Praia do Espelho em Trancoso: Como ir, o que fazer e onde ficar

A Praia do Espelho em Trancoso é um dos cartões desse distrito de Porto Seguro, na Bahia. O nome desse oásis perto da badalação da vila vizinha é Curuípe, mas por conta do reflexo de suas águas na maré baixa ganhou o apelido que pegou: “Espelho”.

Se por um lado ela parece escondida na estradinha de terra que liga Trancoso ao povoado de Caraíva, a Praia do Espelho tem fama internacional em matérias publicadas no The Telegraph, Condé Nast, The Guardian, entre outros.

A PRAIA DO ESPELHO EM TRANCOSO, BAHIA

Praia do Espelho em Trancoso, Bahia (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Considerada uma das mais bonitas do Brasil, essa praia reúne belezas naturais, charme e rusticidade nos estabelecimentos pé na areia. Entre eles estão alguns hotéis, pousadas, restaurantes e quiosques, além de casas de temporada.

Praia do Espelho em Trancoso, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Espelho em Trancoso, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A Praia do Espelho tem como marca suas águas claras cercadas por falésias brancas e avermelhadas. É realmente um cenário surpreendente.

Praia do Espelho em Trancoso, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Para entender a apelido de “espelho” é preciso visitá-la durante a maré baixa, quando se formam piscinas naturais e é possível ver o reflexo do céu e das falésias na água. Nós bem que tentamos, mas como a baixa da maré foi de madrugada no dia em que visitamos, acabou não dando pra ver muito ao vivo. E olha que chegamos às 7h da manhã.

Mas o horário da maré varia ao longo do ano. Então para se certificar, vale consultar a tábua das marés para saber exatamente como será no dia em que você pretende visitá-la. Basta acessar o site da Marinha e escolher o Porto de Ilhéus, que é a medição mais próxima.

Se por uma lado esse lugar parece o paraíso, durante a alta temporada muitas excursões lotam a praia. E os preços por aqui não são dos mais baratos. Os bares e restaurante de praia normalmente pertencem a hotéis e pousadas que cobram consumação mínima. A média é de R$100 por pessoa. Para os padrões daqui, não é muito, já que um único prato pode custar isso.

Praia do Espelho em Trancoso, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Espelho em Trancoso, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um desses locais que visitamos que tem boa cozinha e uma estrutura muito boa é o Recanto do Espelho, que pertence à pousada de mesmo nome. Se quiser fugir dessa lotação na alta estação e sentir-se o dono da praia, vale se hospedar ao menos um dia por aqui e viver de perto toda essa tranquilidade (veja abaixo dicas de onde ficar).

Praia do Espelho em Trancoso, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Recanto do Espelho

Numa rápida caminhada você chega à Praia dos Amores (Setiquara), bem mais deserta e também com águas calminhas. Na maré baixo é possível ainda seguir mais em frente, até perto da Praia do Outeiro, quase sempre só frequentada pelos hóspedes e moradores de um condomínio de luxo. Até pouco tempo, havia um mirante nesse condomínio, mas quando formos eles tinham fechado à visitação.

Praia do Espelho em Trancoso, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia dos Amores (Setiquara)

 

COMO IR PRA PRAIA DO ESPELHO

O jeito mais fácil sem dúvida é de carro particular a partir de Trancoso. São cerca de 24km. Se estiver em Porto Seguro, tem a opção de usar a balsa até Arraial D’Ajuda e seguir pela estrada velha (de terra) até Trancoso ou então pegar a BA-001 até o trevo para Caraíva/Praia do Espelho (são cerca de 42km). Chegando lá, há estacionamento pago na praia.

Dá também pra negociar um táxi em Arraial ou Trancoso. Outra possibilidade, dependendo do número de pessoas, é combinar o preço com uma das vans legalizadas na própria balsa de Arraial D’Ajuda. Diversas agências também oferecem passeios até a Praia do Espelho, seja em um tour de dia todo, apenas o traslado ou até mesmo de barco.

Se quiser realmente economizar o trajeto é um pouco mais difícil. Você pode pegar o ônibus que sai de Porto Seguro, passa por Trancoso e segue pra Caraíva. Desça na entrada do Condomínio e Pousada Outeiro das Brisas, a 3,4 km da Praia do Espelho. Se na ida já é uma bela caminhada, vale lembrar que pra voltar há subidas.

 

ONDE FICAR: DICAS DE HOSPEDAGEM

Um dos melhores custos-benefícios de onde ficar na Praia do Espelho é a Pousada Recanto do Espelho, que é rústica, mas ao mesmo tempo charmosa, além de ser pé na areia. A Bahia Blue House não fica à beira-mar, mas também tem bons preços. De volta à praia, é ali onde fica uma das mais luxuosas, a Pousada Bendito Seja.

A Pousada do Outeiro fica no condomínio de luxo de mesmo nome e tem uma vista incrível do alto das falésias, além de um clube de praia privativo.

Praia do Espelho em Trancoso, Bahia: Pousada do Outeiro (Foto: Divulgação)

Pousada do Outeiro/Divulgação

Também na lista das opções mais bem avaliadas estão as vizinhas Brisas do Espelho, Enseada do Espelho Calá & Divino.

+ Melhores hotéis em Trancoso com desconto
+ Como visitar uma aldeia indígena em Porto Seguro
+ Mais dicas pra curtir o melhor da região

* O jornalista viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro e do Convention & Visitors Bureau, mas todos os relatos aqui são isentos e pessoais. Voou Azul e ficou hospedado no Hotel Vitória Régia.

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

2 Comments

  1. Camila Passos disse:

    Olá! Vou para Porto Seguro dia 06/09, gostaria de saber mais informações como chegar na Praia do Espelho de ônibus. Saberia me dizer quanto tempo dura o trajeto de Porto Seguro até chegar no Condomínio? E, quanto tempo de caminhada do Condomínio até a praia, o trajeto é tranquilo?

    • Oi Camila, tudo bem?
      Então, a viagem até o condomínio dura mais ou menos umas 3h. Se você estiver com mala, sugiro que vá até Trancoso e lá pegue um táxi, pois a caminhada é longa desse condomínio até a praia e por estrada de terra.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *