Como é a imigração em Londres, na Inglaterra: Dicas e documentos

Não importa onde, sempre dá um friozinho na barriga quando chegamos em um país novo. Na Inglaterra, não é diferente. O processo de imigração em Londres deixa muita gente insegura.

Para não ter nenhum problema, é sempre bom viajar com todos os documentos em dia e sem nenhum irregularidade. Desta forma, dificilmente haverá algum impedimento de entrada no país. Neste post, vamos dar algumas dicas e contar como foi a nossa experiência na imigração em Londres, na Inglaterra.

IMIGRAÇÃO EM LONDRES

Antes de falar exatamente da imigração em Londres, vamos tirar algumas dúvidas básicas sobre a cidade, a Inglaterra e o Reino Unido.

Imigração em Londres (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| PRECISA DE VISTO?

Brasileiros que viajarem pra Londres apenas como turista para não precisam solicitar um visto antes da viagem. No momento da imigração na Inglaterra, o seu passaporte será carimbado e você poderá ficar até seis meses no país como turista.

| ESTAVA EM OUTRO PAÍS DA EUROPA, PRECISO PASSAR PELA IMIGRAÇÃO?

Sim! Como a Inglaterra não faz parte do Tratado de Schengen, mesmo se você estiver em outro país da Europa, como França, Espanha ou Itália, por exemplo, você terá sim que passar pela imigração em Londres. O mesmo acontece ao contrário. Se você sair do Reino Unido e for pra qualquer outro país da Europa, terá que passar novamente pela imigração neste novo destino.

| O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO?

Como o Reino Unido não faz parte do Tratado de Schengen, o seguro viagem não é obrigatório para entrar no país e não será exigido no momento da imigração em Londres. Entretanto, é importante ressaltar duas coisas: 1. caso sua viagem continue para outro país da Europa, você irá precisar de seguro; 2. mesmo sem ser obrigatório, é muito importante viajar com um seguro viagem.

O seguro viagem é aquilo que nós fazemos, mas não queremos usar. De toda forma, nunca sabemos o que poderá acontecer com a gente nem quando. É muito melhor fazer um pequeno investimento antes da viagem contratando um seguro do que depois precisar gastar uma verdadeira fortuna com alguma internação ou tratamento durante a viagem.

+ Encontre seu hotel na cidade com desconto

O Rafa, que também faz o blog, teve um problemão quando foi viajar para o Vale Nevado. Ele caiu na neve e fraturou a coluna. Precisou até de helicóptero para ir até o hospital em Santiago. Se ele não tivesse feito o seguro, teria gastado um dinheirão.

Nossa dica é a Seguros Promo, um site que funciona como um buscador de seguros. Nele, você consegue comparar diversos planos e empresas para escolher qual mais se adequa com o seu perfil. Na hora de finalizar a compra, use o nosso código ESSEMUNDOENOSSO5 para ganhar 5% de desconto. Se tiver com bastante antecedência da viagem, escolha o boleto como forma de pagamento e ganhe mais 5% de desconto. Aproveite para fechar agora o seu seguro com desconto.

| A IMIGRAÇÃO

Dito tudo isso, vamos falar sobre a imigração em Londres. Primeiro, vou contar a minha experiência.

Saí de São Paulo num voo da British Airlines com destino ao aeroporto de Londres (Heathrow). Levei alguns documentos que poderiam ser exigidos (falarei mais abaixo sobre eles) e tudo que pudesse comprovar que a minha viagem era de férias. O processo em si não foi demorado, eles não me perguntaram nada. Viram meu passaporte e logo carimbaram. Não pediram para ver nenhum documento. Todos estavam nas minhas mãos caso fossem solicitados. Lembre-se sempre de levá-los separados na bagagem de mão.

Imigração em Londres (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Encontre seu hotel na cidade com desconto

Uma dica importante: de Londres segui a minha viagem pela Europa de trem. Como eu fui para Paris, precisaria passar novamente pela imigração, já que o Reino Unido não faz parte do Tratado de Schengen. Não se esqueça disso! No trem, a imigração para a saída de Londres e para a entrada em Paris foi toda feita ainda em Londres, antes de embarcar no trem. Não sei se ainda é assim, mas preste bastante atenção para não sair de Londres sem o visto de entrada na União Europeia.

+ Encontre seu hotel na cidade com desconto

| PERGUNTAS

As perguntas que geralmente são feitas durante a imigração em Londres são simples e objetivas, como o motivo da viagem, o tempo de duração, por onde passará, onde ficará hospedado e quanto de dinheiro está levando.

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pra Europa!
Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto


|
DOCUMENTOS

Não apenas para passar pela imigração em Londres, mas também para qualquer outra, é importante ter sempre os principais documentos em mãos (leve com você! Não despache na mala) e mostrá-los apenas ser forem solicitados. De preferência, esses documentos devem estar traduzidos para o inglês. Eles sugerem, inclusive, para que no documento traduzido esteja a data da tradução, o nome completo de quem traduziu, sua assinatura e telefone para contato. Confesso que nunca fiz isso nem foi me exigido, mas é a recomendação oficial. Vamos a um resumo dos documentos:

| VÍNCULO COM O BRASIL

É importante ter algum documento que comprove o vínculo com o Brasil. Pode ser um carta timbrada da empresa em que trabalha, os holerites ou algum contrato de trabalho. Neste documento, é bom ter o tempo de empresa e falar que está de férias. Se não for empregado, leve um comprovante da sua atuação, como um documento da sua própria empresa ou um papel que comprove que você está de férias da escola ou faculdade, mas segue matriculado.

| FINANÇAS

Outro documento importante para ter em mãos durante a imigração em Londres é o extrato bancário ou um papel que comprove que você tem um limite no cartão de crédito compatível com a sua viagem e que poderá bancar todos os gastos durante a sua estadia no país.

Imigração em Londres (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| PASSAGENS

Este é um item muito importante no momento da imigração em Londres: a passagem de volta ou a passagem para o próximo país. Desta maneira, você irá provar que tem dia certo para ir embora. Nem tente camuflar uma passagem. Caso o agente resolva investigar, isso pode complicar bastante a sua situação.

| HOTÉIS

Assim como as passagens, é muito importante ter um comprovante das reservas de hotel. Caso você vá ficar na casa de alguém, e importante ter também uma carta-convite em inglês.

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pra Europa!
Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto


|
PASSAPORTE

Lembre-se que o passaporte não pode estar nos últimos seis meses de validade.

No site oficial do Governo do Reino Unido, eles também citam outros documentos, como, por exemplo, os detalhes do seu histórico de viagens dos últimos 10 anos. Portanto, é importante levar até mesmo passaportes antigos. Veja a lista de documentos que eles atestam como necessários para a imigração.

Ficou com alguma dúvida sobre a imigração em Londres? Deixe nos comentários!

+ Encontre seu hotel na cidade com desconto

+ Veja mais dicas do destin
+ O que fazer na cidade; veja as nossas dicas

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *