Onde comer massa em Roma: Da Enzo e o melhor carbonara da vida

Não tem como estar na capital italiana e não querer saber onde comer massa em Roma, certo? Nós mal começamos a planejar nossa viagem de um mês pela Itália e a lista de pratos já estava maior que a de atrações.

Talvez você não saiba, mas cada região do país tem suas massas típicas. Isso a gente estranhou bastante. Por exemplo, não é tão fácil encontrar um fettuccine ou nhoque em qualquer lugar, já que os menus costumam ser bem enxutos. Por outro lado, é uma ótima oportunidade pra conhecer massas que nunca ouvimos falar, como o orecchiette da região de Puglia e o casarecce da Sicília (eu amei os dois). O mesmo vale pros molhos: o pesto é famoso na Liguria e o carbonara, em Roma!

E foi nessa busca de onde comer massa em Roma que recebemos muitas indicações da Trattoria Da Enzo al 29, no bairro de Trastevere, que foi onde nos hospedamos e valeu a pena não só pelo preço mais baixo, mas pelo charme da região (veja opções aqui).

ONDE COMER MASSA EM ROMA: O CARBONARA

Existem diversas lendas em torno do carbonara, uma delas é que tenha surgido em Roma. Outra diz que um cozinheiro da cidade de Carbonia, na ilha da Sardenha, tenha trazido a receita pra capital e feito muito sucesso. Mas o que importa é que foi aqui que eu comi o melhor até hoje! E olha que não sou muito fã de massa, fui até o restaurante depois de muita insistência do Adolf, que faz o blog comigo.

Onde comer massa em Roma: Carbonara no Da Enzo al 29 (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Acontece que o Da Enzo al 29 é muito procurado justamente por conta do carbonara, aqui servido com a massa rigatoni. Por ser um restaurante pequeno, as filas são muito comuns. Tanto que fomos uma noite e, por conta da fila, o gerente logo nos disse pra desistir, que não conseguiríamos mais entrar naquele dia. Frustrados, voltamos pro almoço no dia seguinte bem cedo, quando o restaurante abriu e logo conseguimos uma das primeiras mesas (é comum também ter de dividir com outras pessoas). Eles aceitam reservas para o jantar, mas somente às 19h30 em ponto, como falaremos no final do post.

+ Veja hotéis em Roma com até 50% de desconto

Onde comer massa em Roma: Carbonara no Da Enzo al 29 (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O ambiente é simples, bem italiano. O atendimento também não é diferente, meio rude pros padrões brasileiros. E tem até daquelas coisas que pra gente soam absurdas como cobrar pelo azeite se você quiser usá-lo como acompanhamento do pãozinho que vem no couvert. Mas estamos na Itália e é assim que funciona!

Onde comer massa em Roma: Carbonara no Da Enzo al 29 (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além de fazer com maestria o carbonara (quero voltar um dia pra provar outras massas), o bacana da cozinha do Da Enzo é que eles procuram sempre usar produtos orgânicos, dão até os nomes das regiões de onde vem cada item. Por exemplo, o carbonara traz o rigatoni selecionada pelo chef, bochecha de porco defumada da região de Amatrice, queijo pecorino da região agrícola de Roma e ovos orgânicos de San Bartolomeo.

Mas vamos ao que interessa… como eu disse que a variedade de massa e molhos costuma ser bem restrita em cada região da Itália, no dia da nossa visita haviam apenas cinco opções no cardápio: quatro eram rigatoni (inclusive o carbonara) e outro de tonnarelli artesanal, que é muito semelhante ao espaguete.

Mas nem olhamos muito o cardápio, fomos direto ao carbonara (11€*). E valeu a pena! Foi o melhor que já comemos na vida, com molho bem cremoso, a bochecha de porco muito saborosa e o queijo pecorino por cima deu todo o toque. Realmente valeu a indicação!

Onde comer massa em Roma: Carbonara no Da Enzo al 29 (Foto: Esse Mundo É Nosso)

E por que se chama Trattoria Da Enzo? É uma homenagem dos atuais proprietários ao dono anterior, que se chamava Enzo e que faleceu no final dos anos de 1980. É uma forma de manter a memória do senhor que era famoso por ser brincalhão com os clientes.

Abaixo você pode ver o menu do dia em que visitamos o restaurante, em maio de 2018. No site há o menu atualizado, mas sem preços.

Onde comer massa em Roma: Carbonara no Da Enzo al 29 (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Onde comer massa em Roma: Carbonara no Da Enzo al 29 (Foto: Esse Mundo É Nosso)

TRATTORIA DA ENZO AL 29
Endereço: Via dei Vascellari, 29
Horário: Seg a sáb, das 12h30 às 15h e das 19h às 23h
Reservas: (+39) 06 58 12 260 apenas para o jantar (às 19h30)
Mais informaçoes: Site do restaurante

+ Encontre hotéis em Roma com até 50% de desconto
+ Quanto custa viajar pra lá? Veja os preços
+ Todas as dicas pra sua viagem à capital italiana
+ Tudo pra planejar sua ida à Itália

Tem mais alguma dica de onde comer massa em Roma? Deixe nos comentários!

* preços checados em maio de 2018

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *