A culinária é tão sofisticada em Tiradentes, Minas Gerais, que de uma hora para outra você percebe que ficou difícil encontrar comida mineira no centrinho da cidade histórica.

São tantas opções de bistrôs, restaurantes italianos, petiscos e cafés que você acaba se perdendo na hora de achar um típico restaurante da região.

Tiradentes (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Seguindo a dica de uma moradora da cidade e em busca de um frango com Ora-Pro-Nóbis – receita regional que nunca vi em outro lugar -, chegamos à pequena entrada do Restaurante Dona Xepa, bem perto do Largo das Forras, principal praça de Tiradentes.

Onde Comer em Tiradentes - Restaurante Dona Xepa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O ambiente é pequeno e simples, mas decorado com bom gosto e funcionários sorridentes, bem ao estilo mineiro. As mesas cheias de turistas explicam o porquê de o lugar ser tão indicado.

Onde Comer em Tiradentes - Restaurante Dona Xepa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Onde Comer em Tiradentes - Restaurante Dona Xepa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pedimos o famoso frango com Ora-Pro-Nóbis para duas pessoas (cerca de R$50), que veio acompanhado de arroz e angu. A comida em panela de pedra estava deliciosa e o atendimento foi rápido.

Onde Comer em Tiradentes - Restaurante Dona Xepa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Eu havia procurado o mesmo prato em outros lugares e os preços eram mais altos em praticamente todos eles. No cardápio do Dona Xepa estão os principais pratos da culinária mineira, como frango com quiabo, frango ao molho pardo, lombo e costelinha de porco, feijão tropeiro, entre outras delícias.

Valeu muito a indicação e se você for a Tiradentes vai entender o motivo dessa dica ter sido valiosa. A culinária local ganhou proporções internacionais, ainda mais com o festival de gastronomia que acontece todos os anos. Com tamanha variedade, a busca por uma legítima comida mineira pode ser um pouco trabalhosa. Bom apetite!

Onde Comer em Tiradentes - Restaurante Dona Xepa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

ONDE COMER EM TIRADENTES – RESTAURANTE DONA XEPA

Rua Ministro Gabriel Passos, 26A – Centro
Tiradentes/MG
(32) 3355 1767

+ Confira nossas dicas de passeios e o que fazer em Tiradentes

 

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

0 resposta

  1. É uma pena que uma das principais cidades turísticas de Minas Gerais não valorize a gastronomia do estado. Já estive lá quatro vezes e sempre encontrei dificuldades na hora de comer algo típico da região. Nada contra os cardápios internacionais, tendo em vista que clientela parece não faltar, tanto é que os restaurantes estão sempre cheios. Enfim, quem for a essa cidade vai ter que garimpar muito até achar algum lugar para saborear a verdadeira comida mineira!

  2. Valeu, Rafa, aprovo e assino embaixo. Fico orgulhosa ao ver com que perfeição e facilidade descreveu o nosso passeio. Foi tão real que voltei ao tempo e me senti revivendo novamente a experiência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.