Ihlara Valley: Um vale cheio de verde e história em plena Capadócia

Ihlara Valley (Ihlara Vadisi ou Vale Ihlara) é um oásis na árida, porém linda, Capadócia, interior da Turquia. Este é o maior desfiladeiro da região da Anatólia, com profundidade que chega a 100 metros, formado pelo Rio Melendiz há milhares de anos. O vale se estende de Ihlara até a região do monastério Selime.

Ihlara Valley, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ihlara Valley, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além de sua beleza natural, o Ihlara Valley foi um importante centro religioso durante os primeiros anos da expansão do Cristianismo na região. A proteção natural fez do lugar uma importante base para aqueles que fugiam da perseguição aos cristãos. Por isso, a partir do Século IV, surgiu ali uma série de monastérios, repletos de igrejas cravadas nas rochas com importantes afrescos, que podem ser visitadas até hoje.

Ihlara Valley, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Espremido entre dois dos três vulcões da Capadócia, Ihlara é um convite a esquecer de tudo e mergulhar numa natureza cheia de história.

Ihlara Valley, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O passeio começa com uma longa descida pelos desfiladeiros e uma parada para visitar a igreja no estilo caverna de Agacalti Kilise (Igreja debaixo da Árvore) e seus afrescos bizantinos. Se desejar conhecer, existem mais sete igrejas importantes no vale.

Ihlara Valley, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ihlara Valley, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em seguida, a pedida é caminhar sem pressa pelas margens do Rio Melendiz, cruzar com árvores de pistache e ser acompanhado de perto pelas várias espécies de borboletas do vale. De longe, nas montanhas rochosas, você encontrará vários vestígios de habitações usadas pelos monges durante a perseguição religiosa.

Ihlara Valley, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em pouco mais de 15 minutos de caminhada, encontramos um café, normalmente repleto de turistas turcos aproveitando para conhecer o próprio país. As mesinhas baixas sobre o riacho são um convite para tomar um çay e comer um pão feito na hora por uma habilidosa cozinheira.

Ihlara Valley, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ihlara Valley, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ihlara Valley, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É hora de continuar em frente, sempre à beira do Melendiz, até chegar a uma região cheia de restaurantes. Basta escolher o menu que mais lhe agrade, tentar sentar-se em um dos bangalôs sobre o rio e curtir a deliciosa gastronomia turca em meio à natureza.

Ihlara Valley, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Neste lugar funciona também o centro de visitantes, com estacionamento, banheiros e lojas de souvenirs. A caminhada entre as duas entradas do parque tem cerca de 4Km.

IHLARA VALLEY – VALE IHLARA

ONDE FICA

Ihlara Valley fica a 4Km da vila de Belisırma e 120Km de Göreme, a principal cidade-base da Capadócia.

COMO VISITAR

Como a distância é longa da região principal da Capadócia, o jeito mais prático é incluir o Ihlara Valley num dos diversos tours de dia inteiro que partem de Göreme. Nas agências da cidade, você escolhe o roteiro que mais tem a ver com seu perfil e vários deles têm a visita ao vale. Fiz meu tour de dia todo pela Yama Tours e gostei do serviço, que incluía no valor (€40) o ingresso e o almoço em Ihlara Valley, a descida à cidade subterrânea de Derinkuyu, visita a Selime Katedrali e outras atrações.

SERVIÇO

Ingresso: TL8 – €3,50 (os tours de dia inteiro normalmente já têm os tickets inclusos)
Horário: Diariamente das 8h às 18h30 (verão) e 8h às 17h (inverno)
muze.gov.tr/ihlara-en (inglês)

Gostou? Faça um blogueiro feliz e deixe seu comentário!

+ Confira todas as dicas da Capadócia

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

16 Comments

  1. Margarete disse:

    Olá estive na Capadócia em 2012. Simplesmente um lugar único no mundo.Fiz um roteiro de mais de 200 km para o sul incluindo todos os lugares mais famosos como Ihlara valley, catedral de Selime ,Derinkuyo ,Belindiz e outros lugares belíssimos.Um legítimo museu a céu aberto.

  2. burak disse:

    Oi Gente ! ;

    Sou Burak (28) Guia turistico licenciado pelo ministro Cultural na Turquia,Falo portugues ,espanol e ingles . Moro na Capadocia. Se for Precisar eu posso atender voces com todo prazer, faço roteiros nos pontos turisticos em todas as cidades. em qualquer coisa podem entrar em contato comigo.
    Um Abraço

    [email protected]
    +905549976427

  3. Banu Yilmaz disse:

    Ola pessoal,
    Sou uma Guia profissional , Moro na Capadocia,me de fazer um passeio pela agencia fazer um passeio com sua conta FICA mais economico sendo profissional como agencia,alugar Guia local e van de lujo fica mais me conta que fazer todo pela agencia.Há 4 anos que atendo os queridos Brasileiros. Falando Português.esteve no Brasil ano 2010 para aprender esta maravilhosa Língua.
    Gostaria dar os meus serviços como Guia na Capadocia http://www.guiacapadocia.com
    Saudações desde Capadocia
    Banu Yilmaz

  4. profmarcosteixeira disse:

    Bom dia Rafael , obrigado pelas suas informações .Aproveitando o contato, eu tenho um blog para assuntos academicos , http://profmarcosteixeira.wordpress.com , porem tive problemas com ele pois colocaram banner com sites eroticos e pornografia.Como eu faço para que não apareça estas coisas , pois fica chato aos visitantes visualizarem .Se tiver alguma dica , agradeço , abs .

  5. Teixeira disse:

    Boa noite, Faremos a viagem em outubro/2013 , como será o clima nesta região ?
    Estamos em duvida se fazemos através de pacote de viagem, ou contratamos um guia local e fazemos por nossa conta. Já consegui uma indicação de um guia chamado sercan kaymakyemez , que fala português.
    Foi ele que indicou este local para vistarmos e almoçarmos , no pacote de viagem apenas passamos por Goreme , não sei com detalhes.
    Parabéns pelo blog e aguardo seus comentários.
    Abs

    • Olá, Teixeira, obrigado pela visita. Em outubro é outono na região e o clima ainda não é muito frio, a temperatura gira em torno dos 10 a 20 graus e não chove muito como em janeiro/fevereiro. Sobre o pacote, aí depende do seu estilo de viagem mesmo.
      Abraços e obrigado

  6. Já tinha ouvido falar do Ihlara Valley, mas agora com as suas dicas já sei como chegar por lá. Iremos em outubro de 2013 e retornarei ainda por aqui para pegar mais dicas. Obrigada, super valeu minha visita ao seu blog! Dorothéa

  7. rosemari disse:

    VC ESTA ME AJUDANDO MUITO A PROGRAMAR MINHA VIAGEM EM MARÇO.É MUITO FRIO? QDO VC FOI LÁ?
    att ROSEMARI

    • Olá, Rosemari, que bom poder ajudar!
      Eu fui em pleno verão (junho) e era muito calor e frio à noite. O inverno é muito rígido e você, em março, pegará o final do inverno, ou seja, pode inclusive haver neve ainda. Mas o passeio no inverno por ali também é lindo, é só se preparar para o frio.
      Abraços

  8. Dani disse:

    Adorei esses restaurantes na água! =)
    Cada vez querendo mais conhecer esse lugar! rs

  9. fastpassviagens disse:

    Adorei, muito legal seu post! Esse pão quentinho é MARAVILHOSO! Que pecado! 🙂 bjs

  10. edwiges disse:

    Estou achando os textos interessantíssimos porque assisto a novela “Salve Jorge” e parte dela se passa na Capadócia. Sinto-me interessada em ampliar meus conhecimentos.

  11. Trip Feeling disse:

    Que lugar lindo !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *