Praia da Sepultura, uma das mais bonitas de Bombinhas

Se tem uma praia que a gente se apaixonou em Bombinhas, litoral de Santa Catarina, foi a Praia da Sepultura. Embora a cidade tenha inúmeros cantinhos lindos pra conhecer, foi ela que mais nos conquistou.

Águas cristalinas e calminhas, praticamente sem ondas. Apesar de pequena, essa é daquelas atrações que valem entrar no roteiro. Mas com algumas ressalvas, como falarei nesse post pra você se programar para conhecê-la.

Então vamos ao que interessa!

Praia da Sepultura em Bombinhas, SC

A gente já publicou um guia completo de melhores praias e o que fazer em Bombinhas. Mas a Praia da Sepultura, por conta de sua beleza, merece um post dedicado a ela.

Águas cristalinas da Praia da Sepultura em Bombinhas com barracas ao fundo
Foto: Esse Mundo É Nosso

Essa pequena praia, bem no cantinho de uma península, costuma ter águas transparentes e tranquilas. Ou seja, é um ponto ideal também para crianças. O mar é tão cristalino, que dá pra ver peixes e outros animais em um mergulho ou até mesmo de fora.

Apesar de mais isolada, fica a uma curta distância da Praia de Bombinhas. Dá até mesmo pra ir caminhando, como falarei mais adiante. Há uma boa estrutura, com dois restaurantes.

Mas é preciso seguir uma dica importante: se na baixa temporada ela fica praticamente deserta, a curtíssima faixa de areia pode ficar insuportável na alta temporada de verão, principalmente de dezembro a fevereiro.

O nome Praia da Sepultura surgiu de uma lenda que fiz que, no século XIX, o corpo de um escravo foi enterrado ali. Ele teria sido morto durante uma briga. Se é verdade ou não, não se sabe. Mas o nome pegou!

O que fazer na Praia da Sepultura em Bombinhas

A praia é muito pequena. Em poucos passos você percorre toda sua extensão. Então esse é um lugar pra curtir sem pressa o mar calminho com suas águas cristalinas. Tente vir na maré baixa, quando ela fica ainda mais bonita e a faixa de areia é mais espaçosa.

Pessoas nadam nas águas cristalinas de Bombinhas
Foto: Esse Mundo É Nosso

Digo isso porque, como falei anteriormente, esse paraíso pode virar um inferno com muita gente. Então tente vir em dias de semana e fora da alta temporada de verão. É pouco espaço pra muita gente!

Por aqui você irá encontrar dois bares/restaurantes com boa estrutura, o Sabor do Mar e o vizinho Ohana Beach Bar, que tem um bom deck. Eles servem perfeitamente como base pra aproveitar o dia na Praia da Sepultura, com petiscos e bebidas. Na maré baixa, é possível até pegar mesas na areia.

Mãe e filha tiram foto na Praia da Sepultura em Bombinhas
Foto: Esse Mundo É Nosso

Se você for trazer suas próprias cadeiras e guarda-sol, é importante dizer que essa é uma das praias de Bombinhas onde tendas são proibidas. Caixinhas de som também não são permitidas em toda a cidade. Mas vimos alguns banhistas com seus isopores sem problemas.

Mergulho

Além de nadar nas águas cristalinas, que cá entre nós ficam bem geladas fora do verão, outra atividade muito praticada por aqui é o mergulho. Seja livre, com snorkel ou até mesmo com cilindro, é possível avistar peixes.

A Kappa Mergulhos fica na própria Praia da Sepultura e oferece diversos equipamentos e até cursos rápidos para mergulhadores.

Um ponto interessante para quem gosta de mergulhar, até mesmo sem equipamento, é uma obra de arte que fica no fundo do mar. Ela pertence ao artista plástico Pita Camargo e se chama Bio Vida III.

A instalação faz parte de um projeto da Galeria Subaquática que pretende espalhar diversas outras obras pelas praias da cidade.

No mais, a dica é aproveitar esse paraíso de águas calminhas que mais parecem piscinas naturais sem compromisso. Tente vir em dias de sol porque a cor da água vale a pena!

Evite a alta temporada

Como falei algumas vezes, a Praia da Sepultara em Bombinhas é muito pequena. Então a dica é evitar a alta temporada de verão e também os finais de semana e feriados. Se ela fica praticamente deserta na baixa estação, pode ficar insuportável quando tem muita gente.

Vista aérea da praia com duas garotas na água em Bombinhas
Praia da Sepultura em dia de semana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Então tente se programar direitinho para aproveitá-la. Mesmo na baixa temporada, em maio, encontramos cenários bem diferentes nas vezes em que viemos.

Nos finais de semana havia muito mais banhistas e a curtinha faixa de areia estava ocupada. Já em dias de semana, a praia era praticamente nossa, sem barulho, com águas tranquilas. Valeu a pena!

Como chegar à Praia da Sepultura

O acesso se dá por meio de uma curta trilha que sai do estacionamento da Praia da Sepultura. Dali só é possível chegar a pé, mas a caminhada leva cerca de cinco minutinhos.

Apesar de ter cara de praia mais escondida, ela está a apenas 850 metros da Praia de Bombinhas, a que leva o nome da cidade. Nós fomos a pé mesmo.

Saindo de Bombinhas, o mais legal é ir beirando o mar para passar pelas praias do Trapiche, Embrulho e Lagoinha. O finalzinho do trajeto é melhor fazer pela rua até chegar ao estacionamento. Há algumas subidas, mas a caminhada é tranquila.

Quem preferir vir de carro, deve seguir pela Rua Garoupa até o estacionamento, que cobra entre R$ 20 e R$ 30 a diária (preços de maio de 2022), dependendo da época do ano.

Placa do estacionamento de acesso à Praia da Sepultura em Bombinhas
Acesso ao estacionamento (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dá também para negociar com os funcionários para sair e retornar mais tarde sem ter que pagar novamente. Nós fizemos isso para almoçar no centro e deu certo!

Hotéis e pousadas na Praia da Sepultura

Como não tem estrutura à noite, essa não é uma das melhores praias pra se hospedar. Mas se você quiser acordar de frente pra esse mar cristalino e chamar a Praia da Sepultura só de sua há um prédio que aluga apartamentos bem de frente pra ela.

Nós visitamos um deles. São simples, mas a vista é incrível. Dá pra reservar e checar os preços das diárias no site do Booking mesmo.

Mas se você prefere estrutura de hotel pertinho dali, o melhor é optar pela Pousada Caminho do Mar ou pela Pousada Praia da Lagoinha, que ficam bem perto.

De toda forma, em breve vamos publicar um guia completo de onde ficar em Bombinhas, com dicas de hotéis e pousadas, além das melhores regiões pra se hospedar.

Regras nas praias de Bombinhas

Para não ter problemas e aproveitar com tranquilidade as praias, vale dizer que Bombinhas tem algumas regras quanto à utilização desses espaços.

Algumas coisas proibidas são: acampar, fazer fogueiras, levar animais domésticos e usar caixinhas de som. O uso de tendas e gazebos também não é permitido na Praia da Sepultura e em Bombinhas, Bombas e Lagoinha.

Tem mais alguma dúvida sobre a Praia da Sepultura? Já conhece esse paraíso e tem mais dicas? Então deixe seu comentário!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens