Trancoso é um dos lugares concorridos do Nordeste. E não é sem motivos. A cidade na Bahia tem praias lindas, ótimos restaurantes e o Quadrado mais famoso do Brasil. Para ajudar a organizar a sua viagem, preparamos uma lista com o que fazer em Trancoso. Confira:

O QUE FAZER EM TRANCOSO

Foi nos anos 70 que Trancoso acabou sendo descoberta por hippies e aos poucos deixou de ser uma vila como outra qualquer para virar um dos lugares mais cobiçados não apenas da Bahia como do Brasil. Com o tempo, a cidade, que pertence a Porto Seguro, ganhou estrutura com excelentes hotéis (aproveite para encontrar o seu com 50% de desconto), ótimos restaurantes e muitas atrações. Dito tudo isso, vamos à lista!

Quadrado de Trancoso

O que fazer em Trancoso além de curtir as praias? Explorar o Quadrado, é claro. Aqui que estão as principais atrações da vila, como a Igrejinha e as casas coloridas.

É durante a noite que o Quadrado vibra, mas vale passar por lá de dia também para conseguir ver as casinhas e visitar a igreja. Ficar hospedado próximo a região do Quadrado é uma boa pra quem gosta de andar a pé à noite.

O que fazer em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós ficamos hospedados no Mata N’Ativa, que é uma excelente opção (encontre diárias com descontos de até 50%). O hotel boutique fica perto da Praia dos Nativos, mas está localizado a uma pequena caminhada do Quadrado.

Ele é ótimo, tem boa estrutura, linda decoração, funcionários atenciosos e o café da manhã é muito bom. Neste outro post, contamos nossa experiência neste hotel e damos dicas de outros.

Para ficar mais fácil, vamos destrinchar o Quadrado em alguns tópicos aqui no post.

Igreja de São João Batista

A igrejinha é, sem dúvidas, um dos pontos turísticos mais famosos de Trancoso. Com o mar de fundo, ela, que foi construída em 1656, fica ainda mais bonita. Muita gente sonha em se casar ali, mas é preciso ter planejamento para reservá-la com bastante antecedência.

O que fazer em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)


Casas Coloridas

Na listinha com o que fazer em Trancoso não pode faltar “tirar fotos das casinhas coloridas”. É verdade! Durante o dia, as casinhas ficam ainda mais charmosas e rendem excelentes fotos, mas é à noite que elas ganham vida.

Algumas são restaurantes e outras são lojas de marcas famosas ou locais. Vale a pena passear e conhecê-las.

O que fazer em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Mirante

Trancoso tem praias lindas e vê-las do alto é ainda mais legal. Lá no Quadrado, depois da igreja, tem um mirante com uma vista privilegiada de algumas das principais praias de Trancoso: Nativos e Coqueiros. Rende excelentes fotos.

+ Encontre hotéis na cidade com descontos de até 50%

O que fazer em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Restaurantes em Trancoso

O que fazer em Trancoso além de curtir as praias e passear pelo Quadrado? Comer! Sim!! Por lá há muito restaurante bom para ser “experimentado”. Tudo bem que a maioria é bem cara, mas dá para encontrar opções mais em conta como hambúrgueres, pizzas e tapiocas.

O que fazer em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entre os restaurantes mais famosos estão Silvana & Cia, Vitória, Sagrado, Caribé, Rabanete (que é por quilo), El Gordo, Café Cultura e Canto do Quadrado.

+ Selecionamos os melhores hotéis de Trancoso; veja a lista

Compras

Quem gosta de fazer compras também terá boas opções em Trancoso. Marcas famosos como Carmin, Osklen, Lenny Niemeyer e Martha Medeiros têm lojas na cidade. Além disso, é possível encontrar lojas de decoração, acessórios e artesanato.

O que fazer em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Praias de Trancoso

As praias de Trancoso são um show à parte. Por isso, preparamos um post completo com todas as informações sobre ela. Aqui, vamos dar uma resumida pra você entender um pouco de cada uma.

Praia dos Coqueiros

Está do lado do Quadrado, é só descer uma rua e já chega. Tem boa estrutura com a presença do Café de la Musique e do UXUA Beach Bar. Pra quem quiser gastar menos, tem também a Barraca do Jonas e a Silvana & Cia.

+ Encontre seu hotel em Trancoso com descontos de até 50%

O que fazer em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Praia dos Nativos

A Praia dos Nativos está do lado esquerdo da Praia dos Coqueiros (olhando para o mar). Na maré baixa, dá pra atravessar o Rio Trancoso para chegar até lá. Tem estrutura (menos do que na Praia dos Coqueiros) com barracas de hotéis que costumam exigir consumação mínima.

O que fazer em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O hotel que nós nos hospedamos, o Mata N’Ativa, fica a poucos metros da praia. Aproveite para ver o valor das diárias com desconto.

Praia do Espelho

A Praia do Espelho é a mais famosa da região e já ganhou destaque em publicações internacionais como The Telegraph e The Guardian. Mar azul e falésias avermelhadas ganham companhia dos restaurantes dos hotéis, que são as únicas opções da praia. Todos com consumação mínima.

O que fazer em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Diferentes das outras praias, a do Espelho fica bem distante do Quadrado de Trancoso: cerca de 24 km. Em outro post, explicamos passo a passo para chegar lá.

Praia do Rio da Barra

A Praia do Rio da Barra é a mais tranquila de todas. Fica a 3km da Praia dos Nativos (à esquerda).

O que fazer em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Praia do Rio Verde

À direta da Praia dos Coqueiros, está a Praia do Rio Verde. Sem tanta gente e com menos estrutura, a praia possui restaurantes e barracas que pertencem a hotéis.

Para saber mais de todas as praias que citamos, não deixe de ler nosso post completo sobre o assunto.

Onde ficar em Trancoso

Na hora de escolher seu hotel em Trancoso, lembre-se das duas opções: ficar perto da praia ou do Quadrado.

Como já falamos, nós nos hospedamos no Mata N’Ativa porque preferimos ficar a poucos passos da Praia dos Nativos, mas também a uma caminhada tranquila até o Quadrado (veja o valor das diárias com desconto).

O que fazer em Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pra quem gosta de sair a pé à noite para comer, beber e passear, o Quadrado é o ideal. Pra quem prefere ficar no hotel pra relaxar, é melhor escolher algum que seja pé na areia. Para ajudar a decidir em qual hotel ficar em Trancoso, preparamos um post bem completo.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

Saiba mais
Veja todos os nossos posts de lá
Conheça as melhores praias da região
Como chegar de avião, ônibus, carro e balsa
Restaurante: Dicas de onde comer

Ficou com alguma dúvida na nossa listinha com o que fazer em Trancoso? Deixe nos comentários!

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Uma resposta
  1. Hi Angel!
    Trancoso é um vilarejo situado no sul da Bahia, teremos que descer pouso em Porto seguro e pegar translado ate trancoso. Vale a pena, o bom é que nao conheco bem o lugar e terei oportunidade de conhecer um lugar que possibilita ir para os melhores pontos, como porto seguro, arraial da ajuda, praia do espelho, caraiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.