Lagos Plitvice e as incríveis águas azuis que são atração na Croácia

Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice (Plitvička Jezera) é uma das atrações mais incríveis e visitadas da Croácia. O que traz tanta gente aqui é sem dúvida a paisagem natural e os lagos de cores azuis e verde difícil de se acreditar a olho nu.

Os Lagos Plitvice ficam entre a capital Zagreb e a famosa cidade litorânea de Zadar. Podem ser visitados o ano todo, apesar de nevar na região durante o inverno. Vale ficar de olho na previsão do tempo pra pegar dias de sol, já que a cor da água fica ainda mais espetacular.

+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
+ Também estamos no Twitter

Lagos Plitvice, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

São mais de 19 hectares de montanhas de mata fechada e 16 lagos ligados por cachoeiras. A cor incrível da água é explicada pela presença de muitos minerais. Ao mesmo tempo em que tem pontos de tom azul-turquesa, em outros lugares ela é tão transparente que é possível avistar os peixes e o fundo dos lagos. Mas pra tristeza de muitos não é permitido nadar em nenhum lugar.

Lagos Plitvice, Croácia (Foto via Shutterstock)

Lagos Plitvice via Shutterstock

Ao todo são 18km de trilhas em torno dos Lagos Plitvice, com roteiros para todos os tipos de visitantes, inclusive idosos e crianças, que percorrem trechos bem menores. É só escolher o seu de acordo com seu pique.

Lagos Plitvice, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os lagos são acompanhados por passarelas de madeira, que facilitam o acesso dos turistas. Num dos extremos do parque fica um dos pontos mais procurados por quem visita o parque: a parte em que essas plataformas fazem um ziguezague sobre as águas verdinhas.

Lagos Plitvice, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Essa foto é possível do alto de um dos mirantes pendurados sobre o paredão cortado pelos lagos. Se estiver na parte de baixo, suba a trilha por dentro de cavernas até chegar ao alto e ter essa vista espetacular.

Lagos Plitvice, Croácia (Foto via Shutterstock)

Lagos Plitvice via Shutterstock

A estrutura do Parque Nacional dos Lagos Plitvice é muito boa. Há estacionamento, guarda-volumes e restaurantes logo na entrada, além de alguns hotéis nas redondezas. Dentro do parque, além das trilhas bem sinalizadas, também há restaurantes e pontos de apoio. A visita pode levar horas e até mesmo mais que um dia, já que tem gente que volta para visitar os lugares que faltaram no roteiro. Eu fiz em poucas horas, já que estava com a agenda apertada e seguiria no mesmo dia pra Zadar.

Os ingressos incluem acesso a barcos que cruzam os lagos e um trenzinho que circula pela parte mais alta, próxima dos mirantes.

Lagos Plitvice, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

PARQUE NACIONAL DOS LAGOS PLITVICE

Como chegar: Nem todos os ônibus vindos de Zagreb sentido Zadar param ali. Verifique sempre antes de embarcar. A viagem dura cerca de 2h. Eu preferi ir de carro com a ajuda de um GPS. Como estava vindo de Pula, acabei pegando estradinhas por entre fazendas, mas a viagem foi tranquila. Veja mais formas de como chegar.
Ingressos: Consulte as tarifas e horários no site, pois elas variam de acordo com a época do ano.

+ Confira mais dicas de viagem pela Croácia

Booking.com

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

10 Comments

  1. MIRTES MENDES disse:

    Olá Rafael,

    Obrigada pela resposta. Ainda uma dúvida: Qual o número da entrada principal onde se compram os ingressos? Quero reservar o hotel que fique perto desta entrada e também por ser mais fácil chegar por ônibus.
    Obrigada

  2. Mirtes Mendes disse:

    Olá Rafael,

    Pretendemos visitar o parque Plitvice em junho e vamos de Zagreb via ônibus. Gostaria de saber em que local o ônibus tem parada, ou se tem paradas em vários locais. Obrigada

    • Oi Mirtes, tudo bem?
      Você terá que falar com o motorista, uma vez que muitos dos ônibus que passam por aqui não tem como destino final os lagos. Eu não fui de ônibus, mas vi alguns passarem e pararem perto da portaria principal do parque, onde você compra os ingressos. Mas o ideal é você realmente ver com o motorista.

      Abraços

    • Armando lara disse:

      oi Michelle, eu pretendo fazer esse trajeto de Zagreb ate os lagos em junho tambem, poderia me dar algumas dicas. agradeço Armando email [email protected]

  3. helena disse:

    olá estou indo visitar o parque , mas eu e meu marido somos idosos. qual seria o melhor roteiro ?

    obrigada

    helena

    • Oi Helena, tudo bem?
      Se vocês acham que não conseguirão caminhar muito, vocês podem já no estacionamento pegar o trenzinho que os levará até o ponto onde você ver as quedas de água por cima. Dessa forma não terão que caminhar muito ou subir escadas.
      Abraços e ótima viagem!

  4. Rafaela disse:

    Oi Rafael.
    Você comprou os ingressos antes? Eu queria saber se nós escolhemos lá na hora fazer a visita com um guia. Por que no site aparece os preços para visitantes e para visitas guiadas, mas a visita guiada aparece que é para mais ou menos 15 pessoas, e ai eu queria saber se eu poderia fechar as 15 pessoas lá na hora, ou teria que chegar lá com um grupo.
    Todas as visitas são guiadas? A saída é pelo mesmo lugar da chegada?

    Obrigada.

    • Oi Rafaela, tudo bem?
      Eu comprei lá na hora, foi bem tranquila. O que eles vendem como visita guiada é com um guia do parque e então você vai num grupo com outros turistas. Eu fiz por conta própria e foi tranquilo.
      Você pode sair sim pelo menos local por onde entrou.
      Abraços

  5. Oi Michelle, tudo bem?
    Isso mesmo, fomos de carro alugado desde Zagreb. Devolvemos o carro em Zadar, já no litoral.
    Abraços

  6. Michelle disse:

    Olá!

    Nessa viagem vocês saíram de Zagreb com um carro alugado, certo?

    Depois devolveram ele em outra cidade ou tiveram que voltar pra Zagreb?

    Obrigadão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *