Quem não tem vontade de viajar para o exterior? A menos que seja para um dos nossos vizinhos sul-americanos, onde pode-se ingressar no país com RG (veja quais), o primeiro passo é saber como tirar passaporte.

E é justamente nessa hora que começam as dúvidas para quem irá fazer sua primeira viagem para fora: como tirar passaporte? O processo não é complicado, basta ficar atento a alguns processos como o passo a passo que mostramos neste post e no vídeo abaixo:

+ Quer mais dicas? Curta nossa fanpage

COMO TIRAR PASSAPORTE BRASILEIRO

 

O passaporte é emitido pela Polícia Federal no Brasil e o prazo de emissão varia de acordo com o local de atendimento ao público. Em muitas cidades, o agendamento é feito pela internet, o que facilita bastante. Veja o passo a passo para tirar seu passaporte:

Como tirar passaporte (Foto em CC BY-SA 3.0)

1) RENOVAÇÃO?

Se você pretende saber como tirar seu primeiro passaporte, pule para o próximo item. Se você já tem, saiba que não existe mais a possibilidade de renovar o documento. Após o prazo de validade expirar, você precisará entrar no processo comum de emissão e participar de todos os passos.

 

2) DOCUMENTAÇÃO

O primeiro passo é verificar a documentação necessária. Ela pode ser encontrada no site.

 

3) EMISSÃO

Preencha os campos necessários na página de emissão de passaporte, como a que está abaixo. Além de dados e documentos, você deve escolher em qual posto da PF irá comparecer para apresentar a documentação.

Como tirar passaporte

4) PAGAMENTO DA GRU

Após o preenchimento de todos os dados, o site irá gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga dentro da data de validade. O valor na data em que este post foi feito é de R$ 257,25.

 

5) AGENDAMENTO

Você só pode fazer o agendamento depois de pagar a GRU gerada após o preenchimento dos campos de emissão de passaporte. Feito isso, agora você deve escolher em qual posto da PF irá comparecer para apresentar a documentação na página “solicitar agendamento”. Basta preencher os dados e escolher dentre os dias e horários disponíveis.

Como tirar passaporte: Passo a passo para fazer o seu

 

6) IDA À POLÍCIA FEDERAL

Compareça ao Departamento da Polícia Federal escolhido por você munido dos documentos necessários originais (veja o item 2), GRU paga e comprovante de solicitação do passaporte. Você não precisa mais levar foto, já que ela será tirada na hora (exceto menores de 3 anos). Em algumas unidades é necessário o agendamento eletrônico da ida ao DPF (consulte aqui), como citado anteriormente.

 

7) ANDAMENTO DO PEDIDO E RETIRADA

É possível consultar o andamento do pedido do seu passaporte pela internet, munido do número de protocolo através deste site. Após a solicitação ser concluída, o passaporte deve ser retirado pessoalmente pelo titular no horário e local indicados. É preciso levar o documento de identidade e assinatura de recibo.

 

EXTRA: PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA

Se você se encaixa nas exigências descritas acima, mas tem urgência do passaporte para uma viagem que não possa aguardar o prazo normal de entrega, pode solicitar o Passaporte de Emergência. Segundo a Polícia Federal, alguns casos que comprovam essa solicitação emergencial são catástrofes naturais, conflitos armados, viagem imediata por motivo de saúde da pessoa ou da família (cônjuge ou parente até segunda grau), proteção de patrimônio, necessidade de trabalho, ajuda humanitária, interesse da Administração Pública ou outro motivo em que o adiamento da viagem cause transtornos.

A gente explica todos os passos pro passaporte de emergência nesse outro post.

 

Tem mais dúvidas sobre como tirar passaporte? Você pode ligar para o número 194 ou acessar a seção Dúvidas Frequentes no site da Polícia Federal.

+ Confira mais dicas para viajar melhor

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

248 respostas

  1. Oi Rafael, passando aqui só para te agradecer, o post foi bem esclarecedor. Estou pretendendo tirar meu passaporte e não fazia ideia de como. Muito obrigada!

  2. Olá Rafael, bom dia!
    Sou a Clenilda, moro em Ribeirão Preto SP.
    vou tirar o passaporte primeira vez.
    Conheci uma pessoa de Istambul Turquia, estou querendo ir pra lá. Sei que pra passeio, não precisa de visto, mas no caso eu querendo ficar lá, como faço?
    E no trajeto da viagem, não tem algum problema em relação ao passaporte não ter o visto?
    E quando eu for, tenho que está acompanhada por ele?
    Abraço e obrigado!

  3. Oi Rafael tudo bem
    Sou eu claudia
    Eu conheci um rapaz do Panamá
    E ele mim chamou para ir pra lá
    Pra mim ir eu iria precisar de passaporte e vistos

    1. Oi, Claudia, tudo bem?
      Se você for a turismo precisará sim de passaporte e vacina contra febre amarela, visto não é preciso. Se pretende ficar mais do que 90 dias por lá, aí precisará de visto para morar.

      Abraços e boa viagem!

  4. Olá!

    Não consigo enviar meus dados. Sou divorciada mas não mudei meu nome por isso não preencho o campo “nome anterior e motivo da mudança”, entretanto ao confirmar dados e enviar não consigo concluir, voltando para a primeira aba e pedindo o preenchimento do “nome anterior”.

  5. Se a criança está com a Avó, o pai em Portugal e a mãe sabe-se onde, como posso tirar o passaporte da criança para ir ficar com o pai?

    1. Oi, Caroline, tudo bem?
      Mesmo que use a CNH para ir até a PF, você precisará do número do seu RG e de outro documento que comprove o local de nascimento. Dá uma olhadinha de novo no post que explicamos os casos na parte de documentação.

      Abraços!

  6. OLÁ, BOA TARDE…
    TUDO BEM?

    TENHO QUE FAZER O PASSAPORTE DO MEU FILHO DE 10 ANOS, ONDE CONSIGO FAZER? E VOCÊ SABERIA ME INFORMAR SE ELE PAGARIA PRA RETIRADA DO PASSAPORTE?
    E COMO SERIA PRA FAZER O MEU PASSAPORTE? COMO SERIA PRA FAZER?
    POIS IREI VISITAR A MINHA FAMÍLIA E GOSTARIA DE INFORMAÇÕES…

    AGUARDO RETORNO
    ABRAÇOS

  7. Bom dia Rafael!
    Vou tirar meu passaporte, mas estou em dúvida sobre as certidões que pede.
    Casei e alterei o nome, fiquei viúva e depois casei novamente e alterei de novo.
    Devo levar além da Certidão de casamento atual a do primeiro casamento, a de Óbito e a de nascimento?
    Li no site, mas não ficou claro pra mim, e como vou ter que solicitar segunda via, quero apenas as que realmente são necessárias.
    Grata.

  8. boa noite rafael eu sou roseli e moro no paraná brasil,conheci um homem ai nos eua e pretendemos nos casar e morar nos eua,porém tenho três filhos e quero levá-los claro queria saber se algo me impede de levar as crianças e de entrarmos para morarmos legalmente no país pois meu futuro marido é americano e um oficial da marinha

    1. Oi, Roseli, tudo bem?
      Infelizmente a sua pergunta não tem relação com passaporte. Você precisa olhar é o processo de visto no consulado americano e se no seu caso é possível conseguir a autorização para residir lá.

      Abraços e boa sorte

  9. Boa tarde, gostaria de dizer que você me ajudou muito e me esclareceu muitas dúvidas. Porém tenho outras, tenho uma tia que mora na Alemanha, ela sempre me diz pra eu fazer curso la e trabalhar por poucos meses enquanto eu estivesse na casa dela, como eu poderia fazer isso? E eu precisaria de visto e fazer o acordo de schengen também? Pois quero conhecer Paris antes de ir para a Alemanha.

    1. Oi, Vitoria, tudo bem?
      O post é sobre passaporte, mas vamos ver se consigo ajudá-la. Se for a turismo, por até 90 dias, você não precisa de visto. Se for pra estudar, aí sim terá que tirar um visto de estudante.

      Abraços e boa viagem!

  10. Boa noite Rafael,
    O problema é q quando vou tentar agendar diz q nao consta o pagamento. E ja foi feito hj a mais de 1 semana.

    Os numeros da gru e do boleto sao os mesmo.
    E realmente saiu da conta nao foi agendamento de boleto.

    Esse é o problema :/

  11. Rafael agradeco por todos por voce desde 2015 estar respondendo as perguntas pois o site da pf eh um tanto quanto confuso.

    o que voce acha que eu devo fazer…

    emiti o gru segunda passada e paguei dia 4/12

    em agendamento ainda consta que nao foi pago esperar etc sistema pode estar fora do ar etc etc..

    consulta do status esta : Aguardando conferência e coleta de dados na unidade da PF.

    devo ir a uma unidade da PF ? ou aguardar? quanto aguardar? 🙁

    muito complicado nosso sistema burocrático.

  12. ola Rafael! com viagem marcada pro dia 28/11 e passaporte agendado pro dia 16/11 quais sao as chances de conseguir chegar a tempo? tem alguma dica pra nao arriscar perder a viagem

    1. Oi, Tina, tudo bem?
      Infelizmente não há nenhum segredo. Converse no posto da PF e veja em média quantos dias está levando atualmente. Se achar que não vai dar tempo, aí veja a possibilidade de um passaporte de emergência.

      Abraços e boa viagem!

  13. Eu pretendo viajar ano que vem pra fora.
    Eu posso agendar pra fazer a emissão do passaporte esse ano ?
    Ou devo fazer ano que vem no mês próximo a viagem?
    Agradeço desde de já.

  14. Ola, gostaria de viajar em outubro e pretendo tirar o passaporte com antecedencia. Existe alguma possibilidade de cancelamento do passaporte caso haja demora em viajar pela primeira vez?

    1. Oi, Alberto, tudo bem?
      Então, ao agendar o passaporte você já terá pago a GRU, ou seja, vai ser dinheiro perdido se você não continuar o processo. Mas pelo agendamento você já tem uma ideia de quando ele vai ficar pronto! Mas até outubro ele com certeza vai ficar, não demora tanto assim. Em SP, por exemplo, você tirar em poucas semanas.

      Abraços

  15. Prenchi e ja paguei gru tenho data agendada pra entrega dos documentos do passaporte e agora vi que a data de nascimento esta errada a solicitacaocomo procedo?!

    1. Oi Franciele, tudo bem?
      Pelo que pesquisei, você deve informar o erro no dia da ida à PF. Mas para se certificar, sugiro que entre em contato com o posto onde você agendou a emissão do passaporte.

      Abraços

  16. Olá,depois que o passaporte estiver pronto, preciso buscar em dias e horários pré determinados? Ou posso ir no dia e horário que achar mais conveniente pra mim?

    1. Oi Vanesia, tudo bem?
      Você irá tirar o passaporte com o nome atual, que no caso ainda é de solteira. Se pretende viajar de lua de mel, o ideal é comprar a passagem com o mesmo nome do passaporte, no caso de solteira. Futuramente você pode sim vir a precisar fazer um novo passaporte quando alterar todos seus documentos. Dá pra saber mais em http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/scripts-de-atendimento-passaporte/duvidas-sobre-requerente-que-possui-passaporte-mas-ira-alterar-o-nome-em-virtude-de-casamento-e-viajara-para-o-exterior-mas-nao-tera-tempo-habil-para-solicitar-novo-passaporte

      Abraços

  17. Boa tarde, eu agendei para fazer o passaporte no dia 25 de janeiro pois não havia vagas próximas, mas minha tia quer que eu vá antes dessa data para a Europa, o que posso fazer para adiantar a data de emissão? eu teria que pagar outro GRU? agradeceria muito se me ajudasse!

  18. Bom dia venho través deste requer as seguentes informações.
    1-Emiti minha via do passaporte no dia 27/06/2017, mas até o presente momento não tenho nenhuma confirmação a respeito do recebimento do mesmo .
    tenho uma Viajem para DIA 18/08/2017
    o requerido documento Chegará a tempo? quais são os procedimentos que posso adotar passa agilizar o processo desde já obrigado,Bemoro Metuktire (66) 9 9908-2788

  19. Olá
    Eu tirei meu passaporte com 24 anos em 2013 e a validade do meu passaporte é para o próximo ano 2018.

    Mesmo eu sendo maior de idade tive a validade do meu passaporte de apenas 5 anos…gostaria de saber se voce sabe alguma explicação para isso?!Tirei meu passaporte no interior de Sao Paulo.
    Desde já agradeço.

    1. Oi Klara, tudo bem?
      Acontece que os passaportes só passaram a ter validade de 10 anos a partir de julho de 2015. Portanto, como você tirou em 2013, só na próxima renovação terá um com validade de 10 anos.

      Abraços! 🙂

  20. boa tarde, rafael estou iniciando o processo pra tira meu passaporte, tenho uma duvida
    Assim que eu estiver com o meu passaporte em mãos já posso viaja normalmente pra EUA com a minha familia, tenho um filho de 4 anos , outra coisa precisa de visto ? é muito burocratico? quanto custa? obrigado.

  21. oi bom dia ,queria muito tira meu passaporte esse ano mas solbe que vai ser suspenso e também meu nome esta sujo no serasa sera que vai ser um problema fazer meu passaporte

    1. Oi Nádia, tudo bem?
      Realmente temos que aguardar a PF voltar com a emissão de passaportes. De todo jeito, os agendamentos continuam, você pode fazer normalmente. Sobre o nome no Serasa, não tem nenhuma relação, não.

      Abraços

  22. ola Rafael Carvalho meu nome é genecy soares gostaria de saber que a pessoa vai tirar pela primeira vez o passaporte para viajar para outro país fazer uma viagem para conhecer outro país conhecer a natureza, cultura,as pessoas comida precisa de ter alguem conhecido ou parente para entrar no país.

    1. Oi Genecy, tudo bem?
      Depende do país e se ele exige visto ou não de brasileiros. Nossos vizinhos aqui nem exigem passaporte, apenas RG com menos de 10 anos de expedição. Em alguns casos você pode sim usar uma carta de recomendação de alguém que more no país, mas isso não é uma exigência, você pode tirar um visto normalmente, caso necessário.

      Abraços

  23. Bom dia, Gostaria de saber se a embaixada ou o consulado americano tem como saber se eu mudei de emprego sem ter atualizado meus dados na polícia federal?
    Quando mudo de emprego eles mudam os meus dados automáticamente?

  24. Oi David,
    Viajei no ano passado para os EUA e eu trabalhava como militar da aeronáutica aqui no Brasil,(venceu meu tempo) ,na imigração falei que minha ocupação era militar,só que eles nao checaram minha identidade militar nem nada,me liberaram direto.
    Vou viajar novamente esse ano,porem fazer imigraçao em outro estado ,mas ja saí da aeronáutica ,hoje tenho cnpj constando que trabalho com confeitaria mas nao atualizei isso na policia federal (passaporte ou visto)…Será que posso falar que sou militar quando eles me perguntarem minha ocupação?pq quando estive la ano passado foi super tranquilo quando eu disse ser militar…oque devo proceder?
    Obrigado!

    1. Oi Leal, tudo bem?
      Infelizmente essa é uma pergunta difícil, pois faz referência à imigração. O que você pode fazer é consultar o consulado ou embaixada. Se visto está ativo, não está?

      Abraços, desculpe por não ter como ajudar

  25. Oi,tudo bem? eu vou tirar meu passaporte esse ano, porque vou morar no exterior, mas minha identidade vai vencer esse ano, eu queria saber se eu tenho que esperar a identidade vencer pra poder fazer o passaporte ou posso fazer antes do vencimento? ela vai vencer em dezembro.

    1. Oi Rui, tudo bem?
      O passaporte é mais simples, basta você já dar entrada e escolher o posto da Polícia Federal onde há menor fila. Aqui em SP, na unidade da Lapa, não costuma levar mais de 2 semanas. Já o visto americano, ele agora tem um processo mais rápido, mas teria que ver na hora de fazer o pedido como está a agenda e os prazos.

      Abraços e boa sorte

  26. Eu estou tirando o passaporte agora em abril , assim que receber ele eu já poderei viajar , quero ir a Portugal e eu posso ir assim que receber o passaporte ?

  27. Boa tarde!

    Gostaria de tirar o primeiro passaporte, para minha filha (em Setembro ela fará 9 anos), e para mim, sou casada, mas não com o pai dela, que não mora aqui em Curitiba, mora em Foz, mas contato com ele somente pela pensão, poi ele nem fala com minha menina. Nosso “acordo” é apenas verbal, minha dúvida, quais os impedimentos para que eu possa tirar o passaporte dela e podemos realizar nossa tão sonhada viagem para a Itália, lembrando que não é para mudança, mas sim à passeio, pois meu marido já foi e minha menina está louca para conhecer…
    Desde já agradeço…

  28. Oi Rafael,
    Eu acabei de gerar o GRU e não guardei o numero do meu protocolo e assim não consigo gerar o boleto novamente.. Como eu faço pra saber o numero do meu protocolo?

  29. Ola boa tarde Rafael to querendo fazer uma viajem turistica e quero tirar meu passaporte pela 1 vez. Eu tive uma pedido judicial de casaçao de paternidade ano passado. E ja voi resolvido. E sou pai pago pensão. Nao ficou preso a justiça. Mas a expedição ficou nos registro, tipo como se foi feito o pedido. Eu consigo tirar e pegar meu passaporte comun.

  30. Oi. Então, eu preciso fazer o meu passaporte, queria dar entrada logo,mas ainda não casei,vou casar no final do ano,nesse caso eu só posso fazer depois de casada não é? Por causa do meu nome que vai ser alterado certo? Obrigada

    1. Oi Rosana, tudo bem?
      O passaporte será confeccionado de acordo com os documentos que você apresentar. Se for antes do casamento, será no nome de solteira. No site da PF há um link sobre isso, explicando o caso http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/scripts-de-atendimento-passaporte/duvidas-sobre-requerente-que-possui-passaporte-mas-ira-alterar-o-nome-em-virtude-de-casamento-e-viajara-para-o-exterior-mas-nao-tera-tempo-habil-para-solicitar-novo-passaporte

      Abraços

  31. Olá, tudo bem? Preciso apenas do comprovante de solicitação do passaporte para concorrer a um programa da faculdade. Você sabe dizer se é necessário pagar a GRU para que eles liberem esse comprovante? Ou ele já aparece quando termino a inscrição de emissão no site?

  32. Bom dia Rafael, fiz o pagamento do GRU e fui ate a PF para coletar digitais e o restante da documentação. data para entrega do passaporte é 17/01 mas entrei no site da PF e esta com a seguinte informação: Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF.

    O que devo fazer?
    Desde já agradeço por sua atenção.

    1. Oi Leonardo, tudo bem?
      Nesse caso pode ser algum erro no sistema. Mas se confirmaram a data pra você, pode ir retirá-lo que deverá estar pronto sim. Qualquer coisa, tente entrar em contato com a PF.

      Abraços e boa sorte

  33. Olá, Rafael!
    Estou confusa quanto a essa paralisação atual da emissão de passaportes.
    Quero tirar o meu pela primeira vez, e gostaria de saber se a paralisação é total. Significa que não posso nem fazer a solicitação, por enquanto, OU que só vou demorar a recebê-lo?

    Grata desde já!

  34. olá Rafael

    Estou em processo de renovação do meu passaporte.
    Em 17 de dezembro de 2016,realizei agendamento para janeiro de 2017,na próxima semana.
    Minha dúvida: se consegui fazer o agendamento, é porque realizei o pagamento, não é? Questiono isto, porque não estou localizando o comprovante para levar. Como proceder para identificar o pagamento? Posso ir até a Polícia Federal sem o comprovante e lá questionar ou caso seja necessário, posso lá mesmo pagar, para não perder o agendamento?
    Agradeço sua gentileza de resposta.

    1. Oi Mari,
      acho que o fato de você conseguir agendar já comprova que o pagamento foi feito. Mas de todo jeito você irá precisar do número de protocolo para levar, não do pagamento, mas aquela primeira ficha impressa.

      Abraços e boa sorte

  35. Olá,
    No estado da minha solicitaçao sai a seguente informaçao “Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF”. Que significa? Tem que mudar iss ra eu ter a certeza de poder fazer o pagamento?

    Obrigada

    1. Oi Laura, tudo bem?
      Não, você já pode fazer o pagamento e em seguida ir no agendamento. Único problema é que a emissão de passaporte está meio paralisada por conta de um problema com a Casa da Moeda. Mas você já pode sim procurar por data de agendamento depois de fazer o pagamento.

      Abraços

        1. Oi Laura, tudo bem?
          A entrega dos passaportes pela Casa da Moeda foi retomada há alguns dias, mas a Polícia Federal não descarta algum possível atraso. De toda forma, o serviço já está voltando ao normal.

          Abraços

  36. Olá Rafael, tudo bem? sou Gerson estou a tentar tira o passaporte europeu mas estou com um problema o nome do meu pai esta errado nos documentos só na reservista que esta certo eu consigo tira

  37. Ola Rafael
    Gostaria de saber se é possivel ir ao EUA a trabalho?
    Ou se tem muitas exigencias por parte deles?
    Lembrando que sou amputado.def.fisico.
    Tem alguma prioridade?

    1. Oi Reginaldo, tudo bem?
      Nesse caso, o processo não tem a ver com passaporte, mas sim com o visto americano. Você terá que tirar um visto específico que autorize seu trabalho no país. Nesse caso tem que fazer o processo com o consulado mais próximo de você.

      Abraços e boa sorte

  38. Olá Rafael queria fazer uma viajem para a França a trabalho mais não falo francês, queria saber se vou ter muita dificuldade isso é um obstáculo?

  39. Olá Rafael estou com viagem marcada para Europa Novembro estou com dinheiro para o passaporte mais to com duvida ao preencher.
    Na Parte da situação Militar eu marco Certificado de Dispensa de incorporação aí na Unidade Militar no caso seria isso 02 CSM
    e o Numero é esse que está de vermelho do lado da Série ?
    E sobre o Certidão de nascimento , é obrigatorio preencher ?

    1. Oi Thales, tudo bem?
      Sobre a certidão de casamento, a PF indica o seguinte:

      “Se não houve MUDANÇA de NOME, NÃO é necessária a apresentação de Certidão de Casamento, mas é aconselhável que se apresente para comprovar o estado civil. Adicionalmente, outros documentos poderão ser exigidos pela Autoridade Policial.”

      Já o preenchimento do Certificado de Situação Militar:

      “No site, no campo “tipo de documento”, selecionar o documento em poder do cidadão ; no campo “número”, basta informar o RA (Registro de Alistamento) ou, caso não tenha, o número que identifica o documento (com vários algarismos); e no campo “unidade militar”, a Força correspondente.

      Em verdade, alguns documentos que comprovam a situação militar não ostentam RA, então, como exposto, deverá ser inserido o número que identifica o documento. Ao que parece, apenas um documento, qual seja, Carta Patente, não tem número, caso em que não será inserido nada.”

      Abraços

  40. Oi Rafa Meu Nome é Edna sou mineira e gostaria de te fazer uma pergunta eu quero viajar para o país do Egito mas não sei como fazer pra tirar um passaporte não sei falar outra língua e gostaria de saber de você como faço pra conseguir viajar

  41. Olá!
    Tenho uma viagem marcada para daqui há 1 mês. Já efetuei o pagamento do GRU. Gostaria de saber quanto tempo leva em média para eu conseguir agendar a minha ida à Polícia Federal. Será que dá tempo? Em menos de 30 dias consigo agendar e ter meu passaporte em mãos? Sou do Rio de Janeiro – capital
    Obrigada.

    1. Oi Nathália, tudo bem?
      Então, depende muito. Você tem que ver na hora de agendar qual é a data mais próxima. Ao ir ao posto da PF e perceber que a entrega vai demorar mais que o prazo que você tem, você pode dar entrada num passaporte de emergência.
      Abraços e ótima viagem!

  42. Olá. Realizei a solicitação e paguei a GRU. Quando vou fazer o agendamento não consigo entrar com o numero do protocolo e cpf.Ao fazer a consulta de solicitação aparece a seguinte informação: “Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF.” Pode me ajudar?

  43. Olá Rafael,
    Estou planejando uma viagem a Argélia e tenho planos lá.Só não sei quanto tempo levaria.Nesse caso,o que tenho que fazer?
    Não tenho data para voltar.
    E esse visto serve para quê?
    Onde tiro o visto para Argélia?
    Obrigada!

  44. Ola..Fiz todo o processo necessário, paguei a taxa mas nunca fiz o agendamento…Isso aconteceu em 14/11/2013….Gostaria de saber se ainda posso fazer o agendamento ou se já venceu meu processo e preciso fazer novamente e pagar novamente..?
    Obrigada!

    1. Oi Tania, tudo bem?
      Então, a taxa até mudou de 2013 pra cá, não sei se você consegue fazer o agendamento agora. Só tentando mesmo, caso ainda tenha o número do protocolo. Se não, o melhor é entrar em contato com a PF.
      Abraços e boa sorte!
      Rafael

  45. Oi! Minha dúvida é a seguinte, quando casei alterei meu nome, mas eu ainda não atualizei minha documentação. O que eu queria saber é se eu consigo tirar o passaporte com meus documentos com nome de solteira(identidade, CPF, título) juntamente com minha certidão de casamento ou se é necessário atualizar essa documentação antes de tirar o passaporte? Obrigada!

  46. Olá Rafael Carvalho

    Em Março de 2017 eu vou pra um viagem de férias na Noruega, meu passaporte está em andamento mais é o seguinte. sobre o visto de turista, esse assunto é com as embaixadas?

    Obrigado pela atenção

  47. Ola gostaria de saber se eu tirar outro passaport vai precisar d antingo q tirei em 88 se ainda vai constar meus dados la ou vai ser como tirar! Outro e meus dados antigos irao sumir?

  48. Bom dia tenho uma amiga que mora a mas de vinte ano estados unidos queria muito passear e dificil tira o visto para turista

  49. Olá Rafael Carvalho.
    Poderia me dizer, Qual Eu devo Tirar primeiro, o Passaporte ou o Visto para os Estados Unidos?
    E tambem pode me dizer que com quantos anos é necessário para poder tirar o Passaporte sozinho, sem o comparecimento dos Pais?

  50. Olá Rafael, tudo bem?
    Eu tenho uma dúvida, tirei o passaporte de minha filha e o posto da Polícia Federal me deu o prazo de 330 dias, já faz mas 40 já perdI meu vôo e não sei o que fazer.?

  51. Oi bom dia!
    Meu irmão mora em Londres ha exatamente 10 anos, eu gostaria de ir pra la e ficar definitivamente la, sera que eu preciso de alguma documentação necessária para isso?
    Desde já obrigada.

  52. Bom dia Rafael, muito bom ter vc para algumas dúvidas. Peço sua gentileza de me informar quanto a uma viagem que pretendo para Janeiro de 2017. Quero ir à Portugal em férias de janeiro mas nunca viajei e não tenho passaporte, gostaria de saber se tem validade e quanto tempo é válido o passaporte, com quanto tempo de antecedência tenho que tirá-lo, se para ir à Portugal preciso de visto e quando for já tenho que ter data de volta?
    Obrigada pela atenção e aguardo uma resposta sua.

    1. Olá Rose tudo bem? O passaporte tem validade de 10 anos e como pode demorar um ou dois meses o agendamento, é bom tirar com uma antecedência de pelo menos uns 3 meses. Ah, para Portugal não precisa de visto não, apenas seguro saúde pra zona do Euro. Se quiser saber do passaporte, basta entrar no blog e digitar na busca “como tirar passaporte”. Abraços, Rafael

  53. Oi boa tarde! Meu passaporte vai se vencer agora no dia 29 de junho como eu devo fazer para tira outro tenho q faze um viajem no mês de outubro sera q vai da tempo

    1. Oi Elizete, tudo bem?
      Não existe mais renovação do passaporte, você tem que refazer todo o processo e tirar um novo passaporte. Dê uma olhada no site da Polícia Federal e veja as datas disponíveis para o agendamento. Deve dar tempo sim.
      Abraços

  54. Oi bom dia , sou casada com um Português, e gostaria de tirar meu passaporte, pois pretendo ir embora pra Portugal … Gostaria de saber como faço .
    obrigada

  55. No formulário de preenchimento com os dados pessoais que diz clicar na Aba a mesma não abre o que devo fazer? Pois não consegui preencher!

  56. Olá,
    Faz quase três anos que emiti meu primeiro passaporte, ainda com nome de solteira. Ainda não mudei minha documentação para o nome de casada e estou viajando agora no segunde semestre. Preciso fazer um novo passaporte?

  57. Bom dia, rafael

    Gostaria de tirar meu passaporte pela primeira vez quais documentos eles pedem titúlo de
    eleitor tb os documentos de votaçao. mim ajude!
    grata!

    1. Oi Astrid, tudo bem?
      É sim preciso do título de eleitor e o comprovante das últimas duas eleições. O link pra lista completa de documentos está no próprio post em que você comentou
      Abraços

    1. Oi Diego, tudo bem?
      Você vai precisar comprovar sua quitação com o serviço militar. Uma das exigências da Polícia Federal é a seguinte: “Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.”
      Abraços

  58. Olá, boa tarde!

    Gostaria de saber quanto tempo após o pgto da GRU, o agendamento pode ser marcado. Sei que só efetuarei o agendamento, assim que a PF constar o pgto da GRU, porém esse agendamento demora ou pode ser na mesma semana que paguei?

  59. Ola tudo bem?
    Me roubaram todos is documents inclusive o passaporte,twnho passagem marcada pra daqui 2 semanas,consigo fazer ooutro passaporte sem os documentos só com o B.O?
    Obrigado

      1. Olá boa tarde me chamo Patricia e quero muito ir pros estados unido tenho uns amigos q moram la
        E quero muito ir pra morar lá e trabalha e queria saber como faço Rafael carvalho

  60. Olá, me chamo Gisele, gostaria de saber se o dinheiro que eu pago quando vou fazer o passaporte ele é reembolsado novamente para mim? desde já agradeço. abraços!

  61. Ola..tenho uma duvida.
    Eu fui barrada na imigracao de londres e eles pegaram minhas digitais e tiraram foto.
    E na hora q cheguei no brasil me entregaram meu passaporte e percebi q eles caribaram meu passaporte e fizeram uma cruz entre o caribo.
    Estou querendo tentar dinovo sera q vai dar poblema por eles terem marcado meu passaporte? Sera q tenho q tira outro?
    Obrigado deus de jah

  62. Rafael, boa tarde!

    Me tira uma dúvida!?

    Meu marido foi aos EUA em 2012 com visto de turista, e o prazo era para ele retornar dia 30/01/2013, 6 meses de permanência, mas como ele dependia dos pais acabou voltando junto com eles em 24/04/2013, 84 dias após o permitido.

    Esse ano já fazem 3 anos que ele não foi mais para lá, queremos viajar para Orlando nas minhas férias. Gostaria de saber se vão dar algum problema na imigração, de correr o risco dele não poder entrar.

    Ou se por fazer 3 anos já, não terá mais problemas.

    Att.

  63. Olá Rafael,
    Nossa, meu Deus… quantas perguntas idiotas aqui pra você em… Li o seu texto porque estava
    com duvidas, pois quero tirar meu passaporte pra viajar ano que vem ainda, mas é que estava preocupada com o tempo, pois imagino que demore pra ficar pronto, porém o seu texto é bem informativo. “PARABENS” pela paciência que tem de responder a certas perguntas que você RESPONDEU no texto, que bastava as pessoas prestarem atenção ao ler… Affss’

    Abraços!

  64. ola bom dia, estou tirando pela primeira vez meu passaporte e vi no site que o valor da taxa sera 156,00, só que quando eu fiz minha inscrição o valor foi de 257,25 é normal?

  65. ola tudo bem. eu e minha esposa vamos a primeira vez para o japao somos casados a 1 ano ja e sou da 2g de japones, gostaria de saber qt tempo leva pra sair a documentaçao sendo passaportes e vistos permanentes? e quais lugares posso tirar o visto e o passaporte? vlww obrigado.

    1. Oi Ricardo, o passaporte você até pode tentar um de emergência na PF, já o visto vai depender do Consulado Americano. Como está em cima da data, você precisa consultar como está o agendamento para o visto e, caso ache necessário, tentar agilizar com um despachante.
      Abraços

  66. Boa noite,paguei o GRU NO DIA 12/01/2016,QUANDO POSSO MARCAR NA POLICIA FEDERAL?
    E outra dúvida,tenho o nome no spc,meu visto pode ser negado,por meu nome está negativado?
    Eu gostaria muito de ir com a minha cunhada no dia 21/01 mas não sei se vai dar tempo e se o mesmo vai ser aprovado.
    Desde já agradeço se puder me dá uma orientação.
    Grata Aparecida de Fátima

  67. Boa tarde!
    Farei minha primeira viagem para outro País.
    E provavelmente me casarei assim que chegar no caso em Portugal, porém não sou divorciada, apenas separada consensualmente. Posso emitir passaporte nessa situação e me casar lá em Portugal?

  68. oi quero fazer minha orimeira viagem pra argentina no futuro proximo, a pergnta e pra ir pra argentina tenho q ter um passaporte pra entrar n argentina obrigado

  69. Ola boa noite vou viajar pela primeira vez e não sei como fazer tenho uma filha de 3 anos ela tem que esta com o cpf tbm ou apenas o certidão de nascimento basta. Gostaria de saber qual o meu primeiro passo pra tirar o passaporte???
    Grata

  70. Boa tarde. A assinatura do passaporte pode ser rubricada ou deve ser igual do RG? Outra dúvida, a RG deve ter menos de 10 anos de expedição? Grato!

    1. Bom dia, Adriana!
      Segue a orientação da PF:

      Extravio / Furto / Roubo / Conservação
      O Decreto nº 1.983, de 14 de agosto de 1996, determina:

      "Art. 2º Passaporte é o documento de identificação, de propriedade da União, exigível de todos os que pretendam realizar viagem internacional, salvo nos casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais.

      Art. 33. É dever do titular comunicar imediatamente, à autoridade expedidora mais próxima, a ocorrência de perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem, bem como sua recuperação, quando for o caso."

      Nas situações acima elencadas o titular do passaporte deverá comparecer a unidade do DPF munido de documento de identidade e preencher o formulário "Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem".

      Abraços

    1. Oi Meyre, tudo bem?
      Consultei a informação no site da Polícia Federal e segue a resposta:

      O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.