Quando decidimos que vamos viajar sempre ficamos com aquela dúvida: quando e onde comprar dólares e euros?

A verdade é que ninguém sabe exatamente como a moeda estrangeira (dólar, euro e libra, por exemplo) irá reagir nos próximos meses, nem mesmo nos próximos dias. Por isso, a dica é sempre ir comprando aos poucos.

Confesso que eu nunca faço isso e acabo deixando para a última hora. Às vezes, com sorte, pego o dólar mais barato, mas, o contrário também já aconteceu. A dica é perder um tempinho no telefone ligando para as mais diversas casas de câmbio para comparar o preço, já que cada uma coloca o valor que quiser.

ONDE ACHAR DÓLAR MAIS BARATO OU OUTRAS MOEDAS

Mas vamos a melhor parte do assunto… Pouca gente sabe, mas o Banco Central possui em seu site um ranking que mostra o valor cobrado por diversas casas de câmbio nos últimos meses e enumera as que cobram mais barato.

Este ranking é conhecido como VET (Valor Efetivo Total). No site, eles explicam que este ranking “representa o custo de uma operação de câmbio em reais por moeda estrangeira, englobando a taxa de câmbio, as tarifas e tributos incidentes sobre essa operação”.

Como achar dólar mais barato em casa de câmbio (Foto: Reprodução/24HorasNews)

Para descobrir onde o dólar é mais barato, por exemplo, basta você colocar se deseja comprar ou vender a moeda, qual moeda é e se é em espécie ou em cartão pré-pago. Os valores se referem a meses anteriores, então, é só para dar uma base de quanto mais ou menos cada casa de câmbio cobra.

Isso me ajudou muito na hora de comprar libras e euros. Através deste ranking, encontrei duas casas de câmbio que eu não conhecia e que estavam vendendo a moeda com diferença de até 15 centavos em relação às outras casas de câmbio. Vale a pena olhar antes de sair comprando.

+ Acesse agora mesmo o ranking do VET

+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
+ Também estamos no Twitter

 

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

10 respostas

  1. Pessoal, eu troquei esses dias numa casa de câmbio em Santo André, que acredito ser uma ótima opção pra quem for do ABC paulista, não lembro o nome do lugar mas segue o telefone 2324 -5624. Acho que pro pessoal de SP eles fazem delivery tbm mas ai tem que ver se valor a pena. No meu caso comprei com eles por uns 4 centavos mais baixo que a maioria dos cambios, e fechei meu aéreo tambem lá. Espero ter ajudado, =)

    1. Oi Suelem, tudo bem?
      Se for nesses sites você precisa sim fazer um primeiro cadastro, basta enviar digitalizado por email conforme a orientação de cada corretora. Se for numa casa de câmbio, elas também podem pedir seu documento.
      Abraços

  2. Claudio, também utilizei o site Jooin para procurar o melhor preço para comprar Euro. Na época acabei comprando da Cambio Store que estava com a melhor cotação, fui muito bem atendido e entregaram em minha casa. Com essa desvalorização da nossa moeda, precisamos pesquisar bem a melhor casa de câmbio.

  3. Pessoal, uma ótima maneira que encontrei pra achar o menor valor do dólar foi usando o site Compara Câmbio . Lá eles mostram várias casas de câmbio e a cotação de cada uma delas. Fica fácil pra escolher a melhor cotação!

    A diferença entre a casa de câmbio mais cara e a mais barata as vezes chega a mais de R$ 0,10.

    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.