disse:

    Oi rafael ,

    Pretendo ir para Bogotá de lá alugar uma carro e conhecer algumas cidades o que vc me sugere.

  68. Marcia Cabral disse:

    olá Rafael, vou para san Andres, em dezembro vou ficar 8 dias eu e meu marido, saindo do brasil paassagem pagas e hotel. quanto devo levar para gastar entre alimentação e passeios.
    aguardo

  69. Gabriele disse:

    Olá Rafael.
    Q bom ler sobre a Colombia
    Mto obrigada
    Pretendi viajar para Colombia pela primeira vez mas estou na dúvida em cono começar.
    Tenho interesse em ir para Cali MendellinCartagena y san andres.
    Vou sair de sp e pretendo ficar uns 20 a 30 duas fora.
    Ql ordem vc me sugere e qto vc acha q gastaria com esse viagem estando em albergues ou pousadas baratas? Mtô obrigada
    Gabriele

    • Oi Gabriele, tudo bem?
      Você pode ir de Bogotá a Medellín ou Cali e entre essas duas cidades de carro ou ônibus. Depois, da que escolher por último, você deve voar até Cartagena. Depois terá que voar de Cartagena ou Bogotá até San Andrés. Sobre dinheiro, essa é uma pergunta muito difícil, já que varia de pessoa pra pessoa. Mas espere gastar um pouco menos que numa viagem igual pelo Brasil.
      Abraços

  70. Romulo silva disse:

    Quanto eh o cambio da local da colombia em relacao ao Real.
    E qual as cidades com praia vc surgeri que conheça?

  71. Camila disse:

    Oi Rafael, tudo bom? Ótimo post, estou salvando para ler depois todos os links com mais calma. Estou pensando nas minhas férias em maio deste ano, pensei em Bogota e Cartagena, um semana. Acha que vale a pena? Sairia de SP, acha que vale a pena ficar quanto tempo em cada cidade e é fácil ir de Bogota para Cartagena? Seria mais fácil de avião? Outra coisa, acha que é tranquilo para mulher viajar sozinha? Obrigada 🙂

    • Oi Camila, tudo bem? É tranquilo sim mulher viajar sozinha pela Colômbia, só tomar os cuidados básicos como se estivesse no Brasil. Acho que valem de 2 a 3 dias em Bogotá e de 3 a 4 em Cartagena. Pra ir de Bogotá a Cartagena o melhor é de avião. A viagem de ônibus é difícil, dura cerca de 24h e pode ser um pouco perigosa. Dá uma olhada em empresas como Avianca, Copa ou Viva Colombia, que fazem o trajeto.
      Abraços

    • Luciene disse:

      oi Camila. Você viajou sozinha para a colômbia? Como foi? Pergunto porque tb tenho a intenção de ir sozinha…

  72. Fabiana Ribeiro disse:

    Boa tarde, Rafael!!!!!
    Estou decidindo onde passar parte doo mês de maio, quando vou comemorar meus 50 anos.
    E a Colômbia foi sugestão de um amigo. Mas vendo as distância entre Bogotá e Cartagena, pensei em ir direto p a segunda. E ficar por lá, fazendo bate-voltas pela região. Acha viável? Seguro?
    Alguma sugestão?
    Abraço!

    • Oi Fabiana, tudo bem? É viável sim ir só pra Cartagena e aproveitar a cidade, ilhas e praias da região. O que você pode fazer é escolher uma conexão mais longa em Bogotá e ter ao menos algumas horas ou um dia na cidade, já que seu voo provavelmente fará conexão lá.
      Abraços e ótima viagem!

  73. danilo disse:

    Boa tarde Rafael.

    Estou com uma duvida tremenda. Vou para Bogotá e depois Cartagena, voando de São Paulo pela companhia AVIANCA. Li em vários locais que não há necessidade de PASSAPORTE, pois não farei conexão no Panamá. Sabe me dizer se é assim mesmo, não preciso de Passaporte?

    • Oi, Danilo, tudo bem? Você já deve ter recebido a nossa resposta por email num outro post que comentou. Mas você não precisa de passaporte não. No máximo o que eles podem exigir é um RG com menos de 10 anos de expedição. Não vale CNH, Certidão de Nascimento ou outro documento, tá? Se quiser ter uma resposta oficial para dar para a Avianca, entre em contato com o consulado da Colômbia pelo link http://saopaulo.consulado.gov.co/
      Abraços e ótima viagem.

  74. Priscila Vidor disse:

    Olá Rafael, tudo bem?

    Estou pretendendo ir para Bogotá. Além dos passeios em museu, culinária local… Vc sabe me dizer quando tem eventos culturais na cidade ou arredores? Por exemplo carnaval, etc?

    Vou definir a época que vou viajar baseada na época de eventos culturais.

  75. Reginafabrega disse:

    Oi Rafael,
    Gostaríamos de dicas sobre o que fazer em um dia em Bogotá. E um bom restaurante para o dia que chegarmos.
    Parabéns pelas dicas.
    Abs,

  76. Leonardo disse:

    Rafael, parabéns pelo blog!
    O que você poderia me dizer sobre a temperatura em bogotá em fevereiro? hotel/hostel com ar condicionado se torna necessário?
    obrigado.

  77. Romulo disse:

    Olá Rafael. Penso em ir pra Bogotá pelo dia 22 de fevereiro. Terei seis dias na cidade. O que seria mais vantajoso, levar dólares ou reais?

    Também estou pesquisando sobre o que fazer, como visitar os museus, o lago Guatavita e Villa de Levya, mas aceito dicas.

    Penso em pesquisar um hostel daqui mesmo, da mesma forma que fiz quando visitei Cusco, se vc tiver indicações sou todo ouvidos.

  78. Fábio Carvalho disse:

    Olá Rafael.Estou planejando ir para Bogotá em maio/junho.Eu moro em Fortaleza e provavelmente terei q fazer escala em SP antes de partir para a Colômbia. Eu já estava me programando para tirar o passaporte,mas vi aqui nos comentários q não preciso,é isso mesmo?….E sobre os valores de tudo em Bogotá,é verdade q são mais baratos do que viajar dentro do Brasil? Aguardo resposta e desde já agradeço!

  79. Rafaela arruda disse:

    Oi Rafael,
    Tudo bem?
    obrigada pelo retorno em relação ao hotel em Bogotá.
    Estou indo para San Andrés em Março, para ficar seis dias. Quais passeios vc me sugere? Março é uma boa época?
    obrigada

  80. flavia nascimeno disse:

    Olá Rafael e demais amigos. Gostaria de conhecer a colombia indo apenas para bogota e cartagena acreditam que 4 dias eu consiga fazer algumas boas coisas? preciso de passaporte com visto? periodo de novembro é legal? como é a chegada no aeroporto tem hostel px? Obg

    • Oi Flávia, tudo bem?
      É bem pouco tempo 4 dias, mas você consegue sim. Tente então ficar 1 dia em Bogotá e os outros 3 em Cartagena. Você não precisa de passaporte nem visto, apenas o RG. Em Cartagena faz calor e MUITO o ano todo. Em novembro você pode encontrar um pouco mais de chuva, mas não é o mês mais chuvoso. Nas duas cidades tem hostel sim e eu recomendo que você vá pro hotel de táxi.
      Abraços

  81. Deicy disse:

    Olá, amei as dicas, estou pesquisando este destino e fiquei bem interessada. Você tem algum hotel beira mar legal para indicar? amo praia e fiquei surpresa com as fotos.

  82. Helder disse:

    Excelentes dicas, Rafael.

    Eu estou pensando em ir no 2º semestre deste ano.
    Quero passar em Bogotá e depois ir para a Cartagena, entretanto, penso em ir de ônibus, o que acha das estradas colombianas?
    Acha que seria cansativa a viagem?
    As empresas de ônibus são seguras?
    E quanto ao preço?

    Valeu!

    • Oi Helder, tudo bem?
      A viagem de Bogotá a Cartagena é bem sofrida, são mais de mil quilômetros e, pelo que vi, de carro levaria mais de 18h. Eu só viajei pelas estradas colombianas de ônibus entre Bogotá e Villa de Leyva. Foi até tranquilo, mas são muitos check points do exército e da polícia nos quais você tem que descer, mostrar os documentos, etc. Acho que vale investir numa passagem aérea. Procure na VivaColombia, a primeira companhia de baixo custo de lá.
      Abraços

  83. Kelly Gonçalves disse:

    Olá Rafael, estou planejando ir a Colombia em outubro de 2016.
    Gostaria de saber se essa época é boa para fazer o roteiro : Bogotá, Medellín, Cartagena, Cali, San Andreas.

    Chove nessa época ? Como são as temperaturas?

    Obrigada

  84. LEILA M. CECATTO disse:

    BOA TARDE

    Li as varias peguntas sobre ir a Colombia e fiquei muito curiosa em saber as respostas de tempo em cada cidade ,de qual moeda levar, como ir de um lugar ao outro, em fim tudo de informações pois sempre viajo em Hostel e sendo assim poderia indicar uns bons e indicar tudo de barato e com qualidade.OBRIGADA um abraço.

    • Oi Leila, tudo bem?
      Quais cidades você pretende visitar? Fica meio difícil falar assim tão generalizado. Sobre a moeda, você pode levar dólares ou reais, acaba dando na mesma na hora da troca em Bogotá. Se for em outra cidade, leve dólares.
      Abraços

  85. Vitória disse:

    Oi Rafael, boa tarde ! sou de Recife e gostaria de viajar do dia 18/12 a 10/01 para colômbia. Queria dicas quanto a quais cidades conhecer, quantos dias em cada cidade suficiente e qual ordem de cidade você indica.. Também queria saber se Recife x Bogotá ou Panamá. Estou literalmente viajando será minha primeira viagem sozinha.. Preciso de ajuda !!

    • Oi Vitória, tudo bem?
      Mas você pretende passar 20 dias na Colômbia ou quer viajar dentro desse período? O roteiro básico inclui Bogotá e Cartagena. Vale uns 2 a 3 dias em Bogotá e uns 3 ou 4 em Cartagena. Sobre a passagem, o melhor é você pesquisar em sites como Decolar, Submarino Viagens, Kayak e descobrir a rota mais barata.
      Abraços!

  86. Raul disse:

    Oi Rafael, obrigado pelas dicas. Queria saber sua opiniao pra levar criancas pequenas (4 anos e 6 meses) em Marco. ja conheci Cartagena entao pensei em ir pras cidades BOG e Medellin, alias sugeriram mais Medellin pra criancas.
    Att
    Raul

    • Oi Raul, tudo bem?
      Infelizmente não conheço Medellin, mas Bogotá parece sim ser tranquilo inclusive com crianças pequenas. Procure se hospedar na Zona Rosa, que tem calçadas amplas e tudo pode ser feito a pé na região, que conta com muitas lojas, restaurantes e shoppings.
      Abraços!!!

  87. Tassia disse:

    Rafael, estou pensando em ir pra Colômbia em maio, VC recomenda?!
    É melhor levar dólares? São bem aceitos como na Argentina?
    Obrigada

  88. Raquel Teodoro disse:

    Olá Rafael, tudo bem?

    Estou planejando viajar para Bogotá e Cartagena. Qual o melhor meio de locomoção?

    Abraços,
    Raquel

  89. Luis Ecoturista disse:

    Estou planejando rodar a Colômbia durante uns 30 dias, em outubro/2015. Desejo conhecer as praias, os Andes colombianos e suas montanhas, ir no mais belo rio do mundo (Caño Cristales), o Parque Tayrona e as montanhas de Santa Marta, além, é claro, de conhecer Cartagena, Bogotá, Medellin e Cali! Vou sozinho! Se tiver alguém disposto a compartilhar as aventuras, dê um toque! Ah! Parabéns pelas dicas, Rafael! Também agradeço as pessoas que postaram sugestões e informações aqui nas "perguntas e respostas"! Viva a vida!!!

  90. Nader Hamdan disse:

    Olá, estou indo nesta sexta-feira para a Colômbia, vamos para Bogotá, Medellín, Cartagena e Barranquilla.
    Já reservei um carro para rodarmos este trajeto, porém agora estou preocupado de não ser uma boa ideia.
    Será muito perigoso? Estou preocupado…

    • Oi Nader, tudo bem?
      Infelizmente não andei de carro na Colômbia, apenas de ônibus e num curto trajeto. Sinto não poder ajudá-lo.
      Abraços e ótima viagem!

    • simone disse:

      eu moro 9 anos em Bogota, andar de onibus eh um pouco perigoso…..taxi…um pouco..mas tem o uber que eh mais seguro..taxi aqui eh super baratinho….20 reais faz um trajeto super longe…..medellin eh tipo sao paulo…..cartagena eh tranquilo….mas o pessoal enche o saco pra voce ficar comprando coisinhas na praia…..fica tranquilo….brasileiro jah nasce com um olho aqui e ali….com desconfianca…..brasileiro sabe se virar ! espero que aproveite ! bogota eh frioooo…..traz jaquetinha……de manha…13 graus e no mesmo dia..de tarde sobe pra uns 22…e de noite…de novo pra uns 10 graus..a variacao de temperatura pra um dia eh grande…..medellin…nem tanto…..boa viagem !

    • simone disse:

      mas…se voce vai viajar……de carro tudo isso? a estrada aqui tem muita curva hein! sobe e desce cordilheira…..infelizmente aqui nao eh tao desenvolvido no sistema rodoviario…..tem que ver bem…..e nao tem paradeiro de onibus como no Brasil…aonde vende churrasco…banheiro…longos trajetos sem nada! as vezes tem tiquete aereo baratinho……vale pesquisar ..do que perder tanto tempo na rodovia…..e se vc pegar trajeto errado…..dor de cabeca hein!

    • Neide Motta disse:

      Ola Nader Hamdan , estou orgnizando minha saida para novembro, visitando exatamente as cidades nomeadas por vc. podes me dar alguma dica. qto tempo total. tos dias ficou em cada uma, recomenda o que

  91. Fabiana disse:

    Oi Rafael, pretendo ir pra Cartagena no final de setembro, você acha seguro para uma mulher? Acha que o ideal é comprar PC no brasil ou deixar para comprar na casa de cambio por lá? Bjs e obrigada

    • Oi Fabiana, tudo bem?
      É seguro sim, mais seguro que viajar pelo Brasil. Algumas amigas já foram sozinhas e todas adoraram. Eu levaria dólares ou reais e trocaria em Bogotá.
      Abraços

      • Fabiana disse:

        Super obrigada Rafael pelas dicas! Abraços

      • Nayara Rebello disse:

        olá… vc acha que é melhor então levar em dinheiro vivo? No caso dessa alta absurda do dólar pretendo levar em real mesmo

        • Oi Nayara, tudo bem?
          Sim, como se não bastasse o dólar alto, pra fugir do IOF você pode usar dinheiro vivo mesmo, tenho feito isso nas últimas viagens. Se for levar Real, troque ainda em Bogotá, onde encontrará taxas melhores. Se for levar dólar, dá pra trocar normalmente nas demais cidades.
          Abraços e ótima viagem!

    • Simone disse:

      Oi Fabiana, tudo bem? chego em bogota dia 26/09 e volto de cartagena para o brasil no dia 11/10. Estou indo sozinha. Se quiser cia em algum trecho, me escreve [email protected]. Rafael, obrigado pelas dicas 😉 Estou tentando me organizar em cima delas 😉

  92. Geisa disse:

    Olá Rafael, tudo bem?
    Estou me programando para ir a Colombia no dia 30.10. Pretendo conhecer Bogotá, Medellin e Cartagena e para que isso aconteça, estou pretendo passar oito dias lá. Não me lembro aonde li que lá na Colombia existe uma companhia aérea tipo lowcoast que faz vários trechos domésticos, mas eu não consigo me lembrar do nome da companhia (coisas da idade…rs). Já tentei pesquisar no Google mas não achei. Vc conhece essa companhia? Quero ir de Bogotá para Cartagena sem pagar muito. Vou usar as minhas milhas para ir de São Paulo a Bogotá e queria fazer o voo Bogotá/Cartagena/Bogotá sem gastar muito. Vc tem alguma sugestão de voo BBB? Grata.

  93. Gestor Ti disse:

    Muito bom, adorei as dicas.

  94. Cesar disse:

    Boa tarde Rafael, tudo bem?
    Parabéns pela sua atitude em querer ajudar os outros, isto é muito difícil nos dias de hoje.
    Terei uma semana de folga em Outubro ( 12 a 19) e estou sem ideia para onde ir.
    Lendo o seu blog fiquei entusiasmado com a Colômbia.
    Seria pedir muito fazer um roteiro para mim saindo de Campinas ou SP?
    Outra dúvida é melhor comprar os COP$ no Brasil ou levar R$ ou US$ e trocar lá?
    Um forte abraço e mais uma vez muito obrigado por sua dedicação.

    • Oi Cesar, tudo bem?
      Nossa sugestão de roteiro está nessa página mesmo. Pra conhecer bem a Colômbia, vale ficar alguns dias em Bogotá e também Cartagena. Se quiser curtir o mar azul do Caribe, vale pensar em San Andrés.
      Sobre o dinheiro, isso varia muito conforme a flutuação da cotação do dólar. Como está bem alto, pode ser vantajoso trocar reais mesmo.
      Abraços

  95. Isa disse:

    Olá Rafael, estou querendo viajar em janeiro com meu filho de 13 anos.Curto muito praia. Qual roteiro vc indica na Colômbia?
    Ps: vou viajar com milhas
    Se possível , me responda por email.
    Muito insegura em fazer esta viagem, já que todas as outras foram sempre dentro do Brasil .

    • Oi Isa, tudo bem?
      Acho que vale ficar uns 2 ou 3 dias em Bogotá e depois seguir pra Cartagena. É super tranquilo e bem turístico.
      Se quiser algo diferente, vale visitar a ilha caribenha de San Andrés. Fica distante, mas é um paraíso. É preciso ir de avião.
      Abraços

  96. Estefania disse:

    Ola!
    Estou fazendo meu roteiro e pergunto: quantos dias vc recomenda para ficar em Bogotá?
    E quanto as passagens aéreas para as ilhas(quero ir para San Andres) tem ideia de valores? ou se pelo menos é barato as passagens no geral?

    • Oi Estefania, tudo bem?
      Acho que em Bogotá uns 3 dias são bem suficientes, dá até pra visitar a igreja de sal. Sobre valores, é muito difícil porque eles variam tanto como aqui no Brasil. Dê uma olhada em buscadores de passagens. Procure também passagens chamadas de "múltiplas cidades" e tente fazer, por exemplo, SP > San Andrés > Bogotá > SP. Costuma sair mais barato.
      Abraços

  97. Pedro Carlos disse:

    Olá Rafael
    Já marcamos a viajem de 23/5 a 7/6.
    Pegaremos muita chuva?

    Abraços

  98. Pedro Carlos disse:

    Olá Rafael, parabéns pelo seu Blog.
    Eu minha mulher, meu filho e sua noiva iremos para Bogotá no final de abril, temos 14 dias disponíveis.
    Estávamos pensando fazer como é nosso costume, alugamos um carro e fazemos um roteiro passando pelas cidades que consideramos interessantes. No entanto fomos informados que viajar de carro pela Colômbia não é seguro por conta da guerrilha e da qualidade das estradas, principalmente porque pretendemos ir a Cartagena passando por Medelin.

    Agradeceremos a sua orientação.

    Abraços

    • Oi Pedro, tudo bem?
      A Colômbia é bem tranquila nas áreas mais turísticas, mas viajar de carro pode ser desagradável tanto pelas regiões perigosas das FARC (principalmente a Amazônia). Mas bem chato são os bloqueios policiais, são muito constantes. Sugiro que viaje de ônibus mesmo quando for perto e de avião para maiores distâncias, como entre Bogotá e Cartagena.
      Abraços

  99. rosa disse:

    Rafa , será que tem casa de câmbio a noite aberta ,chegarei por volta de 19 h de sábado 🙁 em Bogotá

  100. Carla disse:

    Oi como funciona para fazer ligações de celular? Qual operadora?

  101. robertacaldo disse:

    Oi, Rafael, muito legal o seu blog e as dicas da Colômbia. Estou viajando para lá na próxima semana com meu namorado, teremos duas semanas e a ideia é justamente um pouco do roteiro que você fez, incluindo talvez Medellin. Nas minhas viagens, costumo fazer a conta de 100 por dia para cada um (100 dólares, euros ou reais), para incluir ai acomodação, passeios e alimentação. Costumamos ficar em B&B ou hotéis simples. Queria te perguntar:

  102. Gui disse:

    Olá, estou amando o blog demais!!
    Eu estava organizando outra viagem para Buenos Aires, mas ao passar por aqui fiquei com vontade de conhecer o Panamá e Cartagena.

    Poderia me dar mais dicas?! Compensa ir do Brasil Panamá, ficar qtos dias e depois Cartagena!? Quanto sai em média uma viagem de uma semana lá. … tirando passagens!?

    Agradeço!

    Gui

    • Rafael disse:

      Oi Gui, que bom, ficamos felizes com seu comentário!
      Então, sobre o Panamá, varia de pessoa pra pessoa. Toda viagem pra mim é válida. Se você pensa em ir à Cidade do Panamá, saiba que as atrações são de cidade grande. É um lugar agradável e esse post pode ajudá-lo https://www.essemundoenosso.com.br/destinos/cidade-do-

      Já Cartagena (em minha primeira viagem, peguei justamente um voo entre Cartagena e a Cidade do Panamá) é surpreendente, uma cidade histórica amuralhada com uma arquitetura linda, praias bonitas por perto (não as da cidade), ótima estrutura. Estamos com muitos post's novos sobre lá, dá uma olhada em https://www.essemundoenosso.com.br/category/colombia/

      Sobre valores, cada viajante tem um tipo de orçamento. Mas os custos com alimentação, deslocamentos e passeios nesses países são mais baixos que no Brasil, principalmente no Panamá, que é muito barato.

      Abraços

  103. debora disse:

    n tenho noçao e to meio perdida… pensando ir a colombia em setembro… e proximo do panama? da p fazer os dois?

  104. Lisi disse:

    Vou a Colombia em janeiro pela Copa com conexao no Panama. Preciso de passaporte?

  105. Andre Nakajone disse:

    Fiz uma viagem a Bogota e Cartagena no final de Ago/13 e realmente foi muito interessante e legal, tudo conforme descrito no seu Blog. Muito obrigado pelas dicas!!!!!
    Deixo aqui duas contribuições que podem ser importantes, 1) para quem for para lá, façam a conversão de moedas Real-Peso Colombiano baseado na cotação do USD de ambos os países, para compras no cartão de credito. Explico, a cotação em Ago/13 era de COP$ 1000 – R$0,86 assim fazia esta conta em todas as compras que fazia pelas cidades. Voltei imaginando ter gasto aprox R$3.000 no cartão, mas para minha surpresa a fatura constava R$ 4.600. Verificando com mais detalhes a fatura vi que a conta a ser feita era o valor da compra em COP$ transformado em USD na cotação local, e assim pelo USD a compra passaria pela conversão ao Real$. Com a alta do USD no Brasil USD$1 – R$ 2,48 e lá USD$ 1 – COP$ 1.900 acabei sofrendo o impacto nas diferenças de taxas cambiais ex: uma compra de item de COP$100 mil que deveria ser pela conversão direta R$ 86, acabou me saindo aprox R$ 126.
    Outra dica fica na hora de pedir a isenção do IVA (imposto local sobre a compra de itens ou serviços). A isenção é solicitada no aeroporto. Juntei todas as notas ficais com respectivos comprovantes de pagamento no cartão de crédito e fui tentar solicitar o reembolso, mas por falta de informação, já tinha feito o Check In e despachado a bagagem, pois acreditava que seria necessário a apresentação do cartão de embarque do retorno de viagem.
    PAra minha surpresa descobri que era necessário apresentar além dos comprovantes, as mercadorias adquiridas ao qual já tinham sido despachadas. Bom mas para quem quiser solicitar o reembolso é necessário apresentar as notas de compra e de pagamento no cartão, assim como a mercadoria, e é valido para somente alguns itens (vestuario, alimentos, joias, cds, objetos de decoração) , não é valido para serviços ou bens consumidos dentro do período da viagem (hoteis, refeições). Bom pessoal ficam as dicas ai.
    Rafael Parabéns pelo BLOG, espero que continue ajudando a muitas pessoas ainda. Um abraço André

  106. Jeff Alves disse:

    Incrivel este espaço para conhecer a Colombia.
    Estavamos programando apenas ficar 1 dia para seguirmos ára Miami via Spirit, uma empresa low cost que faz aereo de Bogotá para lá, mas depois de vasculhar este site mudamos de ideia vamos ficar ao menos 4 dias no país…
    Parabéns pelo trabalho e pelas dicas.

  107. Ivonne Maria Stumpf disse:

    Acho que se usasse as milhas da TAM e pudesse ficar uma semana seria ótimo ! Usando pousadas e um programa bem organizado , talvez seja possível fora dos feriados ! Sou aposentada e teria tempo disponível …
    Agradecida por informações ! Ivonne

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *