Piscinas Naturais do Farol da Barra em Salvador

Ele é um dos principais cartões postais de Salvador, mas o que pouca gente sabe é que existem piscinas naturais no Farol da Barra. Sim, elas se formam entre as rochas e garantem fotos lindas.

Considerado um dos faróis mais antigos das Américas, conhecer essas piscinas tornam a visita ainda mais completa, além de render uma prainha.

Nesse post damos todas as dicas pra você aproveitar melhor sua ida à atração.

Letreiro de Salvador
Letreiro de Salvador no Farol da Barra (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Onde ficam as Piscinas Naturais no Farol da Barra?

Essa é uma pergunta que muita gente nos fez nas nossas redes sociais quando publicamos fotos de lá. Não é bem mapeado e há diversas piscinas naturais no Farol da Barra. A ideia é sair mesmo procurando.

Mas antes vale falar que elas podem variar de acordo com a maré. Normalmente na maré baixa é mais fácil para a formação das piscinas naturais, já que é quando há o acúmulo de água.

Piscinas Naturais no Farol da Barra em Salvador
Piscinas naturais, incluindo Buraco da Sereia à direita (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Isso é comum no Nordeste todo, como acontece na Praia de Moreré, na Ilha de Boipeba, ou em Taipu de Fora, só pra citar dois exemplos na Bahia.

O legal das piscinas naturais no Farol da Barra é que elas são de facílimo acesso. Comece caminhando por entre os dois quiosques que ficam bem em frente ao farol, um deles é a Cafeteria Santa Clara. Siga a trilha até chegar às pedras.

É a partir daqui que você começará a encontrar as piscinas. Procure bem que não será difícil. Mas para fazer suas fotos, a dica é que o farol apareça no fundo das imagens. Fica bem bonito!

Buraco da Sereia, uma das piscinas naturais no Farol da Barra

Buraco da Sereia é a mais famosa das piscinas naturais no Farol da Barra
Buraco da Sereia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A piscina natural mais famosa, a da foto acima, se chama Buraco da Sereia. Embora não seja sinalizada, no mapa você pode ver onde ela está localizada.

Uma dica é ir com sol, quando a água fica mais bonita. Se preferir ir à tarde, ainda dá pra curtir o incrível pôr do sol por aqui.

Há muita gente que nada nesses locais, mas se você não se sente seguro(a) ou se a maré estiver alta e principalmente com ondas, o ideal é procurar as mais rasinhas.

Casal nas Piscinas Naturais no Farol da Barra em Salvador
Uma das piscinas mais rasinhas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Caminhando pelas pedras no sentido da Praia do Farol da Barra você encontra a maioria delas. Então é só procurar a que mais gostar.

Leia mais
Hotéis com descontos em Salvador
Ilha dos Frades: Como ir

Visitando o Farol da Barra

Batizado de Farol de Santo Antônio, o Farol da Barra de Salvador foi o segundo a ser construído em todas as Américas. Na época, o porto da capital baiana era um dos mais movimentados do continente.

A primeira torre, erguida após o naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento na Baía de Todos os Santos, data de 1698. A torre atual, em alvenaria e com 22 de metros de altura, foi inaugurada em 1839. Mas a iluminação elétrica só viria a substituir a querosene em 1937.

Embora nem todo mundo note, o Farol da Barra foi construído dentro do Forte de Santo Antônio da Barra, onde hoje funciona o Museu Náutico da Bahia, que é aberto à visitação.

Além de conhecer o museu, os visitantes podem subir as escadarias do farol, de onde se tem uma bela vista de Salvador.

Preço do Ingresso do Farol e Museu Náutico

O acesso ao farol é feito por meio do forte, onde fica o Museu Náutico, e é preciso pagar a entrada.

Ingressos custam R$ 15*, mas estudantes e maiores de 60 anos pagam meia. O horário de funcionamento é diariamente, de 9h às 18h.

Alerta COVID-19: Em tempos de pandemia, é sempre bom verificar como estão as restrições de acesso e os protocolos de segurança. Sendo assim, consulte o site do museu ou o telefone (71) 3264 3296.

Onde tirar as melhores fotos no Farol da Barra?

Embora muita gente acabe apenas indo ao farol, são muitos os ângulos lindos desse que é um dos principais cartões postais de Salvador.

Abaixo você encontra algumas das nossas dicas pra aproveitar mais e tirar as melhores fotos do Farol da Barra.

  • No letreiro “Salvador”, que fica no Largo do Farol;
  • Nos muros do Forte de Santo Antônio da Barra ou do alto do farol;
  • Nas piscinas naturais no Farol da Barra, como o Buraco da Sereia;
  • Do pôr do sol incrível atrás do farol com vista da Baía de Todos os Santos;
  • Além disso, da Av. Sete de Setembro, na altura do Hotel Marazul, têm-se uma vista linda da praia e do farol.
Praia em Salvador vista da Av. Sete de Setembro na Barra
Foto tirada na Av. 7 de Setembro, na Barra (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Onde ficar no Farol da Barra em Salvador

Ficar hospedado perto do Farol da Barra tem a vantagem da ótima estrutura de bares e restaurantes. Além disso, você estará bem ao lado de duas das praias urbanas mais bonitas de Salvador: a Praia do Farol da Barra e a Praia do Porto da Barra.

Por aqui há também muitos hotéis e pousadas. Alguns dos mais bem avaliados são: Monte Pascoal Praia Hotel, Grande Hotel, Rede Andrade, Hotel Porto Salvador, Pousada Barra Porto e Hit Hotel.

Para ver mais, consulte outras opções de hotéis com descontos na região.

*Preços checados em março de 2021

Leia mais
Veja todos os posts da cidade
Viajar pra Salvador: 9 motivos

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens