O Mercado Público de Florianópolis é um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico da capital catarinense.

Se você vem à cidade, vale a pena passar algumas horas por aqui, preferencialmente no horário do almoço pra provar as delícias dos restaurantes.

O MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS

O bonito prédio do Mercado Público de Florianópolis fica bem no coração do centro, próximo do Terminal Rodoviário e da Ponte Hercílio Luz, símbolo da cidade.

Mercado Público de Florianópolis (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Hoje ele conta com duas alas interligadas por um pátio aberto que ganhou uma moderna cobertura em 2016. Desde a inauguração do novo teto, os restaurantes tomaram esse espaço com suas mesas e o ambiente ficou ainda mais agradável.

Mercado Público de Florianópolis (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Nova cobertura do Mercado Público de Florianópolis

Mercado Público de Florianópolis (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No interior dos prédios, funcionam bancas de peixes, carnes e frutas, além de algumas lojas com produtos artesanais da região. Infelizmente não é difícil encontrar muitas bugigangas chinesas. Pelo menos esses produtos ficam em setores separados, principalmente num prédio anexo de frente pra uma das entradas do Mercado.

+ Encontre hotéis com até 50% de desconto em Florianópolis

Mercado Público de Florianópolis (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mercado Público de Florianópolis (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um dos restaurantes mais famosos é o Box 32 (que atualmente fica no box 4), que sempre tem ostras fresquinhas e pastéis de camarão bem recheados. Ele está localizado no corredor das peixarias. Já almocei também no Colher de Pau, que tem boas opções e uma comida gostosa. De modo geral, as sequências de camarão ou frutos do mar (uma espécie de rodízio) são um dos pedidos mais populares.

Mercado Público de Florianópolis: Box 32 (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Box 32
Mercado Público de Florianópolis (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Peixe do dia no Colher de Pau

Aproveite também para provar algumas das cervejas locais, como essa da Kairós, que traz no rótulo a Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Floripa.

Mercado Público de Florianópolis (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Cerveja Kairós, feita em Florianópolis

Entre as lojas, a que chama a atenção é o Armazém da Renda, onde é possível ver os artesãos fazendo a delicada renda de bilro, uma tradição que veio com os açorianos que colonizaram a ilha.

Mercado Público de Florianópolis: Armazém da Renda (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Dona Glorinha, do Armazém da Renda

 

FEIRA PÚBLICA

Feira Pública perto do Mercado de Florianópolis (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Feira Pública perto do Mercado de Florianópolis

Aproveite que você está na região para visitar a Feira Pública, que fica a poucos metros do Mercado, no Largo da Alfândega. Produtores vendem na praça frutas, verduras, queijos, embutidos, a famosa farinha de mandioca catarinense, entre outros. Pra quem procura produtos locais, achei bem interessante.

 

A HISTÓRIA DO MERCADO DE FLORIANÓPOLIS

A história do Mercado Público de Florianópolis começa antes mesmo da construção do prédio. No mesmo local, ainda nos séculos XVII e XVIII mascates montavam suas barracas e vendiam diversos produtos. Em 1845, durante a visita de Dom Pedro II à cidade, os vendedores foram retirados dali para “embelezar” a região com a promessa de quem voltariam mais tarde com a construção de um novo espaço. Isso só aconteceria em 1851, quando a obra do prédio do Mercado, iniciada quatro anos antes, seria inaugurada.

Mercado Público de Florianópolis (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Foram diversas reformas e remodelações ao longo dos anos. Em 2005, um grande incêndio destruiu praticamente todo a ala norte do prédio e precisou ser reconstruída.

Mercado Público de Florianópolis (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

COMO CHEGAR NO MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS

O Mercado está localizado bem no coração da cidade, pertinho do Terminal Rodoviário Rita Maria e do Terminal de Integração do Centro, caso você venha de ônibus circular. Se seu hotel fica na Beira Mar, um táxi ou algum aplicativo de transporte não sairá caro, já que fica perto dali. Se vier de carro ou a pé, trace o caminho pelo mapa abaixo clicando em “rotas”:

 

SERVIÇO

Endereço: Rua Jeronimo Coelho, 60 – Centro
Telefone: (48) 3225-8464
Horários:
• Seg a sex: Peixarias – 7h às 19h / Lojas – 8h às 19h / Alimentação – 10h às 22h
• Sáb: Peixarias – 7h às 14h / Lojas – 8h às 14h / Alimentação – 10h às 17h
• Domingos e feriados: Peixarias – 07h às 13h / Alimentação – 11h às 17h

+ Como é o Costão do Santinho, um all inclusive em Floripa
+ Veja mais dicas pra curtir o melhor da cidade

* O jornalista viajou a convite do Sebrae/SC, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e refletem sua real experiência.

 

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.