Música, artesanato e comidinhas nos mercados centrais de Aracaju

Confesso que sou viciado em mercados, seja no Brasil ou fora do país. Acho que eles reúnem num único lugar a identidade e a cultura do povo local. Em Aracaju, para minha felicidade, são três os mercados centrais, um ao lado do outro, num mesmo complexo à beira-mar.

Mercado de Aracaju (Foto: Pedro Leite/Ascom)

O mercados Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco são excelentes para conhecer a cultura sergipana. Um é dedicado ao artesanato, outro a produtos típicos (como queijos e farinhas) e o último vende frutas e hortaliças.

Os corredores do prédio histórico são dedicados ao artesanato. Além dos produtos serem lindos e alguns curiosos, os preços são bem mais baixos que na badalada Orla de Atalaia. Então aproveite a visita para comprar as lembrancinhas.

Mercado de Aracaju (Foto: Ascom)

Entre uma loja e outra, é fácil encontrar um grupo cantando um sambinha ou um sanfoneiro de mesa em mesa dos barzinhos.

Mercado de Aracaju (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mercado de Aracaju (Foto: André Moreira/Ascom)

Mercado de Aracaju (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mercado de Aracaju (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O segundo mercado é o mais bonito na minha opinião. As lojinhas são mais organizadas e o espaço a céu aberto é um convite para curtir uma cerveja gelada, uma boa castanha de caju e as apresentações de música ao vivo com artistas locais.

Mercado de Aracaju (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já o grande mercado hortifruti não tem nada de turístico, mas é uma boa opção para quem quer comprar produtos típicos, como castanhas, pimentas e frutas.

Mercado de Aracaju (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mercado de Aracaju (Foto: Esse Mundo É Nosso)Mercado de Aracaju (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

A ida ao segundo andar, onde fica uma espécie de camelódromo, só vale mesmo para ter uma vista de cima do mercado. No mais, é uma feirinha do Paraguai.

Mercado de Aracaju (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sem dúvida é um grande passeio visitar os mercados centrais de Aracaju. Procure ir na hora do almoço. Além das barracas e bares, o mercado de artesanato tem um restaurante no terraço.

Mercado de Aracaju (Foto: Esse Mundo É Nosso)

MERCADOS DE ARACAJU

Av. Rio Branco, s/n° – Centro.

Segunda a sábado – 6h às 18h

Domingos – 6h às 12h

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *