Como economizar no Uruguai: Isenção de impostos em compras e serviços

De olho nos turistas, principalmente no mercado brasileiro, o governo uruguaio criou alguns benefícios da devolução do IVA, o Imposto de Valor Agregado, para visitantes. Essa é uma ótima forma de economizar no Uruguai,

 

COMO ECONOMIZAR NO URUGUAI

 

ISENÇÃO DE IVA EM HOTÉIS

As reservas em hotéis feitas por estrangeiros são isentas do IVA, desde que a situação seja comprovada com documento de identidade ou passaporte. Feito isso, o imposto já vem zerado na fatura, ou seja, nem é preciso devolução.

Como economizar no Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

DEVOLUÇÃO DO IVA SORE SERVIÇOS TURÍSTICOS

O desconto do IVA para turistas no Uruguai passa a ser de 9% a partir de maio de 2018. Esse desconto só é válido quando turistas pagarem seus gastos com cartões de crédito ou débito, não corporativos, emitidos no exterior. O desconto vem detalhado na hora no recibo e deve aparecer na sua fatura do cartão.

Até maio de 2018, o desconto é de 18,5%, ou seja, bem vantajoso mesmo para quem não costuma usar cartão de crédito durante as viagens. Com essa nova porcentagem (9%), o desconto ainda vale para quem já está acostumado a usar o cartão, pois ele cobre o valor do IOF de 6,38%. Entretanto, o turista corre o risco de pegar uma desvalorização cambial no momento do fechamento da fatura do cartão.

O benefício é válido em:

– Restaurantes, bares, cantinas, confeitarias, cafeterias ou e outros serviços gastronômicos.

– Aluguel de carros sem motorista

– Serviços para festas e eventos

Como economizar no Uruguai - Montevideo (Foto: Esse Mundo É Nosso)[Montevideo]

 

 

ALUGUEL DE TEMPORADA

Turistas estrangeiros recebem 10,5% de volta do valor total do aluguel de imóveis para fins turísticos, desde que o aluguel seja feito por meio de imobiliárias registradas e que o meio de pagamento seja cartões de crédito ou débito emitidos no exterior.

 

TAX FREE

É possível conseguir a devolução de impostos em compras feitas em lojas que façam parte do programa tax free (ou seja, que tenham o “adesivinho de tax free” na vitrine). Mas também é preciso ficar atento a outros detalhes:

– Peça ainda na loja o formulário preenchido do tax free

– Você só conseguirá a devolução se sair do país por alguns desses pontos de fronteira: Aeroporto de Montevideo (Aeropuerto Internacional de Carrasco), Aeroporto de Punta del Este (Aeropuerto de Laguna del Sauce), porto de Montevideo, porto de Colonia, Terminal de Passageiros de Cruzeiros de Punta del Este, Ponte Salto – Concordia, Ponte Paysandú – Colón e Ponte Fray Bentos – Puerto Unzué.

– Nesses pontos de saída, procure o escritório da tax free com o formulário corretamente preenchido e com os produtos comprados.

Como economizar no Uruguai - Montevideo (Foto: Esse Mundo É Nosso)[Punta del Este]

+ Saiba mais sobre todos os benefícios no país

+ Mais informações sobre o tax free no Uruguai

+ Todas as dicas pra curtir o país

Fonte: Turismo do Uruguai

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

9 Comments

  1. Andre disse:

    Preciso pedir este desconto ou ele já vem automático?

    • Oi André, tudo bem?
      Normalmente ele vem já automático no cartão de crédito. Mas você pode confirmar com a pessoa do hotel, aluguel de carro ou outro serviço na hora mesmo. Eles confirmam essa informação.

      Abraços!

  2. Isoldino disse:

    Tudo bem boa matéria mais na pratica tem falhas nesta devolução de IVA!!!!

    Eu passei 9 dias no Uruguai viajando de carro agora em Dezembro, reservei todos os oteis no bookink.com paguei com cartão internacional no balção do hotel, ate agora não recebi nenhum credito na fatura já reclamei no atendimento itaucard e ninguém conhece este credito de IVA, na cidade de Rivera onde voltei ao Brasil eu pedi informações na imigração ninguem soube me ajudar nem na informação ao turista,

    • Oi Isoldino, tudo bem?
      Provavelmente você já teve a isenção do imposto no valor que pagou lá no Uruguai. O IVA nesse caso não é acrescentado no valor que você pagaria. Ou seja, não há devolução por esse motivo.

      Abraços

  3. walace souza disse:

    Ola rafael tudo bem? Gostaria de saber o seguinte, eu vou levar um cartão de credito Visa travel money (com dolares).

    em um restaurante por exemplo, a isenção do imposto é feita no momento em que a conta chega na minha mesa.

    Por exemplo a conta deu 100 dolares + isenção de 18,5% = eu pagaria no ato 81,50 dolares?

    Outra pergunta seria, como vou levar um visa travel money com dolares, como seria pagar esta conta com a maquininha deles? No meu entender a maquininha só aceitaria valores em peso uruguaio.

    Qualquer ajuda é bem vinda.

    Att

  4. João Victor disse:

    Olá, se a reserva de hotel foi feita pela decolar por exemplo, ainda sim tem o desconto do IVA? Ou só reservando via internet ou telefone com o hotel em si?

    • Oi João, tudo bem?
      Na Decolar você já paga o hotel antecipadamente, certo? Então o melhor é verificar com eles a isenção do IVA. Dá pra você ver também se ele já está incluso ou não no valor cobrado pela agência. Muitas vezes o IVA seria cobrado apenas no check-in e é aí que você deve pedir a isenção.

      Abraços

  5. blnoliveira disse:

    Muito bom o post com essa dica. Abraços, Bruno.

  6. juliana disse:

    Obrigada, Rafa! Um beijo <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *