Quando ir pra Salvador, Bahia: A melhor época pra viajar

Na hora de escolher quando ir pra Salvador, na Bahia, há algumas coisas pra serem levadas em contas de acordo com o que você espera da viagem.

Se você quer curtir as praias, as comidas típicas e atrações históricas de Salvador, o clima é muito importante. Se você vai em busca das festas, é bom ficar de olho também no calendário. E, por fim, há épocas em que é possível ainda economizar com preços mais baixos.

Abaixo nós falamos de todos esses itens pra você planejar sua viagem à capital baiana.

QUANDO IR PRA SALVADOR

Para começarmos a falar se há alguma melhor época quando a dúvida é quando ir pra Salvador, vale mostrar o gráfico do clima na cidade ao longo do ano.

Gráfico de quando ir pra Salvador, Bahia (Arte: Esse Mundo É Nosso)

Como deu pra ver acima, a temperatura é praticamente estável o ano todo, com uma pequena queda no inverno, mas que definitivamente não deve fazer você sentir frio.

+ Veja hotéis com descontos na cidade

Agora vamos falar das chuvas em Salvador:

ABRIL E MAIO: Esses costumam ser os dois meses mais chuvosos em Salvador, com acúmulos que podem chegar, em média, aos 360mm, o que é muito. Se você quer evitar dias de chuva, vale procurar outras datas.

JUNHO E JULHO: Os dois meses que seguem a época mais chuvosa também são considerados meses em que chove muito. Sim, em plena época de férias de Julho costuma chover consideravelmente na cidade. Eu já fui, peguei chuva praticamente todos os dias, mas também aberturas de sol. Deu pra aproveitar.

DEMAIS MESES: Ao contrário de muitas outras capitais do Nordeste, em Salvador não há um período completamente seco, mas sim épocas em que chove pouco. Em Janeiro, Fevereiro, Março, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro você terá menos chance de pegar dias seguidos de chuva, mas não quer dizer que não chova um dia ou outro. Mas pra quem vai em busca de praia, vale apostar nesses meses.

Quando ir pra Salvador, Bahia - Elevador Lacerda

| FESTAS EM SALVADOR

Muita gente decide quando ir pra Salvador de acordo com as festas da capital baiana, que são muitas inclusive. Nesse caso, vale ficar de olho no calendário. Algumas das principais são o Carnaval (que tem data móvel), Lavagem do Senhor do Bonfim (quinta-feira depois do Dia de Reis) e o dia de Iemanjá (2 de fevereiro).

Durante as férias de Janeiro, já é comum encontrar os ensaios pro Carnaval de Salvador. Então se você não puder participar do dia da folia, pode ter um gostinho. Já em Dezembro acontece outro evento muito famoso na cidade, o Festival de Verão, com muitos shows de artistas famosos.

| RÉVEILLON EM SALVADOR

Se você ainda não decidiu quando ir pra Salvador, uma boa época pode ser no Réveillon. Ao contrário da maioria dos destinos do Nordeste, a virada do ano por aqui não é tão cara e os preços são até menores que em outras épocas, como no Carnaval. Você pode consultar aqui o valor das diárias nos dias em que estiver por lá!

Além disso, como deu pra ver acima, Dezembro e Janeiro não são os meses mais chuvosos e dá pra curtir muita praia.

+ Veja hotéis com descontos na cidade
+ Carnaval: Atrás do trio ou em camarote
+ O que fazer numa parada de navio
+ Todas as dicas da capital baiana

Tem mais alguma dúvida pra escolher quando ir pra Salvador? Deixe seu comentário que faremos o possível pra ajudar!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Emanuelle Fernandes dos Santos disse:

oii, tudo bem? queria saber se em janeiro a cidade fica MUITO cheia, do tipo “tumultuada”
ou se é um cheio, mas ao mesmo tempo tranquilo. obrigada!

Oi, Emanuelle, tudo bem?
Então, janeiro é altíssima temporada e costuma ficar bem cheia sim a cidade, principalmente em pontos turísticos como Pelourinho, Farol da Barra e as praias mais centrais.
Um alternativa pode ser praias mais distantes, como a do Flamengo e também Itapuã, entre outras do litoral norte.
Abraços

Fabiola Marssetti marzo mendes disse:

Olá fui a Salvador em no início de março de 2020 choveu muito, mas deu para curtir, praias, centro histórico e td mais
Porque lá não é igual SP, chove mas o calor é forte e o sol sempre aparece
Espero ter ajudado quem precise saber sobre o clima em salvador

Leandro disse:

Olá,amigos morei 5 anos em Salvador, e a época mais chuvosa (chove praticamente o mês inteiro direto) é maio… muito difícil prever a natureza, mas acredito que em Abril irá conseguir curtir sim (Não como verão), mas sem frio eu garanto… abraços!!

Rayza disse:

Oi Rafael,

Muito obrigada pelo retorno. Ficarei na torcida pro tempo abrir, já que a passagem já está comprada. Muito obrigada e boas viagens 🙂

Rayza disse:

Olá Rafael,

Poxa.. comprei minhas passagens para conhecer Salvador em abril/2020. Não imaginava que fosse o mês que mais chovesse.. em abril fica chovendo o dia todo? não dá pra aproveitar a cidade?

Oi, Rayza, tudo bem?

Fica difícil falar quando dependemos da natureza, né? Mas eu já fui nessa época, por exemplo, e consegui aproveitar sim. Então fique de olho na previsão quando estiver mais perto da data.
Abraços e ótima viagem!

Phelipe disse:

Olá meu caro!!
Sabe me informar se as praias em Salvador foram afetadas pelo óleo? Em especial, como está a praia do Flamengo por lá?

Abraços!

Oi, Phelipe, tudo bem?
Então, eu não moro na cidade, mas pelo que pesquisei aqui não há notícias recentes, então a situação deve estar bem melhor.
Abraços e boa viagem!