As praias de Split, na Croácia: O que esperar delas?

Cheguei à segunda maior cidade da Croácia animado pela fama de destino de verão badalado na Europa. Mas confesso que as praias de Split, no Mar Adriático, me decepcionaram um pouco. Senti o mesmo conversando com outras pessoas que já haviam viajado pra cá.

As praias urbanas e de mais fácil acesso até têm uma cor bonita, mas são praticamente “construídas”, a areia dá lugar ao concreto em algumas delas. Eu já esperava pedras no lugar de areia, mas elas são totalmente urbanizadas. Senti falta de um toque de natureza.

Mas Split é um destino lindo, um verdadeiro museu a céu aberto. O impressionante Palácio de Diocleciano, por exemplo, não é apenas um monumento. Dentro de suas antigas muralhas é que a cidade toma ritmo em vielas de pedra repletas de lojinhas, restaurantes e bares (saiba o que fazer em Split).

Split, Croácia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Riva (calçadão à beira mar) e o Palácio ao fundo em Split

Foi por isso que achei importante fazer um post das praias de Split. Elas não são as mais lindas que já vi, mas conseguem quebrar um galho. Se você quer mesmo é se esticar ao sol, vale conhecer o Centro Histórico da cidade e partir de ferry para as famosas ilhas próximas, como Hvar, Vis ou Brač, onde fica a paradisíaca Zlatni Rat.

AS PRAIAS DE SPLIT

Saindo do Centro Histórico, caminhando pela esquerda até o porto ou à direita rumo à marina, você encontrará algumas das praias mais procuradas.

Bačvice
É a mais famosa das praias de Split e tem uma pequena faixa de areia. A água é bonita, mas aquele pessoal tomando sol no concreto deu uma pontinha de decepção. Preferimos seguir caminhando sentido Zenta, passando pela praia Ovčice até chegar a Firule, como contaremos mais abaixo.

Praias de Split, Croácia - Bačvice (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Espelho d’água em Bačvice

Praias de Split, Croácia - Bačvice (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia Bačvice

 

Ovčice
Essa é uma praia minúscula, praticamente faz parte de Bačvice. Tem alguns barzinhos, playground para as crianças e é de fácil acesso pra quem estacionar nas ruas de trás. Mas praticamente não há areia ou pedras, você entra na água usando escadinhas direto do concreto.

Praias de Split, Croácia - Ovčice (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ovčice

 

Firule
Essa é uma praia um pouco mais natural e menos lotada. A graça aqui está procurar algum dos bares praticamente pendurados nas montanhas pra curtir o visual. Escolhemos o Mythos Bar e ficamos ali nas mesinhas tomando uma cerveja e curtindo o visual.

Praias de Split, Croácia - Firule (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Firule

Praias de Split, Croácia - Firule (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Firule vista a partir do Mythos Bar

 

Uvala Ježinac
De volta ao centro, seguindo em direção totalmente oposta, passando pela marina, chega-se a essa praia que é praticamente desconhecida dos turistas, mas muito procurada pelos moradores de Split. Infelizmente, como só tínhamos um dia na cidade, até que tentamos chegar a pé, mas depois de quase uma hora de caminhada e uma maratona de praias, acabamos desistindo. Mas realmente parece uma das mais estruturadas.

Praias de Split, Croácia - Uvala Ježinac (Foto @red_stefano no Instagram)

Foto: @red_stefano no Instagram

+ Zlatni Rat, a paradisíaca praia de Bol
+ O que fazer em Hvar, a badalada ilha croata
+ Todas as dicas reunidas pra sua viagem à Croácia

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *