Dicas de Zadar: O pôr do sol e mais o que fazer na cidade croata

Zadar é uma joia da costa central do Mar Adriático da Croácia com mais de 3 mil anos de história. Por mais de mil anos capital da região da Dalmácia, é cheia de atrações que vão de monumentos históricos e culturais a belezas naturais.

O principal atrativo sem dúvida é sua cidade medieval amuralhada super bem preservada. As ruas e casas de pedra são um convite a se perder pelas vielas até terminar o dia no Órgão do Mar e o Saudação ao Sol, duas das atrações mais disputadas no fim de tarde, como contaremos abaixo.

DICAS DE ZADAR

Dicas de Zadar (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

A melhor maneira de circular por aqui é a pé. As ruas estreitas, muitas fechadas para os pedestres, podem ser uma dor de cabeça para estacionar. Se fizer como nós e chegar de carro alugado, deixe-o fora das muralhas e curta o melhor da cidade caminhando.

VAI PARA A CROÁCIA? VIAJE TRANQUILO!
Encontre o melhor preço do mercado no Seguro Viagem pra Europa

 

ÓRGÃO DO MAR E SAUDAÇÃO AO SOL

Zadar tem a fama de ter o pôr do sol mais bonito do mundo. E muita gente vem até aqui para ver isso de perto. É mesmo espetacular. Mas o grande protagonista, se podemos dizer, nem é o sol em si. Às margens do Mar Adriático, o Órgão do Mar (Sea Organ) e o monumento Saudação Ao Sol (Greeting to the Sun) são as grandes estrelas.

O Órgão do Mar impressiona por ter sido instalado numa escadaria e, através de um sistema de canos submersos, ser tocado de acordo com o movimento das ondas.

Dicas de Zadar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já o Saudação Ao Sol é um grande círculo de 22m de diâmetro que têm placas de vidro com células solares que absorvem a luz ao longo do dia e se acendem quando a noite começa a cair. É um verdadeiro espetáculo.

Saudação ao Sol em Zadar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Saudação ao Sol em Zadar (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

RIVA

A Riva é um calçadão à beira-mar perfeito para uma caminhada durante todo o dia. É nela que ficam o Órgão do Mar e o Saudação Ao Sol citados acima. Apesar de não ter uma praia propriamente dita, ela fica cheia no verão e há algumas escadas que dão acesso ao mar.

Riva - Dicas de Zadar (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

CIDADE AMURALHADA

As muralhas que protegeram Zadar por centenas de anos hoje são um símbolo da cidade. É dentro de seus portões que fica todo o burburinho procurado por quem visita a cidade: lojas, restaurantes, bares e monumentos. Não são muitos os hotéis na região, mas se conseguir se hospedar ali, não irá se arrepender.

Dicas de Zadar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

IGREJA DE SÃO DONATO E O FÓRUM ROMANO

As ruínas que restaram do Fórum Romano ficam na frente da Igreja de São Donato, do século IX. O templo foi construído sobre boa parte do antigo fórum. Ambos estão localizados no coração de Zadar. Saiba mais e veja os horários de visitação da igreja.

Igreja de São Donato - Dicas de Zadar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

TORRE DO SINO

Outro ícone da cidade, podendo ser visto de praticamente todo lugar, a Torre do Sino (Bell Tower) da Catedral de Santa Anastácia muitas vezes se confunde com a igreja de São Donato, de tão próxima. O mais bacana aqui é subir os 180 degraus da torre e curtir a incrível vista de Zadar (ingressos 15 Kunas).

Torre do Sino - Dicas de Zadar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Torre do Sino - Dicas de Zadar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vista a partir da Torre do Sino

 

ONDE COMER E BEBER EM ZADAR

CAFFE BAR FÓRUM
Localizado bem em frente à Igreja de São Donato, tem mesas espalhadas por toda a praça e é um ótimo lugar para beber alguma coisa, beliscar uns petiscos e até mesmo fazer refeições. É muito procurado por quem gosta de esportes devido a suas várias televisões.

Endereço: Široka ulica 18
Telefone: +385 23 250 705

2RIBARA
Com aparência bem moderna em plena cidade medieval, o 2Ribara tem ótimo custo-benefício com seus menus. Há algumas mesinhas do lado de fora, mas o ambiente interno também é muito gostoso.

Endereço: Ul. Blaža Jurjeva 1
Site: www.2ribara.com/zadar/

LEDANA
Esse lounge bar é um dos locais que mais gostei. Fica no alto de uma pequena montanha, dentro da cidade amuralhada. Embora seja durante a noite que o local fica agitado e ganha ares de balada, ele abre durante o dia e serve refeições. O ambiente ao ar livre e a vista são uma delícia.

Ledana - Dicas de Zadar (Foto: Divulgação/Ledana)

Foto: Divulgação/Ledana

Endereço: Perivoj kraljice Madijevke
Site: www.ledana.hr

RUA KOVAČKA (ULICA)
Aqui “rua” é chamada de “ulica”. Essa agitada (e escondida) “ulica” fica cheia de estudantes em seus bares e restaurantes, principalmente perto da Universidade de Zadar. É só caminhar e escolher o melhor local. Os preços aqui também são bem mais baixos. Não deixe de passar em alguma das pizzarias que vendem pedaços enormes e deliciosos, bem ao estilo italiano.

SORVETES
Os sorvetes croatas são irresistíveis. Talvez pela proximidade com a Itália, eles são cremosos e deliciosos. O melhor lugar para prová-los na cidade é na rua principal, na Široka ulica. Se daqui você ainda vai pra destinos como Split, Hvar ou Dubrovnik, aproveite que os preços dos sorvetes aqui custam até três vezes menos que nessas cidades.

Dicas de Zadar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

ONDE FICAR EM ZADAR

Como disse acima, não são muitas as opções de hotéis dentro das muralhas. Por conta da proximidade do mar e das atrações, escolhemos o Boutique Forum Hostel Zadar, bem no coração da cidade. Apesar de ser um “hostel”, eles têm vários quartos privados e com banheiros. Foi uma excelente escolha, apesar de o quarto ser um pouco apertado.

+ Consulte preços desse hotel e reserve com cancelamento grátis

Boutique Forum Hostel - Dicas de Zadar (Foto: Divulgação)

+ Veja outras opções de hospedagem em Zadar

VEJA TAMBÉM
+ Lagos Plitvice e as incríveis águas azuis do Parque Nacional
+ Conheça e apaixone-se por Dubrovnik
+ O que fazer em Zagreb, a capital croata
+ Todas as dicas pra você curtir o melhor da Croácia

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

1 Comment

  1. mensagem de aniversario disse:

    Muito bom adorei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *