Praias de Balneário Camboriú: Conheça as melhores da região

Pouca gente sabe, mas são 10 as praias de Balneário Camboriú. Confesso que a primeira vez que viajei pra lá achava que elas se resumiam às que ficam na região central, já que o município catarinense é relativamente pequeno.

Mas numa viagem mais recente à cidade, conheci todas elas. E o melhor? É que há praias para todos os gostos, das mais agitadas àquelas praticamente desertas. Outro ponto positivo é que todas estão a uma curta distância umas das outras, o que facilita para que o visitante conheça mais de uma num único dia. Abaixo listamos não só as melhores, mas todas as praias. Você também encontra um mapa no final do texto.

AS PRAIAS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

| PRAIA CENTRAL

É a principal e também a mais badalada das praias de Balneário Camboriú. Tem uma curta faixa de areia e é cercada pelos arranha-céus da cidade, famosa por ter o prédios mais altos do Brasil. Apesar de ficar muito cheia nos dias mais quentes e principalmente na temporada de verão, é a com a melhor infraestrutura, com calçadão, ciclovia, quiosques, restaurantes, bares, equipamentos esportivos e serviços de aluguel de cadeiras e guarda-sol.

Praias de Balneário Camboriú: Praia Central (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A Praia Central tem quase 7km e tem nas suas extremidades a Barra Norte e a Barra Sul. Já li em alguns lugares que a “praia é suja”, mas não é bem assim. Há sinalização de quando a água está própria ou não e, nas duas vezes em que estive na cidade, o banho de mar estava liberado.

Praias de Balneário Camboriú: Praia Central (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você vem à cidade pela primeira vez ou quer conhecer as principais atrações, um dos melhores lugares pra se hospedar é aqui na Praia Central, onde fica a maioria dos hotéis. Dessa forma você está perto da praia, de bares, restaurantes, do comércio e dos pontos turísticos (veja hotéis com até 50% de desconto).

Praias de Balneário Camboriú: Praia Central (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| PRAIA DE LARANJEIRAS

É uma das minhas preferidas! A poucos minutos dos enormes prédios da cidade, você chega a um lugar que mais parece praia de cidade do interior. Mesmo podendo ficar mais cheia nos fins de semana e na alta estação, ainda é uma praia onde você pode ter bastante contato com a natureza.

Praias de Balneário Camboriú: Praia de Laranjeiras (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na orla há diversos bares e restaurantes com serviço de praia, além de algumas lojinhas. A cor da água é linda, ainda mais quando vista do alto do Parque Unipraias.

Praias de Balneário Camboriú: Praia de Laranjeiras (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Para chegar, existem várias opções: você pode vir num passeio de Barco Pirata que parte da Barra Sul, de bondinho do Unipraias ou de carro pela Avenida Interpraias. Até dá pra chegar de transporte público, mas andar de ônibus circular em Balneário Camboriú não é a mais fácil das tarefas.

Praias de Balneário Camboriú: Praia de Laranjeiras (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| PRAIA DE TAQUARINHAS

Seguindo pela Avenida Interpraias, em poucos minutos você chega à Praia de Taquarinhas, que é quase deserta e com pouca estrutura, apesar da beleza. Por conta do mar agitado, poucos banhistas frequentam suas areias, que são mais procuradas por pescadores.

Praias de Balneário Camboriú: Praia de Taquarinhas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| PRAIA DE TAQUARAS

A poucos metros de Taquarinhas, fica a Praia de Taquaras, essa com melhor estrutura de bares e restaurantes. Com quase um quilômetro de extensão e areias grossas, é ideal pra quem procura sossego e mar clarinho a poucos minutos do centro de Balneário Camboriú. Também é comum ver pescadores lançando seus molinetes das areias.

Praias de Balneário Camboriú: Praia de Taquaras (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não deixe de visitar o mirante de onde se tem uma linda vista das duas praias, Taquaras e Taquarinhas.

Praias de Balneário Camboriú: Praia de Taquaras (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| PRAIA DO PINHO

Seguindo rumo ao sul pela Avenida Interpraias, a entrada da Praia do Pinho quase passa despercebida. Essa foi a primeira praia oficial de nudismo do Brasil. Cercada por costões, a entrada é feita por uma propriedade particular e é cobrada uma taxa de estacionamento. Se você tem dúvidas sobre como se comportar ou como funciona o naturismo, vale ler essas instruções. Aqui fica a Pousada Nudista Praia do Pinho, onde os hóspedes têm total liberdade de andar nus.

Praias de Balneário Camboriú: Praia do Pinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| PRAIA DO ESTALEIRO

Continuando pela Interpraias, a próxima é a Praia do Estaleiro, uma das mais bonitas praias de Balneário Camboriú, cercada por mata de restinga, com boa estrutura, águas cristalinas e um clima bem descolado. Muitos restaurantes e bares ali oferecem serviço gratuito de praia, com espreguiçadeiras e guarda-sol gratuitamente.

Praias de Balneário Camboriú: Praia do Estaleiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você prefere esse clima mais tranquilo que a badalação da Praia Central, as melhores opções pra se hospedar por aqui são o Costão do Sol, Pousada Oce’AnasEstaleiro Village e Praia do Estaleiro Guest House.

Praias de Balneário Camboriú: Praia do Estaleiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| PRAIA DO ESTALEIRINHO

Vizinha do Estaleiro, essa é uma praia bem mais tranquila, porém não menos bonita. Como a maioria das construções de frente pro mar são mansões ou casas de temporada, as areias não costumam ficar muito cheias. O beach club Sky Beach tem boa estrutura e costuma fazer grandes festas na alta temporada.

Praias de Balneário Camboriú: Praia do Estaleirinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A melhor opção pra se hospedar aqui é o Hotel Parador Estaleiro, de frente pro mar e com ótima estrutura.

Praias de Balneário Camboriú: Praia do Estaleirinho (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| PRAIA DO CANTO

De volta à cidade, no outro extremo da Praia Central, na Barra Norte, chega-se por meio de uma passarela suspensa à pequenininha Praia do Canto. Como não há praticamente nenhuma estrutura de praia, é menos frequentada, mas a vista da cidade compensa.

Praias de Balneário Camboriú: Praia do Canto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| PRAIA DO BURACO

Basta seguir pela passarela que passa pela Praia do Canto para chegar à Praia do Canto, uma praia bem tranquila, apesar da proximidade com o centro. É que o acesso apenas a pé desanima um pouco os turistas.

Praias de Balneário Camboriú: Praia do Buraco (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É aqui que fica o único resort de Balenário Camboriú, o Infinity Blue, que conta com serviço de praia e SPA. Nós já nos hospedamos ali e é realmente uma delícia. O relato você pode ver aqui. Como o acesso por carro acaba ficando restrito aos hóspedes, a praia quase que é praticamente só deles.

Praias de Balneário Camboriú: Praia do Buraco (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aproveite a ida à Praia do Buraco para fazer a pequena trilha até o Morro do Careca, onde existe uma pista de voo livre e uma vista de tirar o fôlego tanto da cidade como de Itajaí. Se preferir, dá pra subir de carro também pela Estrada da Rainha.

 

| PRAIA DOS AMORES

Outra daquelas praias de Balneário Camboriú na listinha das minhas praias preferidas. Apesar de pequena no mapa (já que ela divide espaço com a Praia Brava, que fica em Itajaí) você mal percebe que é aqui onde acontece a divisa entre as duas cidades.

Praias de Balneário Camboriú: Praia dos Amores (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praias de Balneário Camboriú: Praia dos Amores (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vista da Praia dos Amores e Praia Brava do Morro do Careca

Com águas clarinhas, boa estrutura de praia e ondas fortes, atrai principalmente surfistas e muitos jovens em busca de badalação nos dias de sol.

#FICAADICA Se você não está de carro, o melhor jeito de conhecer as praias é alugando um, o que é bem fácil e não fica caro. Nós usamos a RentCars pra buscar os preços entre diversas locadoras e você ainda pode pagar em até 12 vezes (veja valores de diárias de carro na cidade).

Agora se você prefere não dirigir, outra forma de conhecer um maior número de praias é de BC by Bus, aqueles ônibus turísticos de dois andares. Ele não por algumas das mais bonitas do litoral sul (como Laranjeiras, Taquaras e Estaleiro), mas segue pela Praia Central, passa pela Praia dos Amores e faz a orla de Itajaí, incluindo a Praia Brava.

Praias de Balneário Camboriú: Praia Central de BC by Bus (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já esteve na cidade? Qual das praias de Balneário Camboriú é a melhor pra você? Conte pra gente nos comentários!

+ Veja hotéis em Balneário com desconto e cancelamento grátis
+ Como ir do aeroporto de Navegantes ao centro da cidade
+ Como visitar o bondinho e a tirolesa do Parque Unipraias
+ Todas as dicas pra você curtir a cidade e região

* O jornalista viajou a convite do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

1 Comment

  1. Aldemar Pereira disse:

    Praia dos Amores não existe como praia, mas sim como bairro!

    Sua foto é da Praia Brava em Itajaí e faz divisa com o bairro Praia dos Amores em Balneário Camboriú SC.

    O nome Praia dos Amores foi dado porque naquela região existiam várias casas de prostituição que atendiam, na sua maioria, os marinheiros que aportavam no porto de Itajaí.

    Essas casas já não existem mais desde a década de 1980.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *