A lei é de 2013, mas só no começo desse ano foi regulamentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Jovens entre 15 e 29 anos agora podem viajar de graça de ônibus entre Estados do Brasil. O mesmo vale para trens ou embarcações do transporte convencional de passageiros nos locais onde eles existam.

O direito, previsto no Estatuto da Juventude, beneficia jovens que apresentem renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 1874). Segundo o IBGE, 35% dos jovens brasileiros se encaixam nesse perfil.

COMO VIAJAR DE GRAÇA DE ÔNIBUS

Jovens podem viajar de ônibus de graça pelo Brasil (Foto via Shutterstock)
Foto via Shutterstock

Se você se encaixa na faixa de renda e etária do programa, deve se cadastrar no aplicativo ID Jovem ou pelo site. Para usar o benefício não é preciso imprimir seu documento. Basta apresentar o cartão na tela do celular mesmo na hora de adquirir o bilhete da viagem. Vale lembrar que elas precisam ser interestaduais. O aplicativo traz ainda outros benefícios, como descontos em eventos culturais e shows (saiba mais no vídeo abaixo).

E COMO FAZ?

As reservas das vagas nos ônibus deverá ser feita com o mínimo de três horas de antecedência da viagem. São duas vagas grátis em cada veículo que, se não houver procura até o prazo estipulado, poderão ser comercializadas a outros passageiros. Além disso, a lei determina outras duas vagas com direito a 50% de desconto, caso já tenham se esgotado as outras gratuitas.

Basta apresentar seu ID Jovem e documento de identidade na hora de adquirir o bilhete. Se a empresa se recusar a fornecê-lo gratuitamente, as denúncias devem ser feitas pelo número 166 da ANTT.

+ Aos 89 anos, vovó Russa viaja o mundo sozinha
+ Ilha caribenha paga até U$ 300 pra você visitá-la
+ Britânico é o mais jovem a visitar todos os países

* Com informações do Portal Brasil

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.