Dicas de Pula, uma joia romana pouco conhecida na Croácia

Embora fique fora dos roteiros mais tradicionais pela Croácia, Pula é uma cidade que respira história e tem algumas das praias mais bonitas do lado croata do Mar Adriático. Ela fica na região da Ístria, no extremo norte do país, alguns quilômetros abaixo da cidade italiana de Trieste.

Como a região já pertenceu à Itália, é justamente essa influência do país vizinho que faz toda a diferença e enche os olhos de quem visita o destino.

 

DICAS DE PULA, CROÁCIA

ANFITEATRO ROMANO

Popularmente conhecido como Arena, o Anfiteatro Romano é a principal atração da cidade, localizado na entrada das ruelas do Centro Histórico. Datado do Século I, o impressionante “estádio” que de cara lembra o Coliseu de Roma serviu de arena para exibição de lutas de gladiadores durante o domínio italiano.

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ele é aberto à visitação, oferece fones com audioguia e guarda em seu subsolo algumas heranças dos tempos de sua construção. Durante o verão a arena ganha mais vida com o Festival de Filmes de Pula, além de shows e concertos. A imponência do Anfiteatro com vista para o mar é de emocionar.

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Horários: Diariamente das 8h às 18h (até meia-noite no verão)
Entradas: 40 Kunas (20KN para menores de 18 anos)

 

CENTRO HISTÓRICO

As ruelas estreitas e seus casarões são uma viagem à Itália em plena Croácia. O comércio é vibrante e não faltam ótimas opções de lojinhas, bares e restaurantes.

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na principal praça da Rua Forum ficam ótimos restaurantes e animados bares. Não deixe de provar a renomada gastronomia da Ístria, famosa pelos frutos do mar, trufas, aspargos e azeite, além dos vinhos.

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Talvez pela influência italiana e a proximidade com o país, para o qual existem inclusive ferry boats para passageiros, não deixe de provar o sorvete PERFEITO e bem barato. Se você ainda vai visitar outras cidades da Croácia, saiba que aqui ele chega a custar até quatro vezes menos que em Dubrovnik, por exemplo (conheça os preços no país).

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ainda no centro, alguns dos monumentos mais famosos são o Templo de Augustus e o Arco Triunfal de Sergi, no outro extremo da parte histórica, oposto ao Anfiteatro.

pula-croácia-15

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

RIVA

A Riva é a avenida costeira e portuária que passou por uma boa urbanização. É um convite para uma caminhada à beira do Adriático e para assistir ao pôr do sol perto do Centro Histórico.

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

PENÍNSULA DE VERUDELA

A alguns quilômetros do centro está a nobre Península de Verudela, um complexo de hotéis com ótimos bares e as melhores praias da área urbana da cidade. Dá pra chegar em poucos minutos de carro ou até mesmo de ônibus circular.

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso) Praia Ambrela, em Verudela

Para escolher sua praia preferida, vale percorrer o calçadão que contorna toda a península e revela um lugar mais bonito que o outro. Se for na baixa temporada você pode encontrar uma região praticamente abandonada, mas que fica lotada e badalada no verão.

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)Praia Hawaii, em Verudela

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

PRAIA URBANA DE VALKANE

Mais na região central de Pula, Valkane é uma praia curiosa, toda cimentada e com escadinhas de piscina que dão acesso ao mar. Passa longe de ser uma praia bonita, mas tem uma boa estrutura com bares e atividades esportivas.

Dicas de Pula, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como ficamos pouco tempo, não conseguimos visitar muitas praias. Consulte todas de Pula aqui.

 

COMO CHEGAR A PULA

Ônibus
A principal cidade perto de Pula é Rijeka, por onde passam os ônibus que vêm de Zagreb, numa viagem de cerca de 4h. Já do extremo sul do país, a viagem a partir de Dubrovnik leva mais de 15h.

Carro
Nós alugamos um carro em Zagreb e viajamos para Pula. A estrada é ótima e pedagiada, só passa a ser de mão dupla no trecho final da viagem, após passar por Rijeka ( percurso que leva cerca de uma hora das quatro horas da viagem). Estacionar em Pula é bem mais tranquila que nas outras cidades por onde passamos. Dali seguimos com o carro para os Lagos Plitvice (de quatro a cinco horas de viagem).

Barco
A Jadroagent e a Commodore Cruises operam catamarãs e ferries para algumas ilhas croatas e até mesmo Zadar. Essa última opera também barcos para Veneza, na Itália. Os horários mudam muito ao longo do ano, de acordo com a temporada. Vale sempre consultar os sites.

 

ONDE FICAR

Os melhores hotéis ficam na Península de Verudela, mas o que acaba deixando os turistas longe da área central, apesar de perto da praia. Mesmo assim, é possível encontrar boas opções no Centro Histórico e até mesmo hostels nos arredores do Anfiteatro pra quem quer gastar pouco, como o Underground Rooms.

+ Consulte hotéis com os melhores preços em Pula

+ Todas as dicas pra você aproveitar a Croácia

 

Booking.com

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

4 Comments

  1. Dicasgostosa disse:

    olá ,adorei esse site , com certeza irei recomendar a todos os meus amigos , muito bom

  2. divainblack disse:

    obrigado por mais um conteúdo de qualidade continue sempre assim que nós leitores assiduos do seu site gostamos muito da forma que a redação expõe os temas,deus os abençõe sempre

  3. marcos disse:

    Muito bom bem explicativo com excelentes dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *