Praia de Tabatinga, PB: Como chegar, o que fazer e pousadas

A Praia de Tabatinga fica a 30 km de João Pessoa, no município do Conde, na Paraíba. Apesar de vizinha à famosa Praia de Coqueirinho, ela ainda é uma que podemos chamar de paraíso num litoral tão explorado pelo turismo.

Por um lado ela é cercada por falésias e por outro há o encontro de água doce do rio com o mar, o que forma uma deliciosa lagoa de águas quentinhas.

Guarda-sóis na areia da Praia de Tabatinga em Conde, Paraíba
Vista de Tabatinga II (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Apesar do clima mais pacato, tem uma certa estrutura pra quem quer passar o dia nesse cenário paradisíaco.

A Praia de Tabatinga perto de João Pessoa

Embora existam outras praias com mesmo nome no Brasil, esse post é todo dedicado à Praia de Tabatinga da Paraíba, que fica no Conde. O município tem algumas das praias mais famosas do estado, como Coqueirinho, Tambaba e Carapibus.

Por conta disso, muitos dos passeios que saem de João Pessoa passam por elas ao longo do dia. Mas a boa notícia é que a maioria acaba pulando a Praia de Tabatinga. Ou seja, ela não fica tão lotada ou degradada como as demais.

Aqui damos todas as dicas sobre o que fazer, onde comer e a estrutura na praia, como chegar e onde se hospedar se você quiser curtir esse paraíso como se fosse um(a) morador(a).

O que fazer na Praia de Tabatinga, PB

Como falei anteriormente, a Praia de Tabatinga é daquelas pra curtir o sossego, principalmente se você vier num dia de semana e fora das férias de verão. Cercada por falésias e coqueiros, ela tem pouca estrutura, mas o suficiente pra aproveitar a praia com conforto.

Guarda-sóis da barraca Praia Soul na Praia de Tabatinga, em Conde
Área de praia do beach club Praia Soul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

As águas normalmente são quentinhas, mas é no canto direito, perto das falésias e da divisa com Coqueirinho, que você irá encontrar o mar mais calmo e com poucas ondas.

Já no canto esquerdo, é onde fica o encontro do rio com o mar, que forma praticamente uma lagoa de águas escuras.

Curiosamente, esse encontro da água doce com a salgada por aqui é chamado de “maceió”. Em poucas palavras, é onde o rio desemboca no mar. E esse local serve de marco para dividir Tabatinga I da Tabatinga II, como falarei mais adiante.

Lagoa na Praia de Tabatinga, na Paraíba
“Maceió” divide Tabatinga I e II (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se é sua primeira vez por aqui, eu iria direto pra “número II” e colocaria no GPS o restaurante Praia Soul como referência. Há estacionamento pago bem pertinho dali e de frente pra praia.

Mas afinal, o que fazer na Praia de Tabatinga além de curtir a praia por si só? Algumas das principais dicas podem ser as seguintes:

1. Visite as falésias

A parte mais bonita das falésias fica no canto direito da praia. Se você conhece, à primeira vista até parece que você está na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.

Pessoas em frente a falésias na Praia de Tabatinga, na Paraíba
Foto: Esse Mundo É Nosso

É aqui também onde você irá encontrar a maior concentração de barracas de praia. Elas são simples e pequenas, mas cumprem bem seu papel com bebidas e petiscos, além de terem mesinhas.

Nesse trecho é ainda onde a água é mais calma, com poucas ondas.

2. Caminhe até a Praia Coqueirinho

Se tiver disposição, a partir dessas falésias no canto direito, dá pra ir caminhando durante a maré baixa até a Praia de Coqueirinho, uma das mais famosas da Paraíba.

Aliás, o legal é que ao chegar lá, você estará na parte mais deserta da praia. Ou seja, você sairá num ponto bem mais afastado das barracas onde fica a multidão de turistas que chegam de ônibus e passeios pra passar o dia.

3. Beach Club Praia Soul

Como ainda falarei mais adiante, a melhor estrutura da Praia de Tabatinga é o Praia Soul, um beach club e restaurante com ótima estrutura pra passar o dia.

Piscina de frente pro mar do Praia Soul
Praia Soul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Normalmente ele não abre todos os dias fora da temporada. Mas vale se programar pra visitar o local quando ele estiver funcionando. Na alta temporada, abre todos os dias. Já na baixa, normalmente vai só de sexta a domingo.

Vista das falésias da Praia de Tabatinga
Vista de cima da falésia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por detrás dele, subindo uma trilha fácil pelas falésias, você terá uma linda vista da praia. Vale a pena!

4. Mirante das Tartarugas

Um das melhores vistas de Tabatinga se tem do Mirantes das Tartarugas, no alto das falésias. Mas não é tão fácil chegar ao local por conta própria.

Vista do alto do Mirante das Tartarugas, em Conde, Paraíba
Mirante das Tartarugas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Normalmente os passeios de quadriciclo ou buggy que saem de Coqueirinho visitam muitos mirantes, inclusive esse. Esse é o jeito mais fácil de chegar e nós fizemos com a Red Rock Turismo.

Outra opção é contratar um guia local pra ir no seu carro, já que o acesso é por estrada de terra e há muitas bifurcações.

5. Nade no rio em Tabatinga I

O encontro do rio de águas mais escuras com o mar, que divide a praia em duas, acaba formando uma deliciosa lagoa quentinha. Aliás, muita gente gosta de passar o dia ali.

Então aproveite pra nadar nesse “maceió”. Dá pra chegar pertinho de carro mesmo se quiser já ir direto pra esse local em Tabatinga I, basta colocar como referência a Pousada Laguna no GPS.

6. Visite a escadaria

Um dos lugares mais instagramáveis da praia fica bem pertinho desse “maceió”. É a antiga escadaria de acesso à praia que fica praticamente em frente à Pousada Laguna.

Escadaria da Pousada Laguna em Conde, Paraíba
Foto: Esse Mundo É Nosso

Caso você encontre o portão fechado, o melhor é fazer ao contrário e ir pela areia da praia até encontrar a escadaria. A vista vale a pena!

Onde comer na Praia de Tabatinga

Eu até incluí como uma das atrações da Praia de Tabatinga e vale a pena mesmo. O restaurante com ares de beach club Praia Soul é a melhor opção pra passar o dia. Fica em Tabatinga II, tem estacionamento próximo e ótima estrutura, incluindo piscina e chuveiros.

Além do serviço dentro do espaço privado, o Praia Soul conta com serviço de praia e não cobra pelas mesas ou guarda-sol. Basta pagar o que for consumido.

Os preços são mais altos que as barracas simples da praia, mas vale o conforto. Mas é preciso prestar atenção a uma coisa: o estabelecimento não funciona todos os dias.

Normalmente abre todos os dias na temporada de verão e férias, além de feriados. Já na baixa estação, apenas de sexta a domingo. Então veja sempre com antecedência.

Se você procura opções mais simples, no canto direito da praia, perto das falésias, você irá encontrar diversas barraquinhas simples com mesas. Apesar disso, elas cumprem bem o papel de oferecer bebidas e petiscos.

Barracas perto das falésias na Praia de Tabatinga
Barracas perto das falésias (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No outro extremo da praia, em Tabatinga I, há também algumas dessas barracas com mesas e guarda-sol, como o Point da Sereia. Também é uma opção pra passar o dia.

Na região também fica o Quiosque Mirante Laguna, que dá acesso à famosa escadaria. Mas ele não estava aberto no dia em que viemos.

Pertinho fica um dos melhores restaurantes do Conde, o da Pousada Aruanã. Ele não é propriamente pé na areia, mas é uma boa opção próxima depois de um dia de praia.

Onde ficar: Pousadas na Praia de Tabatinga

Apesar de o número de opções de hospedagem no Conde não ser tão grande, há sim boas pousadas na Praia de Tabatinga ou próximas a ela. Mas se não quiser ficar “isolado(a)” por aqui, talvez seja melhor se hospedar em um hotel em João Pessoa.

Entre os hotéis do Conde, possivelmente o melhor é a Pousada Aruanã, que fica bem perto de Tabatinga. Além de boa estrutura, tem um dos restaurantes mais famosos da região.

Bem pé na areia, o antigo hotel hoje virou o Apart Hotel Luxor. Na realidade ele funciona como um flat. Tem boa estrutura, além de piscina praticamente à beira-mar.

Vista de cima de piscina em frente ao mar do Luxor Flat Hotel
Foto: Luxor Tabatinga Flats

Como as reservas são feitas por cada apartamento individualmente, você pode conferir os valores de mais algumas opções nesses links: apto 1, apto 2, apto 3, entre outros.

Não muito longe de Tabatinga, no alto da falésia, está a Pousada Enseada do Sol. Eu já me hospedei nela e gostei, apesar dos quartos mais simples. Destaque para a vista da praia, das piscinas e do enorme tobogã.

Aliás, a Pousada Laguna e o Sol Hotel também são boas opções mais econômicas perto da praia.

Onde fica a Praia de Tabatinga e como chegar

A Praia de Tabatinga fica a 30 km de João Pessoa. Está localizada na cidade de Conde, Paraíba, próxima do bairro de Jacumã, que também tem outras praias famosas, como Carapibus.

Ruazinha de acesso à Praia de Tabatinga II, na Paraíba
Foto: Esse Mundo É Nosso

Apesar da curta distância, o jeito mais fácil de chegar é de carro, seja próprio ou alugado, pela PB-008, uma estrada em boas condições.

Se for o caso, sugerimos que faça a cotação no site da Rentcars, que encontra os melhores preços entre as locadoras e parcela em até 12x. Nós sempre usamos em nossas viagens.

Até dá pra ir de carro de aplicativo saindo de João Pessoa, mas a volta fica mais complicada, já que há poucos motoristas nessa região. Há ainda alguns poucos passeios de agências que passam por aqui, então a menos que faça um privado, confirme sempre antes de contratar.

Por fim, há linhas de ônibus regulares da capital até Jacumã, em Conde. Uma delas é a 5107, que sai do Magabeira Shopping. Mas não acho que valha a pena, já que a viagem dura mais de uma hora e tem mais de 50 paradas.

Tabatinga I e Tabatinga II

A praia foi dividida em duas partes, Praia de Tabatinga I e Tabatinga II, apenas para facilitar a localização. A I fica mais próxima da área central e a II, mais perto de Coqueirinho.

Coqueiro em frente ao mar na Praia de Tabatinga I, em Conde
Tabatinga I (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas quem vê do alto enxerga apenas uma longa praia como se fosse uma única. A divisão se dá no “maceió”, que é o encontro do rio de águas escuras com o mar.

Então se é sua primeira vez por aqui, eu sugiro que coloque no GPS Tabatinga II, que é onde fica o ótimo restaurante Praia Soul e também é o local mais próximo das falésias.

Eu gostei mais desse cantinho também por ser onde o mar fica mais calma e com menos ondas, além de ser vazio e sem ônibus de excursões. Ao menos no dia que visitei.

Tem dúvidas ou mais dicas da Praia de Tabatinga, na Paraíba? Deixe seu comentário!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Janete Araujo disse:

Maravilhosa! Gratidão pelas dicas. Moramos em Recife e não sabíamos desse verdadeiro paraíso. Grande abraço! Janete Araujo
Boa viagem
Recife/PE

Oi, Janete, tudo bem?
Que legal! Realmente é uma delícia de praia.

Abraços

Geysa disse:

Fui conferir sua dica… E é apaixonante Tabatinga II. Atendimento espetacular (praia soul), tudo muito bem feito! É melhor não divulgar muito hahaha Pra não povoar… Um verdadeiro lugar para descansar a alma!
Voltarei mil vezes!

Oi, Geysa, tudo bem?
Fico feliz demais que tenha gostado. É nossa praia preferida nos arredores de João Pessoa!
Abraços