O ritual da cozinha Anatólia na Capadócia: a espadada para comer

Diferente de Istambul ou da capital Ankara, a Anatólia é uma região mais agrícola, de gente simples e conservadora. É desses campos que surgiu a culinária mais famosa e celebrada da Turquia, a cozinha Anatólia. Em qualquer cidade turística do país, você vai se deparar com restaurantes com esse tipo de gastronomia, mas nada como provar essas especialidades de forma autêntica no lugar que deu origem a elas.

A cobiçada Capadócia fica na Anatólia Central, por isso, mesmo depois de passar por Istambul, deixei para provar a cozinha Anatólia quando chegasse à região. Percorrendo as ruas de Göreme, me deparei com o Anatolia Kitchen, um simpático restaurante bem no coração da cidade e resolvi arriscar, mesmo sem ter entendido praticamente nada do cardápio exposto do lado de fora.

Cozinha Anatólia - Anatolia Kitchen, Capadócia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já à mesa, a carta chegou, mas pouco me ajudou. Embora estivesse agora em inglês, era difícil entender nomenclaturas típicas da cozinha turca. Então a decisão ficou praticamente em pedir um “kebap” (na Turquia ele é escrito com “p”) de carne e “seja o que Deus quiser”. E Ele não poderia querer surpresa melhor!

Munido de uma Efes, a principal cerveja turca, já me surpreendi com o gigante pão pide, ou pão balão, que sai do forno inflado pelo ar quente. Mais tarde eu descobriria que ele é mais comum por ali do que se imagina, mas é simplesmente delicioso!

Cozinha Anatólia - Anatolia Kitchen, Capadócia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Eu havia pedido um testi kebap, sem ter ideia de que “testi” significa “jarro” em turco. Foi então que o garçom chegou com um vaso de argila e colocou na minha frente. Fiz uma cara de espanto inimaginável, que só pioraria quando ele tirasse uma espécie de espada da cintura e me apontasse. E o coitado não falava uma palavra em inglês. Depois de muitos gestos, consegui entender o que eu não queria acreditar que fosse realidade. Eu teria que dar uma espadada no pote e quebrá-lo ao meio.

Cozinha Anatólia - Anatolia Kitchen, Capadócia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

E lá estava meu almoço! O testi kepap é um misto de carne e vegetais cozidos em molho dentro de um pote de barro, que é selado com massa de pão. Surpreendente e simplesmente delicioso, e ainda veio acompanhado de arroz e batatas!

Cozinha Anatólia - Anatolia Kitchen, Capadócia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Depois de muitas risadas, o ritual transformou o almoço no mais inesquecível da viagem. Do lado de fora do restaurante havia uma caçamba, cheia de potes quebrados. Muito curioso!

COZINHA ANATÓLIA

ANATOLIA KITCHEN

Müze Caddesi com Belediye Caddesi – Göreme, Capadócia
Testi Kepap – TL18 – €8

Cozinha Anatólia - Anatolia Kitchen, Capadócia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

* O famoso testi kepap ou outros pratos da culinária da Anatólia podem ser encontrados em vários restaurantes de Göreme.

+ Por que você precisa voar de balão na Capadócia pelo menos uma vez na vida
+ Göreme: A melhor cidade-base para conhecer a Capadócia

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

17 Comments

  1. sieleida venturim disse:

    estou indo e marco de 2018 pra TURQUIA, esse mes será do Ramadan?

  2. Jamil disse:

    Olá Rafael , estarei indo em julho , curti bastante suas dicas , e gostaria saber se é melhor acertar um pacote de turismo daqui do Brasil ou é tranquilo fazer tudo independente , embora eu não fale inglês e tbm o que vc achou de Bodrum.

    • Oi Jamil, tudo bem?
      O fato de você não falar inglês infelizmente pode sim complicar a viagem. Talvez melhor um pacote ou então procurar um guia que fale português e possa acompanhá-lo durante a viagem.
      Abraços

  3. shuhenkel ragga disse:

    OI , RAFA, estou indo para Istambul agora em outubro , com minha filha . Temos experiencias loucas em viagens internacionais . Deus ja nos permitiu visitar 17 paises entre os quatro continentes . temos até um caderninho de : OS micos de nossas viagens . E foi pesquisando aqui que te encontrei. Suas dicas saõ sensacionais, me senti ja na Turquia, sem medos sem duvidas só me preocupei por saber que a comida …EEEENNNGOOOORRRDA kkkk bjs me deseje bon voiage. VOLTO CONTANDO AS NOVIDADES!

  4. Camila disse:

    Amei….já coloquei no roteiro…..

  5. Norma Camargo disse:

    BOA TARDE, ESTOU IMPRESSIONADA COM AS INFORMAÇÕES, ESTOU LENDO MUITO ATENTA POIS, VOU PARA LÁ EM MAIO E FICO COM UM MEDO DANADO PORQUE É A PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL. ESTOU FAZENDO UM RESUMO DO QUE ESTOU ACHANDO MAIS IMPORTANTE. ESPERO QUE TUDO CORRA BEM. MUITO OBRIGADA POR TANTOS DETALHES LEGAIS. EU E MEU MARIDO VAMOS CURTIR MUITO TODAS AS DICAS NORMA

  6. Manu disse:

    Ei Rafael,
    haha, nao entendi esse paozao. É entrada? Quanto custa? Ou o que voce pagou incluia?

    Muito boa sua pagina e útil! Parabens. Ja li tudo seu sobre a Turquia.
    Estou viajando com meu marido dia 16 de marco e vamor pra Estambul (3 dias), Capadocia (3 dias) e Efeso (1 dia). So acho que nao vamos fazer a viagem de balao porque somos dois e vai sair muito caro. :/
    Abraco.

    • Oi Manu, muito obrigado pela visita.
      Ele vem normalmente com todos os pratos da cozinha Anatólia, normalmente nem é cobrado. Neste caso, pedi apenas o almoço e a entrada veio inclusa.
      Tenta fazer a viagem de balão mesmo que seja na forma mais barata (nos cestos maiores). É a sua chance de estar na Capadócia e nós nunca sabemos quando voltaremos. Também fiquei nessa dúvida e se tivesse voltado de lá sem fazer, nunca me perdoaria.
      Abraços, fique à vontade para outras dúvidas

  7. Lidia Norte disse:

    Gente, mas e aí? Você deu uma espadada no pote e elequebrou assim certinho? Pensei que se paritira em cacos… Hehehehe…
    Abraços,
    Lidia.

  8. Rafael disse:

    Hahaha! Muito legal! Nunca imaginei que uma coisa dessas existia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *