Manaus é uma cidade de muitos contrastes. A belíssima região do Teatro Amazonas é um oásis em meio ao tumultuado centro, assim como o sofisticado bairro de Ponta Negra destoa dos demais e é uma ótima pedida pra quem visita a capital amazonense.

De um balneário isolado a cerca 13Km da região central, desde 2011, após a inauguração da primeira fase do projeto de revitalização, a Ponta Negra virou uma das mais importantes atrações de Manaus. Além de lugar turístico, o bairro é um dos mais refinados da cidade, com diversos condomínios de luxo.

Praia da Ponta Negra, Manaus (Foto: Esse Mundo É Nosso)

PRAIA DA PONTA NEGRA

A urbanização e o aterramento da Praia da Ponta Negra deu outros ares à região. A orla ganhou diversos equipamentos, como um calçadão, jardins, mirante, anfiteatro e diversas vagas de estacionamento. É um lugar muito bem cuidado. Há inclusive uma filial da famosa Sorveteria Glacial, com sabores típicos da Amazônia.

Praia da Ponta Negra, Manaus (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia da Ponta Negra, Manaus (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sorveteria Glacial - Praia da Ponta Negra, Manaus (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A praia, antes restrita ao período de seca do Rio Negro, agora pode ser frequentada o ano todo, com algumas cautelas. Após uma série de afogamentos (foram 12 mortos em menos de seis meses), o acesso dos banhistas foi proibido em 2012. Some a isso o fato da praia ser rota de jacarés de até 3 metros.

Mas a praia da Ponta Negra foi reaberta ao público, com banho permitido apenas até às 17h e os banhistas são supervisionados de perto pelo Corpo de Bombeiro, que usam até jet skis para evitar afogamentos ou ataques de jacarés. Alimentos, garrafas ou objetos de vidro e cortantes também são proibidos.

Praia da Ponta Negra, Manaus (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não entramos na água, mas o lugar é lindo. Na areia da praia ficam diversas barracas que vendem bebidas e oferecem mesas e cadeiras.

Praia da Ponta Negra, Manaus (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O ponto alto da visita a Ponta Negra é o pôr-do-sol, que desce dourado sobre o Rio Negro. De qualquer ponto é fácil curtir o visual, mas se quiser uma vista privilegiada, procure o mirante, no calçadão. Há iluminação quando a noite cai, além de banheiros e duchas.

Pôr-do-sol na Praia da Ponta Negra, Manaus (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pôr-do-sol na Praia da Ponta Negra, Manaus (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pôr-do-sol na Praia da Ponta Negra, Manaus (Foto: Esse Mundo É Nosso)

COMO CHEGAR

Ônibus: A linha 122 liga o Centro a Ponta Negra. Vale lembrar que o sistema de transporte urbano de Manaus não é muito bom e você poderá pegar veículos lotados e sofrer com a demora. Esperamos por muito tempo algum ônibus passar para voltar de Ponta Negra para nosso hotel na região central e acabamos desistindo.

Táxi: A corrida entre o Teatro Amazonas e a Praia da Ponta Negra custa entre R$30 e R$40, dependendo do horário e trânsito.

+ Confira todas as dicas de Manaus

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
13 respostas
  1. A Globo nos “agraciou” com tais belezas naturais: da Ponta Negra Manauara (já conheço a de Natal/RN). Embora a novela a Força do Querer trate as paisagens que aparecem na novela como sendo paraense, a imprensa divulgou a localização desse admirável recanto. Importante sabermos que é o nosso Brasil sendo divulgado. Espero um dia conhecer esse litoral.

  2. sou o Carlito e estive em MANAUS A TURISMO E AGORA ESTOU MORENDO DE SAUDADE .GOSTEI DO POVO GOSTEI DAS COMIDAS DOS PASSEIOS E AGORA EU QUERO IR PELO MENOS UMA VEZ AO ANO.PARABENS AO POVO AMAZONENSES!

  3. Sou de são Bernardo estou eu e minha esposa em Manaus a passeio sem comentários povo maravilhoso hospitaleiro comida a melhor do Brasil taxistas honestos indicaram pessoas e lugares lindos e restaurantes excelentes sem custo alto e de iguarias nunca apreciadas em todos estados q passei. QUERO DEIXAR AQUI UM COMENTARIO AO ESTADO QUE DIVULGUEM MELHOR ESTE LUGAR PORQUE NO SUDESTE PROCUREI ATE CVC TURISMO E NÃO TINHAM NADA PARA AMAZONIA INCLUSIVE IGNORAVAM COMO CLIENTE QDO FALAVA DE AMAZÔNIA.

  4. Realmente…Manaus é tudo de bom…muuitos lugares a serem visitados…fui a Pousada Anaconda e fiquei tres dias..o guia Fabio é demais…gentil , competente, delicado..maravilhoso..nos levou a uma aldeia mais linda do que a que fui no" passeio de 1 dia "" me emocionei..Manaus tem passeios para muitos dias sem repetir…the best,,

  5. A cidade de Manaus é espetacular, sou carioca e digo que Manaus não deve em nada para as demais cidades turísticas do Brasil, tive a imensa satisfação de morar nessa cidade por mais de dois anos e confesso que quero retornar se possível para fixar residência, o único fato que me deixou um pouco preocupado é a não valorização da cidade por boa parte da população manauara, não sabem o potencial e nem a importância que esta cidade possui no cenário nacional, é uma terra abençoada. Parabéns Povo Amazonense.

  6. Moro em Manaus e realmente a praia é linda, já fui em alguns balneários como Remanso do Boto mas nenhum se compara a beleza da praia…
    Agora nós já contamos com o mais conforto dos ônibus Sanfonados que tem um espaço maior e alguns contam com o ar-condicionado para nos levar a praia da Ponta Negra da linha 678, e outros pontos turísticos da cidade!
    Linda Matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.