Minas de Potosí, na Bolívia: Sufoco e perigo em busca de histórias

Nossa amiga e jornalista Juliana Bacci, que já contou uma história daquelas aqui ao passar uma semana em Nova York com apenas 100 dólares, se enfiou em uma nova aventura. Dessa vez, a viajante visitou Potosí, na Bolívia, em busca da experiência de entrar em uma claustrofóbica mina ativa, onde milhares de bolivianos arriscam suas vidas diariamente.

MINAS DE POTOSÍ

Minas de Potosí - Bolívia (Foto: Juliana Bacci)

“Risquei duas vezes Potosí do meu roteiro de viagem. A única referência que eu tinha da cidade vinha de um senhor que a havia visitado há dois anos, na companhia da esposa. E a descrição dele não era nada animadora: ‘tão feia, tão cinza, tão suja e perigosa que chega a sufocar’. Mas eu fui. Não pelo perigo, mas pela história do lugar. E encontrei, sim, uma cidade sufocante”. É assim que a Juliana começa a contar como foi sua expedição.

De um frio de dois graus negativos do lado de fora aos infernais 45 graus dentro da mina, ela encarou um tour nada amistoso até o interior do Cerro Rico, de onde mineiros extraem estanho, chumbo e zinco 24 horas por dia, sete dias por semana. O relato completo a Juliana dá em seu blog, o Minha Coleção de Pessoas.

Minas de Potosí - Bolívia (Foto: Juliana Bacci)

+ Confira mais dicas da Bolívia

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Leave your comment

  1. vida de mineiro deve ser muito triste

  2. julianabacci disse:

    Oi, Dani!! Muito Obrigada 🙂 A visita, muito mais do que um passeio, é uma experiência de vida. Um grande beijo

  3. Daniela disse:

    Fiz um comentário no blog da Ju, mas tive que comentar aqui também: parabéns pela forma com que relatou tudo o que viu e viveu.
    Fiquei tocada com suas palavras…

  4. liviomathias disse:

    Essa mina é sufocante mesmo!

  5. julianabacci disse:

    Obaa!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *