Já pensou em visitar uma fazenda de jacarés? No Pantanal você pode!

Se você quer visitar o Pantanal de Mato Grosso do Sul pode ter certeza de que vai ao menos ver de longe alguns jacarés, dos mais variados tamanhos. Depois de muitos anos na mira de caçadores de olho no couro desses animais, eles hoje vivem livres na natureza.

Mas já pensou ficar bem pertinho desses predadores e até mesmo segurá-los nos braços? Foi em busca dessa experiência que visitamos a Fazenda de Jacarés Caimasul, em Corumbá. A criação começou em 2015 com objetivo de vender a carne e o couro dos animais. Como o tempo necessário para o abate é de cerca de dois anos, o frigorífico só deve começar a funcionar em 2016.

Os animais ficam em dezenas de baias, separados de acordo com o tamanho para evitar o canibalismo. A criação só está sendo possível graças a ovos de jacarés coletados da natureza com autorização ambiental. Confesso que ainda de longe, caminhar entre esses criadouros já dá um certo frio na barriga. É inacreditável a quantidade de animais em cada uma delas. No total, a fazenda já conta com mais de 50 mil jacarés.

Fazenda de Jacarés em Corumbá - Caimasul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Acompanhados de um dos proprietários, o biológo Weber Girardi, fomos ao encontro dos maiorzinhos. O especialista foi quem entrou em uma das baias para pegar um dos bichos. Bacana ver o respeito e o cuidado que ele tem com os animais, que emitem um barulho ao se sentirem ameaçados, o que nos deixou mais trêmulos.

Fazenda de Jacarés em Corumbá - Caimasul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Fazenda de Jacarés em Corumbá - Caimasul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas não demorou muito pro Weber aparecer com jacarezinho de cerca de 40cm e nos convidar para segurá-lo. Mesmo o animal estando com a boca presa, não tem como não ficar inseguro, ainda mais com o proprietário pedindo para não deixarmos transparecer nosso medo. De todo jeito, é uma experiência incrível sentir aquele couro e pensar que você está com aquele bicho tão temido nos seus braços.

Fazenda de Jacarés em Corumbá - Caimasul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Fazenda de Jacarés em Corumbá - Caimasul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No fim das contas, o jacaré parece ter gostado e ficou todo quietinho. Weber explicou que ele se sente bem com a temperatura do nosso corpo.

 

VISITAÇÃO

Como a Fazenda de Jacarés ainda não está em pleno funcionamento, a visitação é feita de acordo com a disponibilidade dos proprietários e pode ser solicitada por telefone. Mas a previsão é que, assim que a produção estiver a pleno vapor, seja construído uma Centro de Visitantes, que possuirá inclusive um espaço gastronômico para que os turistas possam provar a carne do animal.

 

FAZENDA DE JACARÉS EM CORUMBÁ

Endereço: BR 262 KM 741 – Zona Rural (cerca de 30Km de Corumbá)
Telefones: (67) – 3231-3586 / 9999-5028
Mais informações: Site da Caimasul

+ Mais dicas sobre o Pantanal

* Os jornalistas viajaram a convite da Fundação de Turismo do Pantanal de Corumbá. Todas as opiniões dadas aqui são independentes e isentas.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *