Visitar a Concha y Toro, uma das vinícolas mais famosas e antigas do Chile, já entrou no roteiro dos brasileiros que vão ao país. E não é pra menos. Os vinhos da marca fazem sucesso não só entre os brasileiros. O Casillero del Diablo, por exemplo, é um dos mais conhecidos do mundo.
Como o país parece ter virado sinônimo de vinho, logo ao planejar uma viagem ao Chile muita gente pensa em visitar uma vinícola. A Concha y Toro fica no Valle del Maipo, a apenas 30Km de Santiago e é uma agradável opção. Nosso amigo Henrique Bezerra esteve lá com os pais e compartilha aqui suas impressões, além de mostrar como é fácil visitar por conta própria.
Confesso que fiquei com um pouco de receio no começo ao escolher a Concha y Toro, já que muita gente dizia que era um tour “pega turista”. Acho que dizem isso pelo fato de não mostrarem realmente como é a produção dos vinhos, o que pode deixar alguns visitantes decepcionados. Você realmente não vai conhecer os processos, mas foi um passeio diferente e bem agradável. De toda forma, existem outras vinícolas menos turísticas que permitem que você conheça melhor a produção.
Como vou contar mais abaixo, chegar por conta própria de transporte público saindo de Santiago foi muito fácil. Mas antes é preciso fazer sua reserva com pelo menos 24h de antecedência no site da Concha y Toro.
Ao chegar, com a reserva em mãos, vá até a bilheteria e pegue suas entradas. É bem simples e rápido, e em poucos minutos você é levado ao local onde começará o tour.
Existem dois tipos de tours, o Tradicional (no qual você tem direito a duas degustações, visita guiada e a uma taça de presente) e o Marques de Casa Concha (que dá direito a três degustações no roteiro Tradicional e a mais quatro vinhos acompanhados de um queijos finos da região e orientações de um sommelier). Esse último foi o que escolhi.
O tour começa pelo jardins e o parque exterior da casa de verão da família Concha y Toro, do século XIX. Os guias – a nossa era bem animada – chamam os grupos e começa a caminhada pela vinícola, com uma vista linda de um “túnel vivo de folhas”.
Na primavera e verão, as parreiras estão cheias de uvas. Como fui no inverno, não havia degustação da fruta, infelizmente.
Na primeira parada, recebemos nossas taças e orientações sobre o vinho que seria degustado. Deu pra ver alguns barris onde a bebida fica armazenada.
Quando finalmente chegamos ao Casillero del Diablo, entramos na parte de baixo da vinícola, onde é exibido um filme com projeções nas paredes com a história do local e a lenda do vinho.
Dali, seguimos para outra degustação e ao fim do tour para os que escolheram o Tradicional. Os que optaram pelo Masques Casa Concha, continuam para degustação de mais quatro vinhos harmonizados com queijos, tudo com a orientação de um sommelier. O nosso era muito simpático, educado e engraçado. Ele explicou os tipos de vinhos, como se deve degustar a bebida e como eram feitos alguns processos.
Esse tour, conforme você vai no final do post, é um pouco mais caro, mas vale a pena. No fim do passeio, você pode visitar a loja da vinícola e também o restaurante. Os preços dos vinhos estavam mais baixos que nos mercados que eu havia visitado. A visita à Concha y Toro foi uma experiência que valeu a pena, ainda mais pra quem nunca foi a uma vinícola.
TRADICIONAL
Duração: 1h aproximadamente
Preço: $12.000 pesos chilenos
Inclui:
– Caminhada pela vinícola e pelo parque
– Visita guiada às adegas e Casillero del Diablo, loja e bar de vinhos
– Vinhedo Pirque Viejo e Jardim com Variedades de Uvas
– Duas degustações de vinhos premium
– Taça de vinho gravada de presente
MARQUES CASA CONCHA
Duração: 1h30 aproximadamente
Preço: $22.000 pesos chilenos
Inclui:
– Caminhada pela vinícola e pelo parque
– Visita guiada às adegas e Casillero del Diablo, loja e bar de vinhos
– 3 degustações de vinhos premium
– Degustação de 4 safras de Marques de Casa Concha conduzida por sommelier (30 min.) + tábua de queijos finos selecionados
– Taça de vinho gravada de presente
+ Confirme os preços, horários e faça sua reserva pelo site oficial
1. Pegue a linha 4 (Azul Escuro) do Metrô de Santiago até a estação Las Mercedes;
2. Saia da estação pela saída que diz “Concha y Toro Ocidente”;
3. Pegue um táxi ou ônibus para a vinícola. Os Metrobus 73, 80 e 81 fazem o trajeto. Foi bem tranquilo ir de ônibus, eles param em frente, não tem como errar.
OBS: Um táxi da estação Las Mercedes até a Concha y Toro sai por cerca de $4.000 pesos chilenos.
+ Onde ficar em Santiago: Dica de hotéis testados e aprovados
+ Como ir do aeroporto ao centro da capital chilena
+ Todas as dicas de Santiago pra facilitar sua viagem
TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
bom dia , sabemos que Santiago ser a terra de frutos do mar e mercadão ! onde estariam as melhores parrilhas em Santiago , e umas boas cantinas italianas , obrigado
Oi, Luiz, tudo bem?
Infelizmente eu nunca comi parrilla por lá. Sinto não poder ajudar!
Abraços
Hoje é nosso último dia aqui em Santiago. Amanhã voltamos ao Brasil.
Daqui a pouco faremos a visita à Concha Y Toro. Demoramos a decidir fazer esse passeio pois lemos muitos comentários de pessoas que ficaram decepcionadas. Mas, enfim, vamos lá. Afinal, a beleza do lugar é inquestionável e isso conta muito.
Valeu muito a pena conhecer Santiago, Valparaíso e Vina del Mar, apesar de serem cidades onde quase tudo é bem caro.
Um abraço a todos.
Muito boa sua passagem de experiência, bem esclarecedor e, rico em detalhes.Essencial para quem tá indo pela primeira vez.
Que sonho esse lugar, planejando conhecer! Obrigada pelas dicas.
Que cidades maravilhosas. O unico problema do Chile é que é um pais caro para nos brasileiros. Obrigado por trazer um pouquinho desse pais para nos via internet
Ótima dicas, gostei muito.
Cara…ir ao Chile é o meu sonho..e depois de ver um artigo desses fiquei mais ansioso ainda. Show!
Maravilha Rafael!
Irei ao Chile em agosto deste ano e a Concha Y Toro está no roteiro.
Depois de ler seu artigo fiquei ainda mais ansioso pela viagem!
Um abraço,
Augusto
Obrigada pelas dicas Rafael!!! Vinhos sensacionais!!
To adorando o site! Está me ajudando muito no planejamento da minha viagem.
Parabéns pelo site e pelo post!
Abraços!
Oi Carol, super obrigado.
Ficamos felizes com seu comentário e em ajudar.
Abraços
Que vinícola linda.Adoro vinho..Irei visitar futuramente..
Adorei o site, muito interessante mesmo, aprendi várias coisas que eu nunca
tinha visto em nenhum outro lugar. Parabéns!
Continuem postando esses artigos que ajudam muito a todos que querem aprender
mais.
Olá, tudo bem? Sinceramente, eu não gostei muito, eu pensei que ia mostrar mais coisas quando eu vi na TV, pois falou que iam ver ABC lugares e não foi muito bem isso.
A degustação realmente valeu a peça e a taça como presente também.
Conheci esta vinícula em setembro de 2014, e outros lugares do Chile, muito grande e bonita, tem um casarão do fundador, muito bonito e preservado, apenas tive uma raiva imensa, pois na pressa, ao sair do hotel, esqueci o celular e máquina fotográfica, na metade do passeio pela vinícula desisti e fui para a lojinha de vinhos e lembranças, comprei alguns vinhos, lembranças e fui para o barzinho encher a cara, foi o único ponto negativo na viagem, mas exclusivamente por culpa minha, pois queria conhecer a cave, mas sem nada para registrar a imagem desisti.
Oi Eduardo, que pena. Mas com certeza ficou marcado na memória!
Abraços e obrigado pela visita!
Oi Rafael, que lugar incrível, amo o cheirinho de uvas e senti ao ver as imagens do seu post, parabéns! Com certeza é um roteiro de viagem inesquecível 🙂
Obrigada pelo excelente post! Estive em Santiago e não fui até lá por conta dessa fama “pega turista” que você mencionou. Estou planejando ir de novo a Santiago e me animei de ir conferir a Concha Y Toro 🙂
Oi Lulu, muito obrigado! Espero que goste do passeio.
Abraços 😀